s jovens cientistas cariocas e fluminenses terão um encontro marcado no próximo sábado, 18 de novembro, no BioParque do Rio. É no local que acontece a “Feira de Ciências”, promovida pelo parque de São Cristóvão e pelo AquaRio, atrativos operados pelo Grupo Cataratas, e que tem o objetivo de fomentar a ciência, a sustentabilidade e o cuidado com a natureza.
Durante o evento, estudantes de 20 escolas públicas e particulares do estado apresentarão trabalhos com a temática sobre a solução para acabar com a poluição plástica. A criatividade pode ser percebida em projetos como “Tijolos de garrafa PET”, “Bioplastificando”: uma tecnologia sustentável com fontes de amido”, “Projeto Biomarket — O mercado sustentável”, “Tabuleiro sensorial”, entre outros que mostram as habilidades dos alunos. Ao todo, são 20 trabalhos que passarão por uma banca avaliadora multidisciplinar, composta por profissionais da própria empresa e por Rubens Oda, doutor em Ecologia e professor dos colégios Pedro II, Garriga de Menezes e da plataforma de ensino Descomplica. O público também poderá fazer a votação através de um link que será disponibilizado pelas redes sociais.
Para Marcos Traad, diretor técnico do AquaRio e do BioParque do Rio, a oportunidade reafirma os valores da empresa, que tem a missão de criar impacto positivo. “Aqui desenvolvemos muitas áreas, e a educação é um de nossos pilares. É importante que zoológicos e aquários invistam em pesquisas científicas para ajudar a sensibilizar a sociedade sobre a importância de conservar a biodiversidade e restaurar os ecossistemas que estão desaparecendo. Temos que nos responsabilizar hoje pelo planeta que deixaremos às futuras gerações”, comenta o diretor.
O início feira de ciências será às 1030h. A live e resultado com a divulgação dos vencedores será às 15h30.