Liz Córdova

Baixada recebe encontro literário protagonizado por mulheres a partir deste sábado

por Redação

O encontro literário Escritas Subversivas – Substantivo Feminino vai realizar três ciclos presenciais na Baixada Fluminense com as temáticas ”No rumo da rima – a produção literária através do Slam”, ”PalavrAção – a escrita e a potência dos fazimentos literários” e ”Espalhando letras – a escrita e as alternativas de publicação”, a partir da produção de mulheres oriundas majoritariamente baixadenses. O primeiro acontece neste sábado (22/10), às 18h, no Complexo Cultural Nova Iguaçu. A segunda cidade a receber o encontro, que acontece em dezembro (03/12), no Gomeia Galpão Criativo, é Duque de Caxias. Belford Roxo é o último município a sediar o evento, já em 2023 (21/01/23), e o espaço que recebe as escritoras é o Centro Cultural Donana.

Um dos principais objetivos da ação é trazer ainda mais pra perto do público as produções literárias de autoria feminina, estimulando novos leitores a partir do contato com as escritoras e democratizar o acesso à literatura feminina e a difusão do trabalho e produção de autoras e escritoras independentes. A iniciativa prevê ainda a disponibilização gratuita de três episódios do podcast Escritas Subversivas, nas principais plataformas virtuais, destacando os melhores momentos dos debates presenciais mencionados. Escritas Subversivas – Substantivo Feminino nasceu a partir de um diálogo com o podcast literário homônimo, que propõe o refletir sobre a literatura de autoria feminina e entender como as autoras convidadas reinventam suas narrativas múltiplas e identitárias.

Segundo Liz Córdova, uma das idealizadoras do projeto, o foco é destinado às produções literárias de autoria feminina e suas ações de fomento à conteúdos sobre autoras brasileiras. ”Nosso desejo é encorajar outras mulheres do território a produzirem textos literários, reconhecendo que essas produções independentes são fundamentais ao fortalecimento de novas narrativas desse chão. Entender a Baixada como referência inicial que dará norte aos caminhos pretendidos por essa ação é uma forma de contribuir com a construção de outros imaginários, deixando de lado o estigma de ‘cidade-dormitório’ simbolizada apenas por suas fragilidades, e reinventando outras narrativas relacionadas a esse espaço-tempo. Aproximar o público da realidade dessas mulheres contribui para repensar os caminhos de produção escrita e oral e tirá-las do eixo marginal.”, enfatiza a produtora.

Os encontros são gratuitos e abertos a todo o público. O projeto é patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural 2. 

* fotos – divulgação/escritas subversivas:

–> Liz Córdova: https://drive.google.com/file/d/1DDthVUsU4RJ2QRhZP_sYsS2kIdCU48BP/view?usp=sharing

–> Convidadas: https://drive.google.com/drive/folders/1L7khIRMi2Dt_C0PFbHEeyJNl3_e9FWtu?usp=sharing

PROGRAMAÇÃO 

DATA: 22/10/2022 (Sáb) 18h

No rumo da rima – A produção literária através do Slam 

Convidadas: Lisa Castro e Gênesis 

Mediadora: Natália Stoco

Complexo Cultural Nova Iguaçu – Nova Iguaçu/RJ Rua Getúlio Vargas, 51 – Centro, Nova Iguaçu – RJ

DATA: 03/12/2022 (Sáb)18h 

Espalhando letras – a escrita e as alternativas de publicação 

Convidadas: Thais Reis e Vanessa Amaral  Mediadora: Carol Nunes

Gomeia Galpão Criativo – Duque de Caxias/RJ R. Dr. Lauro Neiva, 32 – Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias – RJ

DATA: 21/01/2023 (sáb) 18h  

PalavrAção – a escrita e a potência dos fazimentos literários 

Convidadas: Ivone Landim e Viviane Potyguara

Mediação: Liz Córdova 

Centro Cultural Donana – Belford Roxo/RJ

R. Aguapeí, 197 – Areia Branca, Belford Roxo – RJ 

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via