Através do Fomento à Cultura Carioca, concedido pela Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, a Companhia Híbrida apresenta seu espetáculo Antiflow em temporada de apresentações pela cidade.
Sinopse:
Aceleração, controle, imobilização, degradação. Pressão por desempenho, pressão por produção. Como responder ao processo de constante desumanização que a sociedade impõe ao indivíduo?
Antiflow é a primeira de um novo conjunto de obras que pretende responder como caminhar em sentido contrário ao de uma sociedade cujas ferramentas de controle foram internalizadas pelo indivíduo, e desembocam quase inequivocamente no esgotamento.
Esta atividade é mais uma ação do projeto CIA HÍBRIDA – MANUTENÇÃO DIFUSÃO FORMAÇÃO, contemplado pelo FOCA – FOMENTO À CULTURA CARIOCA, da PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO E SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA.
Programação:
- 20 de agosto – domingo – 18h – Teatro Gonzaguinha – R. Benedito Hipólito, 125 – Centro
- 1 de setembro – – sexta-feira – 19h – Areninha Carioca Sandra Sá – R. 12, 1 – Santa Cruz
- 2 de setembro – sábado – 19h – Centro de Artes da Maré – Rua Bitencourt Sampaio, 181 – Maré
- 22 de setembro – sexta-feira – 19h – Arena Fernando Torres – R. Bernardino de Andrade, 200 – Madureira
- 27 de outubro – sexta-feira – 19h – Areninha Carioca Hermeto Pascoal – Praça Primeiro de Maio, s/n – Bangu
Serviço:
- Classificação: Livre
- Duração: 45 minutos
- Ingressos : R$ 1,00 – hum real
Ficha Técnica:
- Direção geral e concepção: Renato Cruz
- Assistente de direção: Aline Teixeira
- Direção de produção: Steffi Vigio
- Intérpretes criadores: Jefte Francisco, Luciana Monnerat, Fábio de Andrade, Yuri Braga, Josh Antonio, Rayan Sarmento, Maju Freitas.
Sobre a Cia:
Criada em 2007 e dirigida por Renato Cruz, a Híbrida é hoje uma das mais atuantes do Brasil. Recebeu diversos prêmios, como Funarte de Dança Klauss Vianna, Fundo de Apoio à Dança, Fomento à Cultura Carioca, O Boticário na Dança, etc. A Cia já dançou em diversos festivais, mostras e temporadas por todo o Brasil e apresentou suas obras em vários países. Em 2017 e 2018 A Híbrida foi cia residente em Le CentQuatre, Centro Cultural situado em Paris. Em 2018 a Híbrida estreou Ininterrupto, através do Prêmio Iberescena, e recebeu o prêmio Cesgranrio de Melhor Espetáculo em 2019. Ainda em 2019, realizou importante residência de criação em Parc de La Villette (Paris) para criação de seu novo espetáculo, Contenção, considerado um dos melhores do ano pelo Jornal O Globo. Em 2022 teve suas duas estreias, Antiflow e Dança Frágil realizadas através do prêmio FUNARJ de Dança. Por seis anos consecutivos, a Cia. Híbrida teve suas obras figurando entre os Melhores da Dança do Jornal O Globo (2014 – Olho Nu, 2015 – Non Stop, 2016 – Espaço Tempo Movimento, 2017 – Toque, 2018 – Ininterrupto, 2019 – Contenção). Em 2023 realiza o projeto Cia Híbrida – Manutenção Difusão Formação, através do Fomento à Cultura Carioca, concedido pela Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
Oficina de Iniciação às Danças Urbanas – gratuita -17h – no dia e espaço de cada apresentação
A oficina tem por proposta iniciar a prática das danças urbanas para crianças e jovens. Com 1 hora de duração, o trabalho desenvolve-se a partir de exercícios de aquecimento e alongamento, sequências técnicas e jogos de integração, assimilação de conteúdos e composição coreográfica. Todo o material é organizado dentro de uma metodologia que visa o desenvolvimento progressivo e uma participação mais ativa do estudante nos processos de aprendizagem do movimento.