É na histórica Rua da Alfândega, que já existia desde o século XVII, que inaugura a exposição “Ítala Isis: 30 anos de Rio e Rua”. Moradora do Centro do Rio, a artista escolheu o local para comemorar seus 30 anos de carreira. A proposta é celebrar a trajetória da multiartista em seu pertencimento afetivo-ativista, por intermédio de ações e práticas estético-políticas, à cidade do Rio de Janeiro, composta de instalações, ações, registros, obras plásticas, pictóricas, gráficas e de escultura.
Na exposição, que ocupará dois andares do prédio , uma série de máscaras, costuras errantes, desenhos, mantos, vestimentas, bandeiras e registros de suas ações, quase sempre na rua, justamente o lugar de paixão da artista. Sendo uma artista baiana, a exposição celebra 30 anos de Rio de Janeiro e arte.
“Cheguei no Rio em 1994 para fazer a Faculdade de Belas Artes. Tenho formação em gravura e licenciatura em artes visuais. Também fui aluna da Escola Técnica Martins Pena. Essa produção reúne um pouco de tudo isso, com muita coisa de arte urbana. Mas também traz trabalhos têxteis, bordados e costuras que faço há aproximadamente 8 anos. A exposição traz um atravessamento político, feminista muito forte. Enfim, é a minha vida que faz interseção com vários acontecimentos políticos”, conta.
Com curadoria de Jamie Ducan e Jorge Vasconcellos, a exposição é dividida em trabalhos da artista, vídeos, áudios, performances, além da interação do público que vai poder aprender a bordar e também deixar registrada a participação através do grafite.
“Vai ter intervenção colaborativa de grafite e bordado nos fins de semana. Quem chegar aqui vai poder experimentar o uso do jet e aprender pontos de bordado. Além disso, vai acontecer performances urbanas minhas e de pessoas amigas convidadas, sempre nas quintas e sextas”.
Artista, pesquisadora e educadora, Ítala está animada com sua primeira exposição.
“É tudo primeiro. A exposição, a inauguração do espaço. Estou animada, assustada, empolgada, ansiosa, um misto de emoções. Tenho certeza que serão dias de muita troca, aprendizado e crescimento para geral”.
A exposição tem sua abertura marcada para dia 11 de outubro, sexta-feira, 18h e vai até dia 17 de novembro. Haverá mediação bilíngue para receber pessoas com deficiência auditiva. Além disso, o espaço conta com elevador para facilitar o acesso de pessoas com deficiência de mobilidade.
Serviço:
Exposição “Ítala Isis: 30 anos de Rio e Rua”
Entrada: Gratuita
Abertura: 11 de outubro, 18h
Finalização: 17 de novembro.
Funcionamento: de quinta a domingo, das 14h às 18h
Endereço: Rua da Alfândega, 50 – Centro.
Informações: (21) 981722256