Seminário em Conservatória destaca potencial do patrimônio histórico e cultural do Vale do Café

Encontro 'Vale Pertencer' será realizado no dia 22 de junho com programação especial para professores

por Jorge Rodrigues

Conservatória é conhecida como a terra da seresta. Distrito do município de Valença, a cidade enriquece o patrimônio cultural da região principalmente por meio da música, mas também enfrenta os desafios de preservar suas tradições a fim de gerar mais desenvolvimento. Com essa vocação, a localidade recebe no dia 22 de junho o seminário ‘Vale Pertencer: Educação, Patrimônio Cultural e Desenvolvimento no Vale do Café.’ O encontro busca provocar reflexões e proporcionar a troca de experiências e o compartilhamento de conhecimento sobre as potencialidades do patrimônio histórico-cultural material e imaterial da região.

A programação gratuita, que ocorre no Hotel Fazenda Vilarejo, oferece mesas de conversas sobre a importância histórica do Vale do Café, o papel do turismo e da educação, o reconhecimento e a valorização dos bens culturais e das pessoas que atuam para a preservação do patrimônio. O seminário ‘Vale Pertencer’ é uma iniciativa do projeto cultural ‘Vale do Café: conexões e desenvolvimento’, que está fazendo, entre outras ações culturais, a conversão das redes aéreas de energia elétrica e de telecomunicações em rede subterrânea na área da Praça Barão de Campo Belo, em Vassouras.


O evento, que tem vagas limitadas, é aberto ao público em geral mediante inscrição prévia em institutocidadeviva.org.br/seminariovalepertencer. O encontro, em formato híbrido, também poderá ser acompanhado via internet. A inscrição para participação online está disponível no site. Na ocasião, será lançado em formato de e-book o ‘Estudo de Sustentabilidade e Ações de Impacto para o Vale do Café’, elaborado pelo projeto ‘Vale do Café: conexões e desenvolvimento’ em parceria com a Universidade de Vassouras. O encontro promoverá, na parte da tarde, uma atividade exclusiva, mediada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), para professores de Conservatória interessados em explorar a educação patrimonial em suas escolas.

O projeto cultural ‘Vale do Café: conexões e desenvolvimento’ é uma realização do Instituto Cultural Cidade Viva com o patrocínio da Light, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Conta com a parceria institucional da Prefeitura Municipal de Vassouras e o apoio técnico da Secretaria de Urbanismo e Patrimônio Histórico do município. O evento em Conservatória tem ainda a parceria técnica do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), a parceria institucional da Prefeitura Municipal de Valença e apoio do Hotel Fazenda Vilarejo.

O seminário e as demais ações do projeto cultural ‘Vale do Café: conexões e desenvolvimento’ podem ser acompanhados pelas mídias sociais do Instituto Cultural Cidade Viva: facebook @cidadeviva.instituto | instagram @institutocidadeviva.

PROGRAMAÇÃO
7h30 Credenciamento e café de boas-vindas
8h30 Abertura
9h O Vale do Café: importância histórica e turismo cultural
9h30 Patrimônio cultural: conhecer para proteger
10h30 Patrimônio cultural: conhecer para desenvolver
11h30 Apresentação da proposta da Escola do Patrimônio
12h Diálogo aberto: momento de escuta e interação
12h30 Encerramento
13h30 Oficina com os professores de Conservatória: educação patrimonial e as escolas

SERVIÇO
Seminário Vale Pertencer
22 de junho de 2023, a partir das 7h30
Hotel Fazenda Vilarejo – Rodovia Canção do Amor, 13685
Conservatória, Valença (RJ)
Inscrições gratuitas (vagas limitadas): institutocidadeviva.org.br/seminariovalepertencer

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via