Festival de Cinema de Gramado chega a 51º edição com novas premiações, homenagem às mulheres e exibição de série

Evento começa nesta sexta-feira (19) e segue até 19 de agosto com toque regional e produções para todos os gostos

por Marcos Michalak

Com um novo capítulo e muitas novidades, o Festival de Cinema de Gramado, que acompanhou todas as fases do cinema nacional, chega a sua 51º edição. Serão duas semanas recheadas de produções nacionais e regionais com o melhor do cinema brasileiro e opções para os diferentes gostos cinematográficos. O evento começa nesta sexta-feira (11) e segue até 19 de agosto em Gramado.

Entre os mais de mil títulos inscritos, as curadorias e comissões de seleção escolheram seis longas-metragens brasileiros, cinco longas-metragens documentais e cinco longas-metragens gaúchos. Com um toque regional, também fazem parte da programação 23 curtas-metragens gaúchos.

Os filmes brasileiros selecionados têm estreia na première mundial transitam entre os diferentes gêneros, com opção para o público amante de thriller, drama, ficção, biografias e documentários. As narrativas também navegam e trazem um pouco de toda a cultura e visão de realizadores e realizadoras de todas as regiões, da narrativa com os sotaques do Norte e Nordeste, as narrativas cinematográficas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Festival de Cinema de Gramado chega a 51º edição com novas premiações, homenagem às mulheres e exibição de série

Premiação e Novidades

Os trabalhos serão exibidos a partir do sábado (12) no Palácio dos Festivais e na noite do dia 19, serão revelados os vencedores dos 38 kikitos, além das tradicionais homenagens com os Troféus Eduardo Abelin, Kikito de Cristal e Cidade de Gramado. Também neste ano, pela primeira vez, a valorização do audiovisual com o toque feminino será destaque. Dduas mulheres que fizeram história no audiovisual brasileiro, as atrizes Laura Cardoso e Léa Garcia, receberão o Troféu Oscarito.

Ainda em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), o Festival de Gramado concede três Prêmios Novas Façanhas e o Troféu Leonardo Machado. Outra novidade na premiação deste ano é Troféu Sirmar Antunes, que será entregue em parceria com a Assembleia Legislativa.

Para Maratonar

A cada ano o título de maior festival de cinema ininterrupto do Brasil se fortalece e se adapta a novas tendências do audiovisual e trazendo os novos olhares de um cinema brasileiro contemporâneo e em constante mudança. Para expandir seu alcance dentro do universo audiovisual e atrair o público amante das maratonas audiovisuais, pela primeira vez em sua história, o evento terá uma série como atração.

Título escolhido para o evento e a estreia mundial será em Gramado, o Cangaço Novo conta com oito episódios e traz a história de Ubaldo, interpretado por Allan Souza Lima. O personagem é um bancário infeliz da zona urbana de São Paulo que não tem lembranças de sua infância, mas descobre que tem uma herança e duas irmãs no sertão cearense. Além de Allan Souza Lima, a série o tem no elenco Alice Carvalho, Hermila Guedes, Thainá Duarte, Ricardo Blat, Marcélia Cartaxo, Adélio Lima, Nivaldo Nascimento, entre outros artistas.

(Texto – contribuição) Talita Melz/TVSPLAY

Festival de Cinema de Gramado chega a 51º edição com novas premiações, homenagem às mulheres e exibição de série

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via