Espetáculo “Filomena 30 anos de peleja” estará em cartaz no dia 6 de abril, no Theatro Via Sul Fortaleza

                                            

 A atriz Gorete Milagres chega a Fortaleza no dia 6 de abril, no Theatro Via Sul Fortaleza, para comemorar os 30 anos de sua icônica personagem. No espetáculo celebrativo, “Filomena 30 anos de peleja”, Filomena, depois de ter sido empregada, diarista, microempresária e governanta, assume que não conseguiu se aposentar e está ali, no Teatro, para fazer o seu stand-up aproveitando a onda de um tempo “onde todo mundo vira artista”. A montagem está na programação do Theatro Via Sul Fortaleza, no dia 6 de Abril, às 20h. Os ingressos estão a partir de R$ 40,00 e podem ser adquiridos na bilheteria do Theatro ou atráves do link: https://uhuu.com/evento/ce/fortaleza/30-anos-de-peleja-12860

Sobre a sua expectativa para o espetáculo em Fortaleza, a atriz comentou: “É a primeira vez que apresento no Nordeste, é o meu sexto solo com a personagem e já viajei com a Filó por todo o Brasil e até para os Estados Unidos, menos Norte e Nordeste. Amo o Ceará, sobretudo os cearenses! Em 2017 filmei o Cine Holliúdy 2, no Ceará, e simplesmente me apaixonei pelos atores comediantes cearenses e pela equipe do filme. A expectativa é me reencontrar com o público que me acompanhou na TV, conhecer novas gerações, fazê-los rir, tirar fotos depois do espetáculo, abraçar a todos que sentem saudade da Filó! Eu tenho certeza que este encontro vai ser pra lá de bom e emocionante! Esta é minha expectativa, não me decepcione! Rs”.

A personagem Filomena nasceu do universo caipira de Minas Gerais, mas é uma figura que cria identificação com o público de todas as regiões do país. Ela representa uma classe trabalhadora tipicamente brasileira: as empregadas domésticas. Em seus 30 anos de existência, Filó se mostra uma mulher ingênua, doce, e que sempre fala o que pensa. É virgem, não entende piadas sexuais e, apesar da sua ingenuidade, é muito esperta com o seu jeito simplório. Ela é a autora do bordão de sucesso em todo o país:“ô, coitado!”. 

A Filó tem marcado diversas gerações, sendo uma personagem de grande repercussão nacional. A atriz Gorete Milagres, enfatizou sobre a contribuição da personagem ao longo das décadas: “Eu faço o público rir, ao mesmo tempo , refletir, até educando, sem um palavrão e sem piadas de duplo sentido. A censura do espetáculo é livre. A minha personagem é genuinamente simples, a simplicidade é o maior bem da vida, ela cria identificação com o público com humor saudável para toda família. Acho que esta é a minha contribuição como comediante para o público de 0 a 100 e todas as classes sociais que ainda vão ao teatro me assistir!”

Gorete Milagres, mineira de Conselheiro Lafaiete, é comediante, atriz graduada pelo Teatro Universitário da UFMG e roteirista de cinema graduada pela Universidade Anhembi de São Paulo. Atuou em teatro, cinema, novelas e programas humorísticos como A Praça é Nossa e o Ô Coitado, com a personagem Filomena, criada por ela e mais conhecida como Filó.

Espetáculo “Filomena 30 anos de peleja”

No espetáculo “30 Anos de Peleja”, Filó nos leva por uma jornada inigualável, contando sua trajetória desde o momento em que deixou a roça de Pau Grande, percorrendo as cidades de Belo Horizonte e São Paulo. Num relato autêntico e envolvente, ela revela as diversas facetas de sua vida, transitando por experiências como empregada, diarista, microempresária e governanta. A história se desenrola com a sinceridade de quem, mesmo após tantas batalhas, não conseguiu se aposentar e, agora, está ali no palco do teatro para compartilhar suas experiências através de um hilário espetáculo que ela chama de stand-up. Neste espetáculo, Filó não apenas nos presenteia com suas histórias pessoais, mas também lança um olhar afiado sobre a realidade das empregadas domésticas. Ela destaca a luta constante por direitos que essas profissionais enfrentam, tornando-se verdadeiras espelhas da estrutura social brasileira. O texto inteligente, repleto de críticas sociais, é habilmente entrelaçado com momentos de humor, proporcionando ao público uma experiência única.

