Bloco Tecnomacumba: a força dos ritmos afros na Pequena África

Rita Benneditto - Foto: Rogério Von Krüger

O Bloco Tecnomacumba, intervenção cultural que mergulha na história do Brasil e reafirma suas raízes afro-ameríndia-brasileira, celebra 20 anos de axé do clássico álbum de mesmo nome, e traz consigo a força de sua história em um espetáculo envolvente. O cortejo se torna uma fusão vibrante de sambas de terreiros, afoxés e blocos tradicionais do Maranhão, terra natal de Rita, apresentados com uma roupagem moderna de pop-rock-eletrônico, incendiando a região portuária, também conhecida como “A Pequena África”.

A festividade não apenas celebra a diversidade cultural, mas também promove uma interação única com artistas comprometidos com a preservação da cultura afro-brasileira. O Bloco Tecnomacumba conta com participações especiais do Tambor de Crioula As Três Marias, da DJ Bieta, e as bailarinas Kiusam Oliveira (Oxum) e Valeria Monã (Iansã).

Rita Benneditto firma seu compromisso com a sustentabilidade ao escolher o projeto “Sustenta Carnaval” como parceiro. Este projeto, idealizado por Mariana Pinho, destaca-se por ações socioambientais, reutilizando resíduos têxteis das fantasias coletadas durante os desfiles das Escolas de Samba. Com essa parceria, Rita busca criar uma identidade artística única para o Bloco Tecnomacumba, enfatizando a importância da sustentabilidade na arte e cultura brasileira.

A banda Cavaleiros de Aruanda, marca registrada do projeto, acompanha Rita Benneditto, com os músicos Fred Ferreira (guitarra e vocais), Humphry Scott (contrabaixo e vocais), Ronaldo Silva (bateria e vocais) e Júnior Crispim (percussão e vocais), a experiência sonora promete ser inesquecível.

Em 2022, Tecnomacumba foi destaque no enredo campeão da Acadêmicos do Grande Rio, consolidando seu papel como referência cultural.

Rita Benneditto, ao expandir o universo do projeto com o “Bloco Tecnomacumba”, risca e firma o ponto na região portuária, e joga luz sobre aspectos da nossa ancestralidade, que muito diz da nossa identidade enquanto Cultura e Nação.  A proposta é ecoar os tambores ancestrais na Pequena África, em uma festa que promete transcender fronteiras.

A gira vai girar e conta com a sua presença. Saravá Axé!

Ficha Técnica:

Concepção e Direção Geral: Rita Benneditto
Coordenação Geral e Direção de Produção: Elza Ribeiro
Direção Musical: Fred Ferreira e Rita Benneditto

Direção de Arte: Rita Benneditto e Ciro Barcelos
Figurino Rita Benneditto: Luiz Martins
Figurino Banda: Ciro Barcelos

Músicos:

Fred Ferreira (guitarra e vocais)

Humphry Scott (contrabaixo e vocais)

Ronaldo Silva (bateria, programação eletrônica e vocais)

Júnior Crispin (percussão e vocais)

Participações Especiais: Tambor de Crioula As Três Marias, da DJ Bieta, e as bailarinas Kiusam Oliveira (Oxum) e Valeria Monã (Iansã).

Produção Executiva: Alessa Fernandes e Julio Luz

Iluminação: Daniela Sanchez

Técnico de PA:

Roadie: Fabrício Gastin

Cabelo e Maquiagem: Lidiane Peres

Mídia Social: LB Digital e Conteúdo

Assessoria de Imprensa: Júlio Luz

Realização: Elza Ribeiro Produções

Serviço

RITA BENNEDITTO no Bloco TECNOMACUMBA

Dia 28 de janeiro de 2024

Domingo – concentração às 17h na Av. Venezuela com Av. Barão de Tefé

Local: Pequena África – Região Portuária do Rio de Janeiro

Siga Rita Benneditto:

http://www.fb.com/ritabenneditto.oficial

https://www.instagram.com/ritabenneditto

http://youtube.com/ritabenneditto

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Marcos Lúcio Pinto
Marcos Lúcio Pinto
9 meses atrás

Que maravilha….o Tecnomacumba é um dos shows mais incríveis e maravilhosos que já vi – várias vezes! A Rita é uma artista genuína e única. Imperdível. O bloco, veremos….quanto mais tambor de crioula, pontos de macumba, etc., melhor. Ancestralidade é tudo!