As Aventuras de Quitapena

por Redação
As Aventuras de Quitapena - Foto: Cido

As bonecas quitapenas acabaram de chegar de Sorocaba em São Paulo, do Festival de teatro nacional de infância da cidade para a terceira temporada aqui na cidade maravilhosa. Inspirado na tradição oral indígena das bonecas Quitapena, Quitapesares ou Chamulitas, conhecidas por ajudar as pessoas a aliviar suas preocupações, o espetáculo apresenta às crianças uma narrativa divertida e poética sobre sentimentos, imaginação e memória. A montagem convida o público infantil a embarcar em uma viagem por diferentes países da América Latina, conhecendo histórias e personagens que atravessam o universo mágico das pequenas bonecas.

Com aproximadamente 45 minutos de duração, duas Quitapenas conduzem o público por uma aventura repleta de teatro de animação, teatro de sombras e música.

Entre os personagens está o Quetzal, pássaro associado à cultura e às tradições da América Central, que surge em cena para auxiliar uma das Quitapenas em sua jornada. A gata tica, personagem originária de Cuba, também participa da aventura, ampliando o diálogo da montagem com a diversidade cultural latino-americana.

Os adereços, assinados pelo artista Francisco Leite, ajudam a construir esse universo de sonhos, cores e imaginação, transformando o palco em um verdadeiro portal mágico. Sobre seu processo criativo, o artista resume: “Parece coisa de maluco, mas as peças falam comigo o que elas querem.”

Karina Cavalcanti e Kamilla Ferreira, são as atrizes que trazem alegria para esta montagem. “Elas são ótimas”, diz Paty Lopes, idealizadora. O projeto teve reconhecimento por seu trabalho artístico: a montagem foi premiada como Melhor Espetáculo de Rua em 2025.

Com uma proposta híbrida, que transita entre o teatro de animação, a linguagem de rua e o teatro convencional, As Aventuras de Quitapena busca aproximar as crianças de uma dramaturgia que valoriza a oralidade, a cultura latino-americana e a possibilidade de falar sobre sentimentos por meio da fantasia.

A dramaturgia de Paty Lopes também vem conquistando espaço para além dos palcos. A autora já teve projetos literários contemplados em editais no Brasil e na Europa, incluindo trabalhos relacionados às cenas e à dramaturgia de seus espetáculos, fortalecendo sua trajetória como escritora e dramaturga.

As Aventuras de Quitapena é, assim, um convite para crianças e famílias conhecerem outras culturas, brincarem com a imaginação e descobrirem que, às vezes, compartilhar uma preocupação pode ser o primeiro passo para deixá-la ir.

Ficha Técnica

  • Idealização, dramaturgia e direção de arte: Paty Lopes
  • Direção/encenação: Tatá Oliveira
  • Elenco: Karina Cavalcanti e Kamilla Ferreira
  • Aderecista: Francisco Leite
  • Fotos Cido Acccioly
  • Assessoria de imprensa Júlio Luz
  • Realização AS4 Filmes

Página social: @arteriaingressos

Serviço

AS AVENTURAS DE QUITAPENA
Teatro Municipal Domingos de Oliveira
Av. Padre Leonel Franca, 240 – Gávea, Rio de Janeiro – RJ, 22451-000

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Compartilhe
Send this to a friend