Divulgacao AIAM - Foto: Paulo Barros

Dia dos Povos Indígenas: comemoração gratuita no Parque Lage e no Museu da República

A 16ª e a 17ª edição deste tradicional evento, que há 10 anos acontece neste mês de abril, contará com várias atividades ao ar livre como a grande feira de arte e artesanato indígena, cantos e danças rituais, pintura corporal, oficinas, contação de histórias, rodas de conversa, filmes e debates com entrada gratuita

por Redação

Durante o mês de abril, a Associação Indígena Aldeia Maracanã (AIAM), vai promover de forma gratuita, em dois finais de semana seguidos, uma “Semana Intercultural Indígena” cheia de atividades dos povos originários do Brasil para celebrar o “Dia dos Povos Indígenas”. A data temática é comemorada em 19 de abril, mas para facilitar o acesso do público os dois eventos ocorrerão no mês de celebração nos dias 13 e 14, no Parque Lage, e nos dias 20 e 21, nos jardins do Museu da República, completando suas 16ª e 17ª Edição. Mais de quatrocentos indígenas, de dezenas de etnias do Brasil, estarão reunidos para mostrar sua rica cultura, entoar cantos e danças rituais, expor e vender sua arte e seus artesanatos tradicionais, fazer contação de histórias e pintura corporal do público, além da exibição de filmes e rodas de conversa sobre as questões indígenas.

Nos dois eventos, o público presente vai contar com 90 barracas de expositores indígenas de diversas etnias, entre elas: Guarani, Pataxó, Tukano, Puri, Fulni-ô, Kaingang, Guajajara, Ashaninka, Tikuna, Tupinambá, Baniwa, Waurá, Kamayurá, Yawalapiti, Kayapó, Mehinako, Pankararu, Kariri-Xocó, Karajá, Potiguara, Sateré Mawé, Bororo, Huni-Kuin, Kadiwéu, Kambeba, Kichua, Anambé, Maraguá e Goitacá. O evento será aberto ao público das 9h às 17h, em todos os dias de realização.

No Museu da República serão exibidos dois curta-metragens seguidos de debates. No sábado, dia 20, às 14h, é a vez do “Território do Cocar” com um debate sobre os 200 anos da Independência do Brasil revistos na ótica dos povos indígenas. No domingo, dia 21, às 14h, será o documentário “Para Berta, com Amor”, sobre a antropóloga Berta Ribeiro, esposa de Darcy Ribeiro. Após a exibição, um debate sobre a importância do legado etnográfico deixado por ela que, em outubro, faria 100 anos.

A campanha “Restauro Já” será lançada durante o evento e nela os indígenas vão cobrar do governo do estado que cumpra o compromisso assumido desde 2013 de restaurar o prédio do antigo museu do índio, ao lado do estádio do Maracanã, onde trabalharam o Marechal Rondon e o antropólogo Darcy Ribeiro, para que nele seja criado o prometido “Centro de Referência da Cultura Viva dos Povos Indígenas”, aberto aos 305 povos indígenas que ainda existem no Brasil.

Celebrado em 19 de abril, e intitulado anteriormente como “Dia do Índio”, a data temática desde 2023 tem nova nomenclatura: “O Dia dos Povos Indígenas”, de acordo com o projeto de lei da ex-deputada federal Joênia Wapichana, atual presidente da FUNAI. Idealizado e realizado desde 2014 pela Associação Indígena Aldeia Maracanã (AIAM), essa “Semana Intercultural Indígena” tem a expectativa de receber um público de mais de 10 mil pessoas em cada evento e conta com o apoio institucional da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, ICMBio da Floresta da Tijuca, do Museu da República e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Sobre a AIAM

A Associação Indígena Aldeia Maracanã – AIAM é idealizadora e realizadora do evento desde a primeira edição, em 2014, numa pioneira parceria com a secretaria estadual de cultura do estado do Rio de Janeiro. As rodas de conversas e de contação de histórias, bem como as demais atividades culturais serão realizadas por indígenas associados da AIAM e reúne indígenas de várias etnias que vivem em contexto urbano no Grande Rio, além das aldeias Guarani e Pataxó, dos municípios de Paraty, Angra dos Reis e Maricá. O objetivo do evento é destacar a valorização da cultura ancestral e proporcionar uma oportunidade de encontro e troca de saberes entre indígenas de vários povos em um só evento aberto ao público do Grande Rio e visitantes da Cidade Maravilhosa que desta forma poderão ter contato direto com a rica cultura milenar dos povos originários do Brasil.

SERVIÇO:

DIA DOS POVOS INDÍGENAS NO PARQUE LAGE 2024

Entrada franca, datas: 13 e 14 de abril (sábado e domingo)

Horário: das 9h às 17h

Parque Lage – Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro – RJ

Programação – 13 (sábado) e 14 (domingo) de abril

09h – Abertura do acesso do público à feira de artesanato

10h – Abertura oficial do evento

Programação das 9h às 17h:

– Grande feira de arte e artesanato indígena

– Apresentações culturais dos povos indígenas presentes

– Pintura corporal do público

– Atividades na Tenda Cultural:

– Contação de histórias

– Rodas de conversa

– Oficinas indígenas

17h – Roda de encerramento do evento

DIA DOS POVOS INDÍGENAS NO MUSEU DA REPÚBLICA 2024

Entrada franca, datas: 20 e 21 de abril (sábado e domingo)

Horário: das 9h às 17h

Museu da República – Rua do Catete, 153 – Catete – Rio de Janeiro – RJ

Programação – 20 (sábado) e 21 (domingo) de abril

09h – Acesso do público à feira de artesanato

10h – Abertura oficial do evento

Programação das 9h às 17h:

– Grande feira de arte e artesanato indígena

– Apresentações culturais dos povos indígenas presentes

– Pintura corporal do público

Atividades na Tenda Cultural:

– Contação de histórias

– Rodas de conversa

– Lançamento de livros de autores indígenas

– Oficinas indígenas

17 h – Roda de encerramento do evento.

Sábado, 14h – Exibição do curta-metragem: “Território do Cocar” seguida de debate.

Domingo, 14h – Exibição do curta: “Para Berta, com amor”, seguida de debate.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via