Editora Nova Fronteira apresenta novas edições dos primeiros romances de Simone de Beauvoir

A convidada e O sangue dos outros dão início ao plano de reedição da obra da escritora francesa no Brasil

por Redação

A Nova Fronteira inicia o ano com o lançamento de novas edições de A convidada e O sangue dos outros, de Simone de Beauvoir. Os livros correspondem aos dois primeiros romances publicados pela escritora e fazem parte do plano de reedição da obra da escritora francesa no Brasil.

Romance inaugural de Simone de Beauvoir, A convidada tem fortes toques autobiográficos e expõe as incertezas, paixões e frustrações nos meses que antecederam a Segunda Guerra Mundial, descrevendo — num estilo ágil e vibrante — a boemia intelectual parisiense do final dos anos 1930. Esta reedição possui prefácio de Mirian Goldenberg.

Na trama, os intelectuais Pierre e Françoise são um casal livre, que desperta admiração e inveja naqueles que o rodeiam. Nada, nem mesmo a guerra iminente, parece capaz de ameaçar essa relação — até o surgimento da misteriosa Xavière, jovem provinciana que vai morar em Paris.

Em “O Sangue dos Outros”, publicado pela primeira vez em 1945, Simone de Beauvoir desenvolve os temas que a tornaram uma escritora consagrada. Seu olhar sobre as indagações existencialistas e feministas e sua reflexão sobre a dicotomia coletividade versus individualidade envolvem o leitor do início ao fim deste clássico da literatura feminista. Nesta versão, a introdução é da historiadora, escritora e professora brasileira Mary Del Priore.

O enredo se passa na França, na década de 1940. Os alemães, aos poucos, vão tomando espaço nas ruas parisienses, levando um constante clima de tensão à outrora despreocupada burguesia francesa. Nesse cenário, conhecemos Hélène, uma jovem sonhadora e individualista, e Jean, um rapaz bem-nascido, que decide abandonar seus privilégios para lutar pelas causas operárias e, mais tarde, juntar-se à resistência antifascista. A partir da relação amorosa que os dois vivem e das relações com as pessoas que os cercam, mergulhamos numa inebriante espiral de sentimentos e questionamentos profundos: O que é o amor? Qual o verdadeiro sentido da existência? Como nossas decisões afetam a vida alheia?

Aautora

Simone de Beauvoir nasceu em Paris, em 9 de janeiro de 1908, em uma típica família burguesa da França. Criada de forma bastante tradicional por pais extremamente católicos, ainda na adolescência rejeitou os valores morais e religiosos de sua família. Formou-se em filosofia na Sorbonne, onde conheceu Jean-Paul Sartre em 1928, tornando-se sua companheira e maior crítica. Entre 1941 e 1943, Simone lecionou filosofia na mesma universidade em que estudou, sendo demitida pelos nazistas. Em 1943, lançou seu primeiro livro, o romance “A convidada”, e, em 1949, os dois volumes de “O segundo sexo”. Depois da guerra, junto com Sartre e Merleau-Ponty, fundou a revista “Les Temps Modernes”, que durante 25 anos foi uma das maiores arenas do debate político e filosófico mundial. Entre romances, ensaios e livros de memórias, Simone de Beauvoir lançou mais de vinte obras. Morreu em 14 de abril de 1986, em Paris, e foi enterrada junto a Sartre.

Detalhes dos livros:

A Convidada

  • Editora: Nova Fronteira, 6a. Edição
  • Páginas: 424
  • Capa: Brochura
  • ISBN: 9786556407388
  • Dimensões: 15,5cm x 23cm

O Sangue dos Outros

  • Editora: Nova Fronteira, 4a. Edição
  • Páginas: 224
  • Capa: Brochura
  • ISBN: 9786556405957
  • Dimensões: 15,5cm x 23cm

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via