partamento 301 - Lucas Abá e Eduardo Rios

Coletivo Gay estreia peça em apartamento

Montagem carioca apresenta as intimidades de seis amigos gays ao longo de anos em um apartamento de Santa Teresa

por Redação

Que narrativas e afetos podem surgir a partir do encontro de seis amigos gays? Em busca desta resposta, o coletivo teatral formado pelos atores Breno Sanches, Camilo Pellegrini, Eduardo Rios, Felipe Cabral, Junio Duarte e Lucas Abá levantou o espetáculo “Apartamento 301”, que estreou dia 03 de abril, em Santa Teresa.

Acompanhando as relações entre um grupo de amigos que conviveram por anos no mesmo apartamento, a produção recebe o público, literalmente, dentro do apartamento 301. Com lotação máxima de 18 pessoas por sessão, a peça propõe uma experiência intimista. Os espectadores poderão reservar seus ingressos no início de cada semana e receberão por email o endereço completo do 301 presente no título do espetáculo.

Em um mercado onde facilmente esbarramos no “personagem gay” como uma “entidade” caricata e única; onde beijos e afetos entre personagens LGBTQIA+ são censurados em telenovelas; e onde atores gays foram, por décadas, pressionados a não se assumirem para não prejudicarem suas carreiras, o grupo considera libertador pensar um fazer teatral onde ser gay não é uma problemática, mas sim o ponto de partida.

Apartamento 301

Relações abertas, aplicativos de pegação, paixões e mágoas permeiam as trajetórias dos seis personagens que carregam os nomes dos próprios atores, brincando com o limite entre ficção e realidade. Sem a pretensão, ou até mesmo o objetivo, de responder à questão de “o que é ser gay”, o coletivo explora as subjetividades de cada encontro entre seus integrantes, proporcionando espaços de relação que, juntos, tecem a trama da peça.

Um término afetuoso, um terapeuta que cruza os limites de sua ética para viver uma paixão e um ex-ator mirim frustrado com os rumos de sua carreira após sair do armário são algumas das linhas narrativas que a plateia encontrará entre os cômodos do imóvel. O espectador, aliás, será convidado a circular pelo espaço ao longo da apresentação, como se pudesse espiar pelo buraco da fechadura o que acontece entre a sala, a cozinha e um dos quartos da residência.

Em pouco mais de uma hora, o público se verá imerso em uma dramaturgia íntima, próxima, confortável, incômoda, contraditória, quente e perto demais. Intensa e cheia de vazios. Sobre o presente e também sobre o que já se passou. Um todo, mas também um fragmento.

A concepção artística do espetáculo, desde sua dramaturgia à iluminação, cenário, figurino, trilha sonora e direção, é fruto da pesquisa cênica do grupo. No universo criado dentro do “Apartamento 301”, o tempo é personagem. O espaço. E, principalmente, os encontros.

SINOPSE

Explorando suas intimidades e afetos, a peça acompanha as relações entre seis amigos gays ao longo de anos dentro de um mesmo apartamento em Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Amores, conflitos e mágoas atravessam seus encontros, transformando suas vidas para sempre.

FICHA TÉCNICA

  • Elenco: Breno Sanches, Camilo Pellegrini, Eduardo Rios, Felipe Cabral, Junio Duarte e Lucas Abá
  • Dramaturgias Finais: Camilo Pellegrini, Eduardo Rios e Felipe Cabral
  • Vídeos Projeção: Camilo Pellegrini e Astronauta Mecanico
  • Identidade Visual: Camilo Pellegrini
  • Produção: Breno Sanches e Junio Duarte
  • A concepção artística do espetáculo, desde sua dramaturgia à iluminação, cenário, figurino, trilha sonora e direção, é fruto da pesquisa cênica do coletivo.

SERVIÇO

  • A partir de 03 de abril, todas as quartas-feiras, às 20h.
  • Local: Largo dos Guimarães, Santa Teresa
  • O endereço completo será enviado mediante reserva por email
  • Duração: 80 minutos
  • Ingresso: Contribuição voluntária na própria sessão
  • Lotação: 18 pessoas
  • Classificação Indicativa: 14 anos
  • Instagram: @apartamento301espetaculo
  • Reservas através do producaoapartamento301@gmail.com
  • As reservas abrem sempre às 2ªfeiras

 O COLETIVO

BRENO SANCHES é formado em Direção Teatral pela UNIRIO e integrante da Cia Teatral Milongas desde 2003, onde desenvolve uma pesquisa cênica como ator, diretor e autor. E ainda, é diretor do Coletivo Circular e idealizador e produtor do Residentes da Sede em parceria com a Cia dos Atores e da TERRITÓRIO Cursos e Eventos Artísticos.

CAMILO PELLEGRINI é ator, diretor, roteirista e dramaturgo. Entre peças, novelas, séries, longas e curtas, seu xodó é a “Trilogia das Assassinas”, três peças de sua autoria traduzidas e encenadas em vários países.

EDUARDO RIOS é formado pelo Lee Strasberg Theatre and Film Institute em Nova Iorque. Como ator, recebeu os prêmios de melhor ator no 2º FESTU e na VI Mostra Estudantil de Teatro do CCBB. Como roteirista, foi um dos criadores do quadro “Isso a Globo Não Mostra” na Rede Globo e, atualmente, adapta o Melhor Curta na mostra Novos Rumos do Festival do Rio 2023, “Dependências”, para longa-metragem.

FELIPE CABRAL é diretor artístico e apresentador do FESTU, festival de teatro universitário já em sua 14ª edição. Como ator, roteirista, dramaturgo e escritor, cria histórias com protagonismo LGBT+ como seu premiado curta “Aceito” e a comédia teatral “40 anos esta noite”, indicada ao Prêmio do Humor 2019.

JUNIO DUARTE é mestre em Estudos Contemporâneos das Artes (UFF), formado em Teatro e Fonoaudiologia. Entre seus últimos trabalhos como ator estão o longa “Vitória”, a 2ª temporada de “Dom” e a 5ª temporada de “Sob Pressão”. É sócio da CAJU Produções, que realiza projetos no teatro e no audiovisual como o musical [nome do espetáculo] – ganhador do Prêmio do Humor 2018.

LUCAS ABÁ é ator, encenador e pesquisador cênico, mestre em artes cênicas pela Universidade de Brasília (UnB); suas produções no teatro observam aspectos da Palavra, da memória do cotidiano e da ancestralidade; é professor de teatro e aprofunda sua investigação no treinamento de atuantes a partir dos fundamentos das práticas contemplativas para a “Produção de Presença”.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via