Renata Quiroga lança livro que aborda o impacto do isolamento na saúde mental

Renata Quiroga
Renata Quiroga

Renata Quiroga, psicóloga, psicanalista e escritora, apresenta seu mais recente trabalho, “O Escutador da Quaresma”, um romance psicológico contemporâneo que mergulha nas complexidades da saúde mental em meio ao isolamento. O lançamento do livro ocorreu na última sexta-feira (5), na República dos Poetas, em Laranjeiras.

A obra foi lançada em um sarau com microfone aberto e a participação de diversos artistas, incluindo Jorge Ventura, Val Mello, Neudemar Sant”Anna, Amauri Nascimento e Márcio Catunda, promovendo um diálogo essencial sobre um tema urgente na sociedade contemporânea: saúde mental.

Renata Quiroga destaca que, através da trama envolvente, o livro aborda questões cruciais como a compreensão das diferenças, a patologização e a excessiva medicalização das doenças mentais. Ela ressalta “a importância de romper com os estigmas associados à saúde mental e oferecer acolhimento às pessoas que enfrentam instabilidades psíquicas”.

Para a autora, “O Escutador da Quaresma surge como uma resposta literária ao isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19, explorando de forma ficcional a convivência entre os considerados “loucos” e o restante da sociedade. A obra convida o leitor a refletir sobre suas próprias prisões emocionais, em um contexto que mescla isolamento, proximidade com a morte e desafios sociais”.

Renata Quiroga também é colunista do Observatório de Comunicação Institucional, co-autora e organizadora do livro “Psicanálise de Brasileiro”. O “Escutador da Quaresma” já percorreu a Festa do Livro em Lisboa, na Feira do Livro do Porto, também em Portugal e na FLIP 2023, em Paraty.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui