Início » Fundação Laço Rosa ilumina o Cristo Redentor para dar início à celebração do Outubro Rosa
Cristo Redentor

Fundação Laço Rosa ilumina o Cristo Redentor para dar início à celebração do Outubro Rosa

Este ano, a campanha de conscientização do câncer de mama traz a atriz Rafaela Kalimann como madrinha e coloca a cor rosa no principal monumento do Rio nos dias 02 e 03 de outubro

por Redação

A Fundação Laço Rosa, que desde 2011 atua no empoderamento de mulheres impactadas por câncer de mama, acaba de anunciar o lançamento do seu Outubro Rosa . Este ano, a programação começa nos dias 02 e 03 de outubro com a tradicional iluminação rosa da estátua do Cristo Redentor. A cerimônia de abertura acontece no Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor somente para convidados e visa a renovação da fé e da esperança em mais esse ciclo. Na ocasião, será apresentada a atriz Rafa Kalimann como madrinha desta edição que, depois, segue para o coquetel no hotel MGallery, em Santa Teresa.

O evento também celebra o primeiro aniversário da Lei 9868 sancionada pelo governador Cláudio Castro, em 29 de setembro de 2022, que regulamentou o recebimento gratuito de cabelo humano para confecção de perucas destinadas à doação de pessoas portadoras de câncer ou outras doenças que provoquem a queda capilar em todo o estado do Rio de Janeiro e que servirá de referência para a Lei federal.

Esta edição vai contar com assinatura do convênio de cooperação técnica entre a instituição, a FAETEC e a Secretaria da Mulher do Estado do Rio de Janeiro. A inauguração do novo espaço que vai abrigar a escola de perucaria e a nova sede da Laço Rosa será dia 07/10.

A essência da Laço Rosa é o amor. Ele é o nosso combustível para ano após ano atravessarmos cada desafio que aparece no nosso caminho com a certeza de quem conhece a potência da própria voz e o propósito que nascemos para realizar nesse mundo. Apresentar a nova marca da instituição com o coração mais evidente ; celebrar a cooperação técnica com a Secretaria da Mulher e a Faetec; inaugurar o novo espaço da Laço Rosa; Rodar o caminhão mamógrafo; Formar os alunos do Ponto a Ponto e articular a Lei Laço Rosa na esfera federal são apenas algumas das muitas formas de expressão de amor que a Laço Rosa espalha por onde passa.” ressalta Marcelle Medeiros, presidente da Fundação Laço Rosa.

“A assinatura do convênio de cooperação com a Laço Rosa para abertura da nova escola de perucaria reforça o compromisso do governo do estado, por meio da Secretaria da Mulher e da FAETEC, de fortalecer as políticas públicas para as mulheres e criar caminhos para capacitação e empregabilidade dessas mulheres. Esse compromisso perpassa todas as pastas, como a Saúde, que tem uma carreta com mamógrafos e ultrassom para atender mulheres em todo o estado e, ampliou a oferta de exames para diagnóstico de câncer de mama com a inauguração, em julho deste ano, do Rio Imagem Baixada, o maior complexo de diagnóstico por imagem da América Latina”, disse a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.

Pelo segundo ano consecutivo a SHEIN é investidora social de iniciativas da Laço Rosa com 28.000 peças doadas e transformadas em receita financeira para direcionamento aos projetos. Um deles é o caminhão mamógrafo que vai circular no mês de outubro com doação de 600 exames na comunidade de Heliópolis e em Guarulhos com parceria da CUFA (central única das Favelas) e da Secretaria Municipal de Saúde de Guarulhos. Esse ano já foram doados pelo projeto de caminhão mamógrafo 974 exames agilizando atendimento e filas no SUS.

Nossa parceria com a Laço Rosa já é de longa data e ficamos contentes em poder apoiar as ações positivas da fundação”, afirma Felipe Feistler, Country Manager da SHEIN no Brasil. “O Cristo Redentor é um dos pontos turísticos brasileiros mais conhecidos e iluminá-lo é uma iniciativa que ajuda a dar ainda mais visibilidade para uma causa tão importante quanto a conscientização do câncer de mama. Além disso, é importante fomentar conversas sobre o exame preventivo da doença e esperamos poder fazer isso com o caminhão mamógrafo e a possibilidade de oferecer cerca de 600 exames gratuitamente para a comunidade de Heliópolis”, completa.

Outro projeto que também doa mamografia e tem apoio da Laço Rosa é o Marque Esse Gol, iniciativa criada pela ex paciente Nátali de Araújo que acessa os times de futebol para realizar mamografia em torcedoras. Nos últimos 8 anos de projeto já foram doados mais de 10.000 exames entre times de SP e do RJ.

O Outubro Rosa tem os seguintes investidores sociais: Shein, General Shopping, Mamma Jamma, Duloren, Bagaggio e pessoas físicas.

Programação completa:

Iluminação Rosa do Monumento ao Cristo Redentor

02 e 03 de outubro
Cerimônia de abertura – Dia 02/10

Assinatura do convênio de cooperação e abertura da nova escola de perucaria 

07 de outubro

Caminhão mamógrafo São Paulo

Heliópolis – de 13 a 15 de outubro
Guarulhos – de 19 a 22 de outubro
Das 10h às 18h 

Fundação Laço Rosa

A Fundação Laço Rosa é feita por um grupo de pessoas que luta diariamente para mudar a realidade do câncer de mama no Brasil e no mundo. Empoderamento feminino, influência de políticas públicas, resgate de autoestima e defesa de direitos de pacientes são os pilares da instituiçãoo que mantém programas e atividades com esses objetivos.

Entre os números de impacto de 2022 estão:mais de 2,5 milhões de pessoas impactadas indiretamente pelas ações da Laço Rosa com conteúdo gratuito nas redes sociais.

A Fundação Laço Rosa nasceu no ano de 2011, pelas mãos de Aline Lopes, suas irmãs, Marcelle Medeiros e Andréa Ferreira, familiares e amigos. Com a missão de ajudar o paciente com câncer de mama e seus familiares a atravessarem os impactos do diagnóstico com otimismo, conhecimento e sem perder a fé de que dias melhores sempre virão, a Laço Rosa é referência no cenário nacional quando