Início » Curso “Carnaval e boi-bumbá: entrecruzamentos alegóricos”, com João Gustavo Melo, na Lapa

Curso “Carnaval e boi-bumbá: entrecruzamentos alegóricos”, com João Gustavo Melo, na Lapa

por Redação
Carnaval e boi-bumbá: entrecruzamentos alegóricos

O Selo Carnavalize realiza no sábado, dia 28, às 14h, na Casa da Escada Colorida, o curso “Carnaval e boi-bumbá: entrecruzamentos alegóricos”, com o jornalista e escritor, João Gustavo Melo.

Apaixonado pelo Carnaval e pelo boi-bumbá, João Gustavo é autor do livro de mesmo nome, lançado em dezembro de 2022, no Baródromo. Em seis capítulos, o livro aborda a participação de artistas oriundos da cidade de Parintins nos desfiles cariocas, marcando uma série de transformações estéticas nas escolas de samba e registrando um movimento de fluxo e refluxo de influências nessas duas formas de festejo: carnaval e boi-bumbá. Embora distantes geograficamente, Rio de Janeiro e Parintins (carnaval e boi-bumbá) apresentam pontos de contato fundamentais na utilização das alegorias como recursos narrativos, visuais e estéticos de suas apresentações. Fruto de uma tese de doutorado em Artes, a pesquisa acompanhou ainda o processo de construção de uma alegoria da Vila Isabel, em 2019, no barracão na Cidade do Samba e mergulhou no galpão de alegorias do boi-bumbá Caprichoso no mesmo ano. Traçando assim diversas inspirações, correspondências visuais, trocas e influências entre os artistas das duas festas.

O curso propõe um entrecruzamento entre os fluxos artísticos dessas duas manifestações. Partindo do desaguar de artistas parintinenses em terras cariocas e sua influência na folia carioca a partir do fazer alegórico. A aula será presencial, mas será possível acompanhar a transmissão ao vivo pelo Google Meet, gerando uma gravação que também ficará disponível para assistir depois.

A inscrição será feita pelo Sympla através do link:
https://www.sympla.com.br/evento/aula-carnaval-e-boi-bumba-entrecruzamentos-alegoricos-com-joao-gustavo-melo-online-e-presencial/1843834

A Casa da Escada Colorida fica na Escadaria Selarón, na Lapa/RJ.

Sobre:

João Gustavo Melo é doutor e mestre em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e graduado em Comunicação Social (jornalismo) pela Universidade do Estado do Ceará (UFC). Atua como pesquisador do Laboratório da Arte Carnavalesca (LAC/UERJ), e do Observatório do Carnaval (Museu Nacional/UFRJ). É autor do livro “Vestidos para Brilhar: uma Epopeia dos Grandes Destaques do Carnaval Carioca”, Selo Carnavalize, 2018, e coautor de “As Matriarcas da Avenida: Quatro Grande Escolas que Revolucionaram o Maior Show da Terra” (Org. Fábio Fabato), Novaterra, 2016. Foi diretor cultural do Salgueiro durante mais de uma década e autor de sinopses e roteirista de diversos enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Selo Carnavalize:

O livro “Carnaval e Boi-bumbá: entrecruzamentos alegóricos” é a 11ª publicação do Selo Carnavalize, que vem se dedicando a produzir uma bibliografia sobre o carnaval e escolas de sambas. O lançamento é fruto de uma campanha de financiamento coletivo com vários pacotes de recompensa e mais de cem apoiadores totais. O Carnavalize é um projeto multimídia que atua valorizando os aspectos culturais e artísticos da folia brasileira. Realizou ao longo dos últimos anos eventos como exposições, palestras, seminários, oficinas, intervenções urbanas e rodas de conversa.

Serviço: Curso “Carnaval e boi-bumbá: entrecruzamentos alegóricos”, com João Gustavo Melo

Casa da Escada Colorida: R. Manuel Carneiro, 18, Lapa. Rio de Janeiro. (Escadaria Selarón, na Lapa).

Dia 28/1, sábado, a partir das 14h.

Valor: R$65 reais

Inscrição:https://www.sympla.com.br/evento/aula-carnaval-e-boi-bumba-entrecruzamentos-alegoricos-com-joao-gustavo-melo-online-e-presencial/1843834

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via