Início » Elisa Lucinda é a convidada da 18ª edição do “Alafiá Mundo”

Elisa Lucinda é a convidada da 18ª edição do “Alafiá Mundo”

Evento Internacional de história e cultura negra terá transmissão online e tradução simultânea em português e inglês, dia 13 de abril, às 19h, na plataforma Zoom

por Redação

Alafiá Mundo está de volta, no mês do carnaval, em sua 18ª edição com o tema: ” 60+ Para ouvir”. O projeto de história do samba, carnaval e cultura negra receberá nesta quarta-feira (13), às 19h, Elisa Lucinda (Brasil), poetisa, jornalista, cantora e atriz e Charles “ Chuck” Martin (EUA) – Fotógrafo, cineasta e Professor de Literatura.

No encontro, comandado pela Dra. Helena Theodoro, os participantes irão abordar , com foco na literatura, as contribuições das gerações da diáspora preta na sociedade, cultura, economia e política do povo afrodescendente e indígenas.

“Elisa Lucinda simboliza a mulher negra, com toda sua sexualidade e lucidez. Em seu livro ‘Sossias dos sonhos”, ela se apresenta e se explica como sendo aquela que usa as palavras para mostrar o mundo de uma forma mais bonita e mais colorida. Elisa Lucinda leva a todos nós as palavras de Fernando Pessoa de sua forma muito peculiar. Ela não é somente palavra e poesia. Ela é canto, atriz, a arte em pessoa. Ela é show e, por isso, contamos com você para aplaudi-la no Alafiá Mundo. De outro lado, Chuck Martin nos traz a visão de um especialista em literatura brasileira e também um olhar de fotógrafo que se preocupa com o mundo e com a comunidade preta especificamente. Saber um pouco mais de Chuck é algo que nos ajuda a ter uma visão melhor de mundo e das pessoas”.

Segundo Dra. Helena Theodoro, a iniciativa tem o objetivo de promover encontros online com diversas personalidades da diáspora africana e dos povos tradicionais que diversificam as narrativas e ampliam referências sobre o saber africano, afro diaspórico e indígena.

Ainda de acordo com Dra. Helena Theodoro todas as manifestações culturais oriundas da diáspora africana se tornam referências no projeto. No entanto, o samba e as escolas de samba, por serem formas primordiais para o entendimento de nossa herança africana, estão presentes em todo o país e são as principais referências do Alafiá Mundo.

“Sabemos que as escolas de samba são o exemplo mais atual e popular de organização comunitária para os descendentes de africanos. Assim sendo, observar e refletir sobre elas se torna uma prática constante e necessária para se entender a tradição dos afro-descendentes no Brasil.

Autoridade no mundo do samba, Helena Theodoro é uma das pesquisadoras mais representativas do país, que possui experiências e vivências intensas no universo do carnaval e que nos transmite, com legitimidade, seus conhecimentos na área, sendo reconhecida como uma verdadeira griot.

Helena explica a origem do nome Alafiá e sua importância:“Alafiá é uma expressão com origem no yorubá, que significa “aquilo que deu certo”. Queremos continuar a trazer muitas boas-novas através dos encontros que proporcionarmos. Que esse movimento possa nos fortalecer, ampliando o alcance sobre nossas vivências e saberes pretos”, afirma.

A atração, que acontece sempre na 2ª quarta-feira de cada mês, já tem grandes nomes confirmados como Conceição Evaristo, Haroldo Costa , Léa Garcia e Muniz Sodré entre outras personalidades. Nomes importantes do mundo do samba também já passaram pelo projeto. Entre eles Rubem Confete, Carlinhos de Jesus, Martinho da Vila, Bira presidente do GR Cacique de Ramos, Selminha Sorriso, Dudu Nobre, Lucinha Nobre, Milton Cunha, Marcos Moura do Instituto Ajuri da Amazônia, João Jorge – Presidente do Olodum e Vovô do Ilê Aiyê, ambos da Bahia e outras personalidades.

Serviço:

Alafiá Mundo 2022

Ficha Técnica

  • Apresentação: Helena Theodoro ( Brasil). – Filósofa e Escritora
  • Abertura: Dj Bieta
  • Produção Executiva: Jana Guinond ( Brasil)
  • Consultora de conteúdo: Dra Helena Theodoro ( Brasil)
  • Participação especial: Kiratiana Freelom ( Chicago / Brasil)
  • Tradução Português / Inglês:: Tainá Almeida ( Brasil)
  • Assessoria de imprensa: Isabel Ludgero e Ana Linhares.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via