Em meio a risadas prolongadas e relatos sobre as peculiaridades das relações entre patrão e empregada, Filó celebra seus 30 anos de persistência e resistência, sem jamais perder de vista a essência do humor que a consagrou. Num momento em que todos têm a oportunidade de se reinventar como artistas, “30 Anos de Peleja” nos presenteia com um espetáculo que vai além do entretenimento, oferecendo uma reflexão sensível sobre a vida, as batalhas diárias e, é claro, muita diversão. Prepare-se para momentos repletos de risos, emoções e a sagacidade única de Filó.

Atriz e personagem

Gorete Milagres deu início à sua trajetória no mundo artístico no Teatro Universitário, cursando Artes Cênicas na UFMG em 1991. Foi lá que ela mostrou pela primeira vez sua personagem Filomena para um diretor de teatro. Para construir a personagem, a atriz se inspirou nas empregadas domésticas das fazendas do interior de Minas Gerais, desde os seus 13 anos, Gorete imitava essas mulheres, nas rodas de amigas. A estreia de Filó ocorreu em 1994, na Mostra Paralela do FIT BH. Autora de todos os roteiros de Teatro da personagem, a atriz aprimorou a sua criação depois de vasto estudo sobre a Commédia Dell’ arte Italiana, quando protagonizou em 1991 a opereta IlFesitino com o personagem Arlechino. Em 1995, Filó visitou mais de 100 hospitais com o patrocínio da UNIMED. Arnaud Rodrigues, ao testemunhar a envolvente performance de Filó, a convidou para participar de um teste na “Praça é Nossa!” na emissora de TV SBT. Filó encantou o público na “Praça” de 1997 a 2003. Durante esse período, também brilhou nos palcos do Teatro Imprensa em São Paulo e percorrendo o Brasil em turnê com o espetácilo “Filomena”. Em 1999, Filó conquistou seu próprio programa ao lado de Moacir Franco no SBT, intitulado “Ô Coitado”, foram campeões do IBOPE na televisão brasileira com 34 pontos. 

Em 2000, as temporadas seguintes ganharam uma nova roupagem com a sitcom homônima, apresentando um novo elenco. Em 2005, Gorete Milagres estreou a peça “Filomena, Vida de Empregada”, depois “Filomena desempregada, Ô Coitada!, realizando uma bem- sucedida turnê nos EUA em 2006. De 2012 a 2014, ela cativou as plateias com o espetáculo “Filódaemprego.com”. Em 2020, celebrou os 25 anos de jornada da personagem com o espetáculo “Filó 25 anos de Peleja” paralisado pela pandemia. Em 2024 a atriz Gorete Milagres, retorna aos palcos para comemorar os 30 anos da inesquecível Filó, com o solo “Filomena, 30 anos de Peleja” no seu quinto solo com a personagem, que transcendeu os palcos para se tornar boneca, livro e em breve ganhará vida nas telonas com seu próprio filme. Não perca a oportunidade de testemunhar a história e o sucesso desta icônica personagem, que continua a encantar e conquistar corações por três décadas consecutivas.

Prêmios

1997 – Prêmio SATED/MG – Melhor Humorista – Com a personagem

Filomena com trabalhos realizados nas ruas, ônibus, metrôs e espaços

alternativos de Belo Horizonte.

1999 – Prêmio Reconhecimento Humorista – Prefeitura BH/MG

2000 – Prêmio Reconhecimento Franca – SP

2000 – Prêmio Revelação na TV – Prêmio Bonsucesso – BH/MG

2006 – Melhor atriz no Cine Pernambuco com o filme TAPETE VERMELHO

2007 – Prêmio Melhor atriz com o filme TAPETE VERMELHO – SESI-SP

2008 – Prêmio Melhor atriz com o filme TAPETE VERMELHO

2014 – Emmy internacional de melhor série infantil – Pedro & Bianca na qual interpretava Zuzu.

2014 – PRIX JEUNESSE INTERNATIONAL PEDRO E BIANCA

2014- PRIX JEUNESSE IBEROAMERICANO PEDRO E BIANCA

Serviço:

FILOMENA 30 ANOS DE PELEJA, NO THEATRO VIA SUL FORTALEZA

Dia: 6 de abril, sábado, às 20h

Local: Theatro Via Sul Shopping 

Ingressos: R$ 40,00 – disponíveis na bilheteria do Theatro e no site  https://uhuu.com/evento/ce/fortaleza/30-anos-de-peleja-12860

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui