“Foco Tátil Delas”: Cia de  Artes EM CriAção realiza vernissage de um projeto de mulheres no Museu da Maré 

Ale Barbosa
Ale Barbosa - Foto: Alexandra Arakawa

Afirmar a potência do protagonismo feminino, dando foco à temas que atravessam as diversas camadas relacionadas à ser mulher: essa é a proposta do projeto “Foco Tátil Delas”, realizado pela Cia de Artes EM CriAção no Museu da Maré, contemplado no edital “Conexões Urbanas” da Secretaria de Estado de Cultura do Estado do Rio. A partir de uma imersão com mulheres artistas atuantes na Maré, criaram coletivamente uma obra visual, direcionadas por Alexandra Arakawa e Manu Castilho, idealizadoras e diretoras do projeto. No próximo dia 25 de maio, acontece a vernissage desta obra, com abertura da exposição do mural tátil e apresentação da performance, que dará origem a uma video-arte que será lançada posteriormente na internet. No dia 26 de maio acontece uma roda de conversa com as artistas, e tem como tema ‘Corpos Femininos’. Todo o  evento é gratuito e aberto ao público.

Este projeto pretende dar foco e voz às mulheres. Trazer à tona um tema que precisa ser repensado socialmente e despertar no público o olhar e o reconhecimento dos privilégios masculinos e dos conceitos estruturais enraizados socialmente.

“Vivemos num mundo de padrões masculinos e urocêntricos de destaque em todos os setores da sociedade. Sendo extremamente importante falar de forma mais abrangente, sobre as diversas camadas étnicas e de gênero existentes.  A intenção principal é ampliar essa reflexão acerca do machismo e do patriarcado na sociedade, que é essencialmente machista e transfóbica”, explica Alexandra Arakawa, idealizadora e diretora artistica do projeto.

Ao longo das discussões, experimentações e pesquisas refletimos sobre o papel social da mulher, as opressões que sofremos – e que já estão naturalizadas-, mas principalmente como potencializar o protagonismo feminino. A partir destas vivências cada artista deixa sua marca no projeto”, pontua Manu Castilho, que também é  idealizadora do projeto.

A acessibilidade é outro ponto importante deste projeto, as arte visuais, não são acessível à pessoas cegas e com baixa visão, por esse motivo foi priorizada a acessibilidade para este público. O mural é visual e palpável, tem proposta artística que integra recursos acessíveis na própria obra plástica, criada e executada com relevos e textos com descrição em braille (sistema de escrita tátil). Além da criação da plataforma com os arquivos de audiodescrição das imagens e de todo conteúdo do projeto.

FICHA TÉCNICA

Artistas: Bianca Barbosa, Camila Guiaz, Dianny Pereira, Jade Cardozo, Joyce Cândido, Leona Kali, Mirella Souza, Milena Vital, Musa, Raysa Castro e Thayná Rodrigues

Idealização e Direção Geral: Alexandra Arakawa e Manu Castilho

Direção de Movimentos da Performance: Gabriela Luiz 

Produção: Fabí Arakawa e Vanessa Greff

Assessoria de Imprensa: Alessandra Costa

Apoio: F.A. Produções, Caçula, Ximeninho, Entre Lugares Maré, Museu da Maré, CEASM

SERVIÇOS:

Foco Tátil DELAS

Vernissage: 25 de maio a partir das 19h

Mural Táti | Performance | Show

Roda de Conversa: 26 de maio às 14h

Com o tema “Corpos Femininos”

Local: Museu da Maré – Rua Guilherme Maxwel, 26 – Maré

Evento gratuito

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui