Início » Baixada recebe encontro literário protagonizado por mulheres a partir deste sábado

Baixada recebe encontro literário protagonizado por mulheres a partir deste sábado

por Redação
Liz Córdova

O encontro literário Escritas Subversivas – Substantivo Feminino vai realizar três ciclos presenciais na Baixada Fluminense com as temáticas ”No rumo da rima – a produção literária através do Slam”, ”PalavrAção – a escrita e a potência dos fazimentos literários” e ”Espalhando letras – a escrita e as alternativas de publicação”, a partir da produção de mulheres oriundas majoritariamente baixadenses. O primeiro acontece neste sábado (22/10), às 18h, no Complexo Cultural Nova Iguaçu. A segunda cidade a receber o encontro, que acontece em dezembro (03/12), no Gomeia Galpão Criativo, é Duque de Caxias. Belford Roxo é o último município a sediar o evento, já em 2023 (21/01/23), e o espaço que recebe as escritoras é o Centro Cultural Donana.

Um dos principais objetivos da ação é trazer ainda mais pra perto do público as produções literárias de autoria feminina, estimulando novos leitores a partir do contato com as escritoras e democratizar o acesso à literatura feminina e a difusão do trabalho e produção de autoras e escritoras independentes. A iniciativa prevê ainda a disponibilização gratuita de três episódios do podcast Escritas Subversivas, nas principais plataformas virtuais, destacando os melhores momentos dos debates presenciais mencionados. Escritas Subversivas – Substantivo Feminino nasceu a partir de um diálogo com o podcast literário homônimo, que propõe o refletir sobre a literatura de autoria feminina e entender como as autoras convidadas reinventam suas narrativas múltiplas e identitárias.

Segundo Liz Córdova, uma das idealizadoras do projeto, o foco é destinado às produções literárias de autoria feminina e suas ações de fomento à conteúdos sobre autoras brasileiras. ”Nosso desejo é encorajar outras mulheres do território a produzirem textos literários, reconhecendo que essas produções independentes são fundamentais ao fortalecimento de novas narrativas desse chão. Entender a Baixada como referência inicial que dará norte aos caminhos pretendidos por essa ação é uma forma de contribuir com a construção de outros imaginários, deixando de lado o estigma de ‘cidade-dormitório’ simbolizada apenas por suas fragilidades, e reinventando outras narrativas relacionadas a esse espaço-tempo. Aproximar o público da realidade dessas mulheres contribui para repensar os caminhos de produção escrita e oral e tirá-las do eixo marginal.”, enfatiza a produtora.

Os encontros são gratuitos e abertos a todo o público. O projeto é patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural 2. 

* fotos – divulgação/escritas subversivas:

–> Liz Córdova: https://drive.google.com/file/d/1DDthVUsU4RJ2QRhZP_sYsS2kIdCU48BP/view?usp=sharing

–> Convidadas: https://drive.google.com/drive/folders/1L7khIRMi2Dt_C0PFbHEeyJNl3_e9FWtu?usp=sharing

PROGRAMAÇÃO 

DATA: 22/10/2022 (Sáb) 18h

No rumo da rima – A produção literária através do Slam 

Convidadas: Lisa Castro e Gênesis 

Mediadora: Natália Stoco

Complexo Cultural Nova Iguaçu – Nova Iguaçu/RJ Rua Getúlio Vargas, 51 – Centro, Nova Iguaçu – RJ

DATA: 03/12/2022 (Sáb)18h 

Espalhando letras – a escrita e as alternativas de publicação 

Convidadas: Thais Reis e Vanessa Amaral  Mediadora: Carol Nunes

Gomeia Galpão Criativo – Duque de Caxias/RJ R. Dr. Lauro Neiva, 32 – Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias – RJ

DATA: 21/01/2023 (sáb) 18h  

PalavrAção – a escrita e a potência dos fazimentos literários 

Convidadas: Ivone Landim e Viviane Potyguara

Mediação: Liz Córdova 

Centro Cultural Donana – Belford Roxo/RJ

R. Aguapeí, 197 – Areia Branca, Belford Roxo – RJ 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via