Início » Elevador Social: debate sobre o limite moral do ser humano marca o espetáculo

Elevador Social: debate sobre o limite moral do ser humano marca o espetáculo

por Redação
Elevador Social

O que acontece quando nossas escolhas não saem como a gente imagina? Quando uma simples ação, como pegar um elevador, sai do controle, até onde o ser humano está disposto a ir? Qual é o limite moral de cada um? Esses são alguns temas abordados em “Elevador Social”, espetáculo escrito e dirigido por Danilo Moraes e com produção de Dani Carvalho, com apresentações às sexta, sábados e domingo, durante todo o mês de julho, na Sala Municipal Baden Powell, em Copacabana (RJ). Além das apresentações, também será realizado um ensaio aberto, no dia 30 de junho, e oficinas de produção cultural.

– A peça surgiu dessa bipolaridade que toma conta das relações. Quis colocar dois sujeitos que certamente enxergam o mundo por perspectivas antagônicas dentro de uma jaula e ver o que aconteceria. Forçá-los pelas circunstâncias a lidarem um com o outro – acrescenta Danilo.

Sinopse: Na história, um elevador para de forma brusca, e prende os dois homens que ali estavam: o ascensorista Jorge (Anderson Negreiro), um rapaz simples que só quer fazer seu trabalho, e Cláudio (Manoel Madeira), um empreendedor que precisa chegar ao seu destino rapidamente. Um homem privilegiado, e outro humilde. Dois homens que não relacionariam, não fosse por um mero elevador.

Manoel Madeira, que dá vida a Cláudio, acredita que o diferencial da obra é a crítica social necessária para o momento em que vivemos, e conta que sua parte favorita da produção é o próprio texto, que promete prender o espectador do início ao fim, com situações inusitadas e desconfortantes.

– O texto foi o que mais me atraiu, porque traz essas situações dramáticas, mas que ao mesmo tempo são engraçadas e muito possíveis. Trazer esse extremo do dia a dia pro palco é algo que conseguimos fazer muito bem, e acredito que vai deixar marcas em quem assistir – salienta Manoel.

O projeto possui ainda um forte cunho social. Além de apresentações gratuitas aos domingos, serão realizados um ensaio aberto, e oficinas de produção, que prometem destrinchar as características da produção cultural ao público, e ocorrerão de forma virtual nos dias 12, 13 e 14 de julho, das 19h30 às 21:30, também de forma gratuita (inscrições por https://forms.gle/9rfzK8hA7zqKyH6B6 )

– Quando a gente fala de democratização, não é só na venda de ingressos a preços populares, mas a possibilidade de dividir com o público todas as fases de criação do espetáculo – esclarece a produtora Dani Carvalho.

“Elevador Social” é um projeto cultural fomentado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através do FOCA 2021 (Edital de Fomento à Cultura Carioca). Para mais informações, acesse https://www.instagram.com/elevador_social/

Elevador Social

  • Local: Sala Municipal Baden Powell, Copacabana
  • Endereço: Av Nossa Senhora de Copacabana, 360
  • Temporada: 30 de junho (ensaio aberto), 1º à 30 de julho (apresentações oficiais)
  • Dias: Quarta (ensaio aberto), sexta, sábado e domingo (apresentações oficiais)
  • Duração: 80 min
  • Classificação etária: 14 anos
  • Ingressos: R$15,00 a R$30,00 (Gratuito aos domingos)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via