Festival Madureira comemora a Consciência Negra com shows gratuitos no Viaduto

Quarta edição do evento vai trazer shows de artistas consagrados como Awure, Jongo da Companhia de Cia de Aruanda da Serrinha, Bateria do Império Serrano, Agbara Dudu e Baile Charme do Viaduto de Madureira

por Redação
Apresentação Baianas - Festival Madureira 2023

Para comemorar o feriado da Consciência Negra no Rio de Janeiro, vem aí o 4º Festival Madureira, de 20 a 22 de novembro, no Viaduto de Madureira reunindo shows com grandes artistas do bairro, como Awure, Roda de Jongo da Companhia de Aruanda do Morro da Serrinha, Bateria do Império Serrano, Agbara Dudu e o tradicional Baile Charme do Viaduto de Madureira. Toda a programação é gratuita.

Esse ano, a quarta edição do Festival traz uma novidade: vai acontecer paralelamente à Flup – Feira Literária das Periferias, que escolheu o bairro para sediar a sua nova edição justamente no icônico Viaduto de Madureira. As atividades do Festival Madureira e da Flup vão se unir, somando as suas programações para iluminar os artistas e moradores do bairro numa festa potente em homenagem à cultura preta suburbana carioca.

O Festival é um projeto da Rede Madureira, patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, pelo edital Pró-Carioca, Programa de Fomento à Cultura Carioca e pelo edital Fomenta Festival da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do estado do Rio, ambos através do Programa Nacional Aldir Blanc do Ministério da Cultura.

Organizado pelas lideranças culturais do nobre bairro suburbano do Rio de Janeiro, o Festival se consolida como um dos principais eventos que pensam e promovem a cultura negra no país. Madureira é um dos berços do samba e do jongo carioca, coração do subúrbio do Rio, onde nasceram as célebres escolas de samba Portela e Império Serrano e onde se estabeleceu o famoso Mercadão de Madureira e o mundialmente famoso, Baile Charme do Viaduto.

“O Festival Madureira é uma plataforma para dar visibilidade ao Distrito Criativo de Madureira que criamos para implantar um circuito de turismo étnico e um programa de desenvolvimento da economia criativa preta aqui no nosso bairro. Nossa região tem uma história e uma marca muito poderosa na cultura do Brasil”, afirma Marcos André, um dos organizadores do festival.

PROGRAMAÇÃO CONTARÁ COM ARTISTAS E COLETIVOS DO BAIRRO

A programação começará na quinta, 20 de novembro, com a Feira Crespa funcionando das 14h às 23h e, a partir das 21h, tem a apresentação da Companhia de Aruanda com  atividade “Roda Fuzuê de Aruanda – 15 anos”, que comemora 15 anos de atividade na Praça das Mães, embaixo do Viaduto de Madureira e que contará com a participação especial dos grupos de jongo Afrolaje, Dandalunda, Tambor de Cumba e Jongo da Lapa.

Na sexta-feira, dia 21, a Feira Crespa segue no mesmo horário, e às 15h30 o público confere o Bloco Afro Agbara Dudu. À noite, a partir das 22h, se apresentam Mulekada que Agita e a Bateria do Império Serrano, na Praça das Mães, seguidos, às 23h30, pelo show dos grupos Awure e Akyo, com participação especial da Companhia de Aruanda, no Espaço do Baile Charme.

No sábado, 22 de novembro, tem a Feira Crespa das 14h às 23h e, às 15h30, começa a apresentação de Mestres salas e Portas bandeiras mirins do projeto Madureira Toca canta e dança, no Espaço do Baile Charme. À noite, às 21h30, a Praça das Mães recebe as escolas de samba mirins Filhos da Águia, Império do Futuro, uma homenagem às passistas veteranas Aldione Senna, Karin Rodrigues e Soninha Bum Bum e o Bloco Afro Lemi Ayó.

Encerrando a programação, o Baile Charme do Viaduto anima a madrugada de sábado para domingo, das 24h às 6h.

“O Festival é uma ferramenta que chama a atenção para essa potência enorme da cultura suburbana para a geração de trabalho e renda e de felicidade para os moradores daqui.  É fruto desse movimento da nossa rede local que tá botando Madureira de novo no epicentro da cena cultural da cidade”, completa Rodrigo Nunes, um dos idealizadores da Rede Madureira.

Realização:

Instituto Floresta, Isadora da Silva Corte Silveira e Rede Madureira.

Parceria: 

Flup – Feira Literária das Periferias, Companhia de Aruanda e Ilê Axé Onisegun, Rede de Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro e Subprefeitura da Zona Norte.

Patrocínio:

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro e Ministério da Cultura.

SERVIÇO:

Festival Madureira

Onde: Viaduto de Madureira

Livre. Grátis.

Programação completa:

Quinta-feira – Dia 20 de novembro de 2025

Das 14h às 23h – Feira Crespa

21h –  Companhia de Aruanda – “Roda Fuzuê de Aruanda – 15 anos” – com participação especial dos grupos de jongo: Afrolaje, Dandalunda, Tambor de Cumba e Jongo da Lapa.

Local: Praça das Mães

Sexta-feira  – Dia 21 de novembro de 2025

Das 14h às 23h – Feira Crespa

15h30 – Bloco afro Agbara Dudu
Local:Praça da Mães

22h – Mulekada que Agita e Bateria do Império Serrano

Local: Praça da Mães

23h30h – Show com grupo Awure e Akyo

Participação especial: Companhia de Aruanda

Local: Espaço do Baile Charme do Viaduto

Sábado – Dia 22 de novembro de 2025

Das 14h às 23h – Feira Crespa

15h30 às 16h: Madureira Toca canta e dança
Local: Espaço do Baile Charme do Viaduto.

21h30:  Filhos da Águias, Império do Futuro, Homenagem às passistas veteranas Aldione Senna, Karin Rodrigues e Soninha Bum Bum e Bloco Afro Lemi Ayó
Local: Praça da Mães

00h: Baile Charme do Viaduto
Local: Espaço do Baile Charme do Viaduto.

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend