Casos de obesidade aumentam no país e especialista fala sobre cuidados necessários

Com a chegada do dia mundial da obesidade especialista chama atenção  para o assunto

por Redação

Ainda é um desejo frequente para muitos brasileiros marcar uns quilinhos a menos na balança, segundo uma pesquisa feita pela UFBA entre os anos de 2020 e 2021 o Google registrou um aumento de procura por emagrecimento, ou seja, as pessoas foram atrás querem emagrecer sem antes ir em busca de acompanhamento profissional. Em contrapartida o estudo estudo A Epidemia de Obesidade e as DCNT – Causas, custos e sobrecarga no SUS, realizado no Brasil, consta que num período de 2006 à 2019 o índice de obesidade teve um salto de 11,8% para 20,03% e se continuar nessa constância a previsão é que em 2030 mais da metade da população brasileira estará acima do peso. O estudo apresenta também a associação do excesso de peso e gordura corporal com o aumento no risco de Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT).

A pessoa ao procurar sobre emagrecimento na plataforma de buscas vai se deparar com diversas informações divergentes , dessa forma ela pode seguir uma dieta que não é ideal para ela e não vai ajudá- la a perder peso de forma saudável. A nutricionista da rede de estética Emporium da Beleza, Carolina Trigo, ressalta: “É essencial o acompanhamento do nutricionista, pois conseguimos ver a realidade e necessidade de cada paciente para poder adequar o que é preciso, já que existe grande dificuldade para algumas pessoas de entrar em déficit calórico.”

A clínica Emporium da Beleza realiza um tratamento no qual une a saúde e tratamentos estéticos para um resultado mais satisfatório. O tratamento Lipo 10 tem como objetivo fazer com que o cliente emagreça até 10kg em 10 semanas, contendo 20 sessões de procedimentos estéticos corporais, realizados de acordo com a necessidade do cliente, podem ser feitos até dois tratamentos por dia. Porém, para que ocorra um emagrecimento saudável e com melhor efeito, a pessoa recebe um acompanhamento nutricional durante as 10 semanas de tratamento. Os procedimentos utilizados são: lipocavitação, ultracavitação, ondas de choque, endermologia, aparelho de criofrequência, radiofrequência, ozonioterapia, tecarterapia, manta térmica. Semanalmente durante a realização dos procedimentos é feita uma análise da redução de pesos e medidas através da balança, fita métrica, adipômetro e fotografias. “Durante o protocolo os pacientes são acompanhados diariamente dessa forma é possível perceber os resultados. Caso a pessoa não esteja evoluindo no tratamento eu consigo trocar o protocolo para um de melhor eficácia” acrescenta a nutricionista Carolina.

Algumas pessoas também sentem a necessidade do emagrecimento mais rápido, por isso a Clínica também oferece o protocolo chamado Lipo Turbo, em que a pessoa pode emagrecer até 10kg em um mês. Nesse tratamento são oferecidos os nutricosméticos Emagremax que auxilia na inibição do apetite e o Emagre Chá, um chá de ervas mistas que serve para auxiliar no controle de retenção líquida e são apenas 16 sessões de procedimentos estéticos corporais associado a aplicação de enzima ativadora metabólica intramuscular uma vez na semana.

Nele a pessoa também terá o acompanhamento, afinal a nutricionista vai levar em consideração a saúde, solicitando exames e analisando os nutrientes em falta, que precisam de reposição e também verificar a qualidade do alimento. “Cada pessoa tem uma necessidade diferente e portanto dietas diferentes, então nesse caso fazer uma dieta restritiva sem acompanhamento pode levar a consequências como a falta de nutrientes”, diz a Dra Carolina.

A nutricionista ressalta também sobre o efeito sanfona e ao que ele está ligado: “Efeito sanfona é provocado pela falta da reeducação alimentar e por não adquirir novos hábitos. Realizar uma restrição alimentar ou dieta rígida por um determinado tempo pode trazer resultados, porém a curto prazo. Para que não ocorra o efeito sanfona é preciso a mudança de hábitos e na alimentação” . Segundo a doutora a consciência sobre a alimentação deve ser um hábito adquirido. “Existe a fome física e a fome emocional. A fome física é a fisiológica na qual é necessário comer algo para repor suas energias e nutrientes, já a fome emocional vai servir como um apoio ou pretexto para comer algo que na maioria das vezes causa um prazer rápido e momentâneo e não são saudáveis. Nesse caso é preciso ter consciência do objetivo do emagrecimento e repensar o motivo do desejo da alimentação. “ Além disso ele dá dicas de como se tornar mais saudável adicionando pequenas mudanças no cotidiano, como:

  • Boa noite de sono
  • Fazer atividade física
  • Boa alimentação
  • Beber a quantidade de água ideal para seu corpo, calculada pela conta: peso x 0.035

O implante de chip para reposição hormonal pode ser um aliado no controle do peso, ajudando no combate à compulsão alimentar, na perda de gordura e ganho de massa magra. A geriatra Márcia Umbelino, especialista em modulação hormonal, ressalta “Existem diferentes causas para o aumento de peso, então cada causa é analisada e são usados diferentes medicamentos para o controle da compulsão, melhora do metabolismo, aumento de dopamina caso seja o motivo do problema.”

O ortopedista André Perin destaca que a obesidade pode gerar algumas doenças que afetam a mobilidade como artrose e tendinite, porém são reversíveis e um dos tratamentos é o emagrecimento.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via