InícioGeralDia das Mães: setor de bares e restaurantes do RJ projeta aumento...

Postagens relacionadas

Dia das Mães: setor de bares e restaurantes do RJ projeta aumento de 20% no faturamento

Uma nova pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio de Janeiro (Abrasel RJ), revela a expectativa otimista do setor para o próximo Dia das Mães. Segundo o levantamento, realizado no mês de abril, 89% dos estabelecimentos pretendem abrir suas portas nesta data especial, e 78% desses esperam faturar mais em 2024 do que na mesma data do ano passado. A grande maioria (63%) antecipa um aumento de até 20% em seu faturamento.

A pesquisa aponta também que, apesar de desafios financeiros persistentes, houve uma melhora no desempenho econômico do setor em março. Enquanto 35% das empresas ainda registraram prejuízo, 38% alcançaram equilíbrio e 27% obtiveram lucro. Significativamente, 56% dos estabelecimentos reportaram um faturamento em março superior ao de fevereiro, com apenas 20% indicando uma redução.

Inflação permanece como sinal de alerta

Em relação à inflação, o estudo mostra que 58% dos bares e restaurantes ainda lutam para acompanhar o aumento dos custos. Desses, 45% não conseguiram reajustar seus preços, e 13% fizeram ajustes abaixo da média. No entanto, 37% conseguiram aumentar os preços em linha com a inflação e apenas 5% conseguiram exceder esse índice nos reajustes.

O endividamento também continua a ser um desafio, com 40% das empresas reportando pagamentos em atraso. Dentre essas, 62% devem impostos federais, seguidos por 49% que têm empréstimos bancários pendentes, 43% que devem por serviços públicos, 38% por impostos estaduais, e igualmente 38% que estão em débito com fornecedores de insumos.

Pedro Hermeto, presidente da Abrasel RJ, comentou os resultados: “Estamos observando uma tendência positiva à medida que nos aproximamos do Dia das Mães, uma data crucial para o nosso setor. Embora tenhamos muitos desafios, como inflação e endividamento, a expectativa de aumento no faturamento traz um sinal de esperança e mostra a resiliência de nossos empresários. Continuaremos a apoiar os empreendedores do estado, para que superem esses obstáculos e aproveitem as oportunidades que datas comemorativas como esta oferecem”.

Para mais informações, acesse o site da Abrasel RJ.

Últimas postagens

Compartilhe
Send this to a friend