Escrito em 1888 pelo sueco August Strindberg,” Senhorita Julia” recebeu inúmeras montagens, no teatro e no cinema, ao redor do mundo. A partir do romance impossível entre a filha de um conde e um criado, a tragédia aflora tensões entre a luta de classes e a desigualdade de gênero. No Brasil de 2024, o diretor Henrique Manoel Pinho provoca a temporalidade do texto, afim de revelar o que mudou com o passar das épocas e o que permanece intacto.
Reunindo artistas estreantes, a peça reflete o machismo e a misoginia na contemporaneidade. O projeto foi idealizado há um ano, quando também surgia o coletivo Ação em Cena, criado a partir de uma oficina ministrada por Henrique para alunos do técnico da CAL (Casa de Artes de Laranjeiras) e artistas convidados. Esta é a temporada de estreia do grupo, que busca subverter as estruturas sociais em seu trabalho. A convite de Henrique, três atores foram desafiados a encarnar Julia, Jean e Cristina, personagens de um triângulo amoroso atravessado por uma época repleta de repressões, preconceitos e violências.
“Senhorita Julia entre dois mundos” é uma livre adaptação coletiva que estreia dia 22 de maio, na Sede Cia dos Atores, às 20h. Uma experiência imersiva é a proposta deste espetáculo: levando em conta que a história se passa em uma noite de comemoração na casa de Julia, o evento começa antes do primeiro sinal. Uma hora antes de cada apresentação, o bar estará aberto e os atores estarão prontos para recepcionar o público, que será convidado desta festa.
Henrique Manoel Pinho é diretor, ator, preparador de elenco e professor da CAL. Integra o elenco da Cia Comparsaria Teatral, que entra em cartaz dia 17 de maio com “Gente de bem”, no Teatro Sérgio Porto. Em função da rotina agitada, recebeu assistência de duas codiretoras para “Senhorita Julia”: Luisa Rumchinsky, estudante de direção teatral na Unirio e Andressa Fernandes, psicanalista. No elenco estão Rebeca Souza, Estevão Balado e Renata Zuma, atores recém formados pela CAL. Recentemente Henrique preparou o elenco de Dona Beja para a HBO e a terceira temporada de Arcanjo Renegado, na Globoplay.
SERVIÇO:
- Local: Sede Cia dos Atores (Endereço. R. Manuel Carneiro, 12, Lapa, Rio de Janeiro/RJ – 20241120)
- Datas: 22, 23, 24, 29, 30, 31 de maio
- Horários: Quartas e quintas – festa às 19h, espetáculo 20h. Sextas – festa às 17h, espetáculo 18h.
- Ingressos: R$20,00 meia-entrada e R$40,00 inteira.
- Classificação: 16 anos
- Duração: 70 minutos
Link do Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/senhorita-julia-entre-dois-mundos/2451921?referrer=l.instagram.com&share_id=copiarlink
Rede social: https://www.instagram.com/senhoritajulia.teatro/
FICHA TÉCNICA
- Livremente inspirado na obra de August Strindbeg
- Elenco: Rebeca Souza, Estevão Balado e Renata Zuma
- Direção: Henrique Manoel Pinho
- Dramaturgia: Henrique Manoel Pinho e Ação em Cena
- Diretoras assistentes: Andressa Fernandes e Luisa Rumchinsky
- Direção de movimento: Daniel Villas
- Figurino: Ana Roque
- Cenário: Ação em Cena
- Iluminação: Fred Kotouc
- Assessoria de imprensa e divulgação: Marcella Freire
- Produção: Rebeca Souza e Estevão Balado
- Idealização: Henrique Manoel Pinho
- Realização: Ação em Cena.