Experiência gastronômica de Páscoa anima a Barra da Tijuca neste sábado

Bernardo Bastos
Bernardo Bastos

Os cariocas poderão curtir, neste sábado (23), na Barra da Tijuca, experiências gastronômicas gratuitas com o clima da Páscoa. Três sessões de degustação promovidas por chefs renomados na cidade vão movimentar a casa modelo do lançamento imobiliário Claris – Casa & Clube, das 10h às 18h30, e os visitantes poderão provar delícias preparadas pelos convidados, além de aprender dicas de preparo que poderão fazer a diferença nas comemorações da Páscoa no dia 31 de março. O evento tem curadoria da jornalista e consultora Maria Helena Esteban.

Das 10h às 11h30, a especialista em Gastronomia Histórica e Artes da Mesa Ana Maria Roldão e o chef Bernardo Bastos vão preparar um brunch de Páscoa, oferecendo opções charmosas como uma salada fresca de risoni acompanhada de bacalhau confitado, tomates-cerejas e manjericão.

À tarde, das 14h30 às 16h00, eles apresentam pratos inspiradores para a data comemorativa, com referências tradicionais e inovadoras. Umas das opções no cardápio será um lombinho ao molho de chocolate e purê de banana-da-terra e anis-estrelado. Bebidas variadas e cinco variedades de patê e terrines acompanhados de chips de vegetais, pães, torradas e crakers serão opções de petiscos tanto pela manhã quanto à tarde.

Uma degustação comandada pelo especialista em vinhos e fundador da Vinio Vinhos, Beto Zornig, completará a experiência gastronômica temática. Das 17h00 às 18h30, ele estará acompanhado da chef Millena Sá, que é responsável pelo café Éclair no BarraShopping, e os dois vão oferecer éclairs variadas e uma seleção de rótulos da Itália e da França. Uma garrafa da bebida também será sorteada entre os visitantes.

A casa modelo do lançamento Claris – Casa & Clube, da Tegra Incorporadora junto a Carvalho Hosken, está localizada na Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso, número 2900, no Parque das Rosas. Há estacionamento para visitantes junto ao estande do empreendimento.

OS CONVIDADOS

Ana Roldão

Portuguesa radicada no Brasil, Ana Roldão é historiadora, com MBA em marketing, e especialista em Gastronomia Histórica e Artes da Mesa, além de ser pesquisadora dos hábitos alimentares da Família Real Portuguesa e da Família Imperial Brasileira. Consultora nas áreas de marketing de museus, gestão de patrimônio e turismo cultural, é uma estudiosa da memória alimentar. Presta serviços na área de gastronomia para programas e festivais como “Tempero de Família”, do canal GNT, e Turismo de Portugal no Brasil. Fez a concepção do Museu do Café em Vassouras, que está em estágio de desenvolvimento na Fazenda S. Luiz da Boa Sorte. Trabalhou em instituições em Portugal e no Brasil, como o Palácio Nacional da Ajuda, o Museu Imperial de Petrópolis, o Museu Emilio Goeldi e várias fazendas históricas do Vale do Café. Foi ainda nomeada Embaixadora de Turismo do Rio de Janeiro pelos Embaixadores do Rio e é gerente de cultura do Instituto Preservale. No mercado editorial, assina o livro “Rio Paisagem Gastronômica”, em colaboração com a jornalista Luciana Froes, e prepara uma nova publicação pela editora SENAC Rio sobre Doces e Histórias Portuguesas, em que Ana “viaja” na sua memória alimentar e de seus ancestrais.

Bernardo Bastos

Chef executivo formado pelo Senac, Bernardo Bastos é consultor de bares e restaurantes e pesquisador da área da mixologia e fermentação. Vem atuando em eventos, restaurantes e bares, com paixão pela cozinha e pela mixologia. Ele iniciou sua jornada no Help!Bar, atuando em eventos de luxo no Rio de Janeiro e em São Paulo. Membro do grupo de pesquisa do Senac, criou um Bloody Mary repaginado, carinhosamente apelidado de Maria Pimentuda, que foi apresentado no Rio Gastronomia 2022.

Millena Sá

Millena Sá está à frente de uma cafeteria em que mostra sua criatividade em torno de uma receita clássica francesa: a Éclair. A massa delicada recheada com creme (também conhecida por aqui como “bomba”) é apresentada em múltiplas versões – doces e salgada. Millena inaugurou a Éclair no BarraShopping para ser mais do que uma pâtisserie – o estabelecimento é um café sensorial em que as pessoas podem degustar doces totalmente artesanais. A trajetória da chef de 25 anos inclui cursos na mais importante escola de gastronomia, a Le Cordon Bleu, onde se formou como Sommelier, Boulangerie, Patisserie e Cuisine. Possui formação em Gastronomia pela Universidade Estácio e pós-graduação em Eventos e Cerimoniais de Luxo pela Roberto Miranda em São Paulo. E atualmente cursa Administração na Estácio.

TEGRA INCORPORADORA

A Tegra Incorporadora é uma das maiores companhias do setor imobiliário brasileiro, com foco em empreendimentos de médio alto e alto padrão e atuação nas cidades de Campinas, Niterói, Rio de Janeiro e São Paulo. Desde 2019 neutraliza 100% das suas emissões de carbono em obras e lançamentos e é certificada como Empreendedor AQUA, selo que valida suas práticas de acordo com altos padrões socioambientais. É controlada pela gestora de ativos canadense Brookfield, que possui mais de US$ 850 bilhões sob gestão e atua nos setores de Real Estate, Energia Renovável & Transição, Infraestrutura, Private Equity, Crédito e Soluções em Seguros em mais de 30 países.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui