Na próxima quinta-feira, 1º de junho, a tradicional Casa Villarino comemora 70 anos de existência. Para marcar o aniversário, uma programação especial ao longo de todo mês vai temperar com música as noites de quinta-feira no Centro do Rio. As comemorações começam no dia 1º com um coquetel para convidados. Nas quintas subsequentes, haverá música ao vivo com as cantoras Julie Wein e Gabi Buarque, a partir das 18h30, além de promoções de petiscos e bebidas.
Tradicional misto de bar e delicatessen, a Casa Villarino é uma referência da boemia carioca. A casa foi fundada em 1º de junho de 1953 por espanhóis. Sua localização, na Av. Calógeras, em frente à Academia Brasileira de Letras e próxima a embaixadas, jornais e emissoras de rádio contribuiu para que suas pequenas mesas reunissem intelectuais, músicos, diplomatas, juristas, jornalistas e poetas em busca do uísque no final do dia. Considerada um dos berços da Bossa Nova, a Casa Villarino é famosa por ter sido o local onde, em 1956, Tom Jobim e Vinicius de Moraes se conheceram, por intermédio de Lúcio Rangel. Foi em suas mesas que os dois firmaram a parceria que deu origem à peça “Orfeu da Conceição”. Fotos em todas as paredes do Villarino homenageiam seus clientes célebres e o espaço mantém intocada a mesa cativa de Vinicius, batizada de Cantinho do Poeta.
Mas as figuras ilustres que frequentam a Casa Villarino não se resumem à clientela fiel. Ramos, o premiado garçom que circula há mais de duas décadas no salão, e o cozinheiro Arnaldo, que pilota os fogões do estabelecimento, também são a memória viva da casa e contribuem para fazer perdurar a aura e a magia do local.
Vítima da pandemia em 2020, a Casa Villarino encerrou atividades em novembro de 2020 e se manteve fechada por 6 meses, quando reabriu ao público pelas mãos do Senac RJ em agosto de 2021, rebatizada de Restaurante Escola Senac Casa Villarino Bar. Transformado em um projeto pedagógico na área de Gastronomia, além do atendimento ao público, o estabelecimento é um laboratório para vivência prática de alunos dos cursos regulares do Senac RJ. Atualmente, o Villarino atende o público no almoço e na happy hour. A reabertura pelo Senac RJ garantiu a preservação desse patrimônio cultural e gastronômico e a longevidade de um estabelecimento que conta parte história cultural do país. A iniciativa também é uma das ações do Sistema Fecomércio RJ para a revitalização do Centro do Rio
Programação de aniversário Nos dias 15 e 29 de junho, a partir das 18h30, a Casa Villarino recebe em seu palco a cantora Julie Wein que interpreta composições próprias e sucessos de Chico Buarque, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Edu Lobo, Milton Nascimento. Cantora, compositora, atriz, instrumentista e doutora em neurociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a artista paranaense radicada no Rio de Janeiro foi uma das vencedoras do Festival de Música Rádio MEC 2021, com o prêmio de Música Popular Mais Votada pelo Público e teve seu primeiro álbum, “Infinitos Encontros”, lançado pela Biscoito Fino.
Já no dia 22 de junho, o show é da cantora e compositora carioca Gabi Buarque, com um repertório de sucessos da Bossa Nova de autoria de Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Baden Powell. Seu mais novo CD “Mar de Gente” (2020) foi considerado um dos melhores do ano pela Revista da Música Brasileira. Além do seu trabalho autoral, Gabi lidera projetos que unem música e poesia e é integrante do bloco Mulheres de Chico.
A cada dia, haverá também uma promoção de petisco e bebida com 10% de desconto. No dia 15, o combo especial é o Sanduíche Especial de Mignon com Caipirinha. No dia 22, é Tábua de Queijo para duas pessoas e duas taças de vinho tinto português e, no dia 29, o Sanduíche Especial de Presunto Cru Serrano com uma taça de vinho tinto português.
O Restaurante Escola Senac Casa Villarino Bar fica na Av. Calógeras, 6 – Centro. O restaurante abre para almoço de segunda a sexta, das 12h às 14h30 e para happy hour, das 16h às 21h nos dias do evento. Reservas podem ser feitas pelo telefone (21) 2018-9170 e email: villarino@rj.senac.br.