Dobradinha de arte e resistência no Teatro Ruth de Souza: “Antes que me Contem Outras Histórias” e “Borboletas” ocupam o Parque Glória Maria em Santa Teresa

Os espetáculos chegam ao Teatro Ruth de Souza, no Parque Glória Maria, em Santa Teresa, celebrando ancestralidade, infância, transformação e esperança em duas montagens que unem gerações e territórios através da força da arte.

por Redação
ANTES QUE ME CONTEM

A partir do dia 18 de outubro, o público poderá assistir, aos sábados e domingos, à dobradinha de espetáculos “Antes que me Contem Outras Histórias” e “Borboletas”, produções da Cia Sonharteiros que reafirmam o teatro como lugar de partilha, identidade e resistência.

Às 17h, entra em cena o espetáculo “Antes que me Contem Outras Histórias”, dirigido pelo ator e diretor Cridemar Aquino, cria de São João de Meriti e vencedor do Prêmio Shell. A montagem é uma imersão poética e política nas memórias e resistências dos povos africanos em diáspora, entrelaçando teatro, dança e ancestralidade para reafirmar a potência da cultura preta e o direito de narrar a própria história.

“Trazer esse espetáculo para o Teatro Ruth de Souza é mais do que uma conquista artística — é uma celebração de quem somos. O palco se torna um lugar de memória, afeto e luta, onde reafirmamos que nossa arte é, também, uma forma de resistência e cura coletiva”, destaca Cridemar Aquino.

Já às 11h, o público poderá se encantar com o espetáculo infantil “Borboletas”, que retorna aos palcos após emocionar plateias no Teatro Glaucio Gil e na Arena Jovelina Pérola Negra.
Com texto, idealização e atuação de Graciana Valladares, a peça tem direção de Wesley Cabral e supervisão cênica de Tatiana Henrique.

A montagem retrata a realidade das comunidades através do olhar sensível das crianças Duda, Gio e Bento, que descobrem que a superação dos próprios desafios depende das transformações que vivem dentro de si. Inspirada em vivências reais, “Borboletas” traz uma mensagem de autonomia, empatia e esperança, simbolizada pela metáfora da borboleta e seu processo de metamorfose.

“Muitas vezes acham que as crianças não percebem o que acontece ao seu redor, mas elas sentem, refletem e sonham. A peça mostra que o meio pode tentar limitar, mas o sonho é o que liberta. Nosso lugar é onde desejamos estar”, ressalta Graciana Valladares, idealizadora, dramaturga e atriz do espetáculo.

Para Wesley Cabral dirigir Borboletas foi um dos processos mais intensos e transformadores que vivi. É uma obra que fala da infância atravessada pela realidade das periferias, mas também da potência de sonhar, brincar e resistir. A ludicidade e a leveza foram um dos caminhos que encontramos para que a mensagem chegasse até as crianças. Essa foi a maior beleza de dirigir Borboletas: transformar a realidade em arte e ver os olhos do nosso público barulhando a cada apresentação.

Com essa programação, o Teatro Ruth de Souza se consolida como um espaço de encontro entre infância e ancestralidade, arte e resistência, reafirmando o poder do teatro em provocar reflexão, acolher histórias e inspirar novos caminhos.

Serviço:

Espetáculos: Antes que me Contem Outras Histórias e Borboletas
Direção: Cridemar Aquino (Antes que me Contem Outras Histórias)
Texto, idealização e atuação: Graciana Valladares (Borboletas)
Direção de Borboletas: Wesley Cabral
Supervisão Cênica: Tatiana Henrique

Cia Teatral Sonharteiros
Local: Teatro Ruth de Souza – Parque Glória Maria (Santa Teresa, RJ)
De 18 de outubro a 9 de novembro
11h – “Borboletas”
17h – “Antes que me Contem Outr

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend