Cama de Gato

Espetáculo gratuito sobre transfobia em Zonas Oeste e Norte do Rio

por Redação

A atriz Ava Simões, Miss Trans Star Internacional 2019, Miss Brasil Gay 2009, é uma das protagonistas do espetáculo “Cama de gato”, que estará nesta quarta-feira (19/04), na Areninha Gilberto Gil, em Realengo, Zona Oeste do Rio e nesta sexta-feira (21/04), feriado de Tiradentes, no Parque de Madureira, Zona Norte da cidade. Escrito por Max Mendes e dirigido por Marcio Vieira, a peça conta uma história de amor, culminando na autoaceitação da travesti Lois Lane. Ava, que também é cirurgiã dentista, já fez participações em programas de TV, como “Amor e sexo” e em novelas como “Toma lá, dá cá”, da Rede Globo de Televisão.  No Cinema, participou do curta-metragem “Meu preço”, de Fabrício Santiago, dirigido por Hsu Chien. Sua história também já foi contada no documentário “Minha Vida – Ava Simões”, dirigido por Marcone Felix.

“Estou honrada em emprestar meu corpo para essa grande mulher.  Está sendo um desafio iniciar minha carreira no teatro falando de amor e das dores de uma mulher trans apaixonada. Em muitos momentos, dói ouvir o que a personagem escuta do seu amado e do mundo a sua volta. Eu escolho ser tão forte como Lois Lane é”.

Mike, Biel e Bruno são três garotos de programa, amigos, que moram num condomínio em Copacabana, vivendo de maneira luxuosa. A trama começa quando a chegada de uma misteriosa travesti, a Lois Lane, causa incômodo. Bruno e Biel são hostis e preconceituosos com a nova vizinha de andar, reservando apenas a Mike a receptividade. Aqui, a peça abre espaço para um debate mais amplo sobre transfobia. Homens que vivem à margem, teoricamente mais empáticos, rejeitam o convívio com uma travesti.

“A personagem Lois Lane, em um embate com o personagem Bruno diz: ‘Ame. Não tenha medo de amar. Eu estou pronta pra te amar. Queira me amar também.’ A proposta do espetáculo é enaltecer o amor. O amor ao outro. O amor ao semelhante dentro das suas diferenças. O amor ao ser humano.  A dramaturgia humaniza figuras que vivem à margem, mostrando que todes amam. Um homem que vai além dos seus valores para cuidar da sua família; um jovem livre, mas que vive preso a um amor impossível; um homem que navega por mares turbulentos para encontrar seu amor-próprio; uma travesti que foi capaz de cometer uma loucura por amor e acaba descobrindo a poesia de sua vida”, explica Max.

Quebra de preconceito e construção de amizades também são temas do espetáculo, que esteve em cartaz em 2017, no Rio de janeiro, em duas temporadas: na Sala Municipal Baden Powell, em Copacabana e no Teatro João Caetano, na Praça Tiradentes, no Centro da cidade. Agora, apoiado no Fomento de Cultura Carioca (FOCA 2022), faz uma breve circulação, com apresentações, por bairros da cidade.

“Usar a arte como umas das ferramentas para popularizar é essencial no combate à LGBTfobia e até na garantia de novos espaços para pessoas da comunidade.  Infelizmente a comunidade LGBTQIAPN+ está ainda muito submetida a subempregos, violência e preconceito. Fatores que muitas vezes podem levar à morte. E isso também se deve ao fato de muitas vezes não falarmos Ver o ‘crime’ é só comentar com alguém próximo: ‘nossa que crueldade’ ou ‘chega disso’ e não agir de verdade. Não falar também é um preconceito. Então vamos popularizar o assunto, jogar esse tema ainda tão discriminado na rua”, conclui Márcio Vieira.

Ficha técnica

Texto: Max Mendes

Direção: Marcio Vieira

Produção executiva: Cleber Sillva

Elenco: Ava Simões Gabriel Chadan Hugo Ferreira Adan Lee Phill Henrique Fraga Daniel Martins Wallace de Castro

Figurino: Gebran Smera

Música original “abertura”: Cacá Werneck

Sonoplastia: Gabriel Chadan

Assistente de direção de movimento: Anderson Peter

Iluminação: Welton de Abreu

Cenário: Criação Coletiva

Design gráfico: Gabi Ferreira

Fotos: Anderson Rangel

Assessoria de Imprensa: Dia Comunicação

Realização: Marias Produções Artísticas

Serviço:

Ingresso: gratuito

19/4, às 19:30 – Areninha Carioca Gilberto Gil – Av Mal Fontenelle, 5000 – Realengo

21/4, às 17:30 e às 19:30- Arena Carioca Fernando Torres –  Parque de Madureira

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via