A Casa de Cultura Municipal Hip Hop Leste, localizada na Cidade Tiradentes, na Zona Leste de São Paulo, recebe até 30 de abril a Feira Cultural Promovendo a Diversidade: Um Enfoque Interseccional nas Causas LGBTQIA+. Organizado pela ONG Identidade Periférica e idealizado por Jal Moreno, o evento reúne arte, formação e debates voltados às vivências interseccionais da comunidade LGBTQIA+ periférica. A entrada é gratuita.
A programação conta com mais de 220 artistas e oferece seis apresentações diárias, além de oficinas, rodas de conversa e exposições. Entre os destaques, estão nomes como Valesca Popozuda, Tasha & Tracie, Katy da Voz e as abusadas e House of Cabal, que representam diferentes linguagens da cena LGBTQIA+.
Segundo os organizadores, a proposta é criar um espaço de valorização de corpos dissidentes e promover a inclusão social por meio da cultura. “Nosso objetivo é ampliar os espaços de resistência nas bordas da cidade, onde as pautas LGBTQIA+ muitas vezes são invisibilizadas”, explica Jal Moreno.
Jal Moreno: Divulgação
O festival também adota medidas de acessibilidade: Há intérpretes de Libras, audiodescrição em apresentações selecionadas e áreas de acolhimento para o público. A iniciativa tem apoio institucional por meio de emenda parlamentar do deputado Felipe Becari.
Serviço
Evento: Feira Cultural Promovendo a Diversidade: Um Enfoque Interseccional nas Causas LGBTQIA+
Data: De 1º a 30 de abril de 2024
Local: Casa de Cultura Hip Hop Leste – Rua Sarah Kubitschek, 165, Cidade Tiradentes, São Paulo
Atividades: Shows, oficinas, exposições e rodas de conversa
Entrada: Gratuita