Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – Cinemato divulga os vencedores da sua 22ª edição

A atriz e diretora Dira Paes entregou o prêmio que leva seu nome para Antonieta Luisa Costa, conhecida como Nieta, da Casa das Pretas

por Redação
Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá

Foram anunciados neste domingo, 20/07, os vencedores da 22ª edição do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – Cinemato. O júri oficial consagrou O Silêncio das Ostras de Marcos Pimentel, com o Troféu Coxiponés de melhor longa-metragem de ficção, e Concerto de Quintal de Juraci Júnior, como prêmio de melhor documentário – que também ganhou o prêmio de público de melhor longa.

“O Silêncio das Ostras” também levou os prêmios do júri de melhor direção, melhor fotografia e melhor atuação para Bárbara Collen. Para completar, o prêmio de melhor roteiro pelo Júri foi para Kopenawa: Sonhar A Terra Floresta.

Entre os curtas-metragens, o maior destaque da premiação ficou com o filme Reagente de Bruno Binni, que recebeu o Troféu Coxiponés do Júri de melhor Curta-metragem Nacional e de melhor Curta Mato-Grossense. No Júri Popular, o também matogrossense Albuesas de Glória Albues foi o preferido do público como melhor curta-metragem.

Ainda entre os curtas, o Prêmio do Júri de Melhor Direção foi para Arame Farpado, de Gustavo Carvalho, Melhor Fotografia para Linda do Rosário, Melhor Roteiro para Tapando Buracos e Melhor Atuação para Valéria Barcellos por Mãe. A obra Mato-Grossense Albuesas e a animação Coisa de Preto de Pâmela Peregrino receberam Menção Honrosa do júri. Para finalizar o prêmio especial Colorindo o Sagrado foi para O enegrecer de Yemanjá de Uê Puauet (Marcos Costa).

Prêmio Dira Paes

A atriz e diretora Dira Paes esteve presente na cerimônia de premiação para entregar o prêmio que leva seu nome para uma mulher com atuação de destaque no audiovisual e em causas socioambientais. Este ano o prêmio foi para Antonieta Luisa Costa, conhecida como Nieta, da Casa das Pretas. Figura proeminente na luta pelos direitos das pessoas negras em Mato Grosso. Sua trajetória é marcada por uma firme defesa da identidade negra e uma incansável luta contra o racismo e a desigualdade social.O júri deste ano foi formado por: na Mostra Nacional de Longas; Samantha Col Debella, Amauri Tangará, Guto Pasko, Jairo Matos; e na Mostra Nacional de Curtas Izah Neiva, Adriana Andrade, Rodrigo Vargas e Moacir Francisco de Sant Ana Barros.

A 22ª edição do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – CINEMATO aconteceu de 14 a 20 de julho na capital mato-grossense. Com o tema “Decolonizando a Amazônia” e uma homenagem ao cineasta Silvino Santos (1886–1970), o evento exibiu 62 filmes de 19 estados do Brasileiros dividas nas Mostras Competitivas de Curtas e Longas-Metragens, Cinema Escola, Hors Concurs, Melhor Idade e Cinema Paradiso.

O evento com realização do Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, patrocínio do Governo do Estado de Mato Grosso, via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), parceria com a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev – UMFT), Primeiro Plano Cinema e Vídeo e Canal Brasil; e tem o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Secretaria Municipal de Cultura, Cineclube Coxiponés -UFMT, Curso de Cinema e Audiovisual da UFMT, Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT), TV Centro América, Cinemateca Brasileira e Sociedade Amigos da Cinemateca que entram mais uma vez como apoiadora do Festival, onde vai ceder parte do acervo de Silvino para ser exibido nesta edição.

Conheça os vencedores da 22ª edição do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – Cinemato:

MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL | LONGAS-METRAGENS

Melhor Filme| Júri Oficial

O Silêncio das Ostras, de Marcos Pimentel (MG)

Melhor Documentário| Júri Oficial

Concerto de Quintal de Juraci Júnior (RO)

Melhor Filme| Júri Popular

Concerto de Quintal de Juraci Júnior (RO)

Melhor Direção| Júri Oficial 

Marcos Pimentel por O Silêncio das Ostras (MG)

Melhor roteiro| Júri Oficial 

Marco Altberg e Tainá de Luccas por Kopenawa: Sonhar A Terra Floresta (RJ)

Melhor atuação| Júri Oficial 

Bárbara Colen por O Silêncio das Ostras (MG)

Melhor fotografia| Júri Oficial 

Petrus Cariry por O Silêncio das Ostras (MG)

MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL | CURTAS-METRAGEM

Melhor Curta Nacional| Júri Oficial

Reagente de Bruno Binni (MT)

Melhor Curta Matogrossense| Júri Oficial

Reagente de Bruno Binni (MT)

Melhor Curta| Júri Popular

Albuesas de Glória Albues (MT)

Melhor Direção Curta| Júri Oficial 

Gustavo Carvalho por Arame Farpado (SP)

Melhor roteiro Curta | Júri Oficial 

Pally por Tapando Buracos (AL)

Melhor atuação Curta| Júri Oficial 

Valéria Barcellos por Mãe (RS)

Melhor Fotografia Curta| Júri Oficial 

Bento Marzo por Linda do Rosário (RJ)

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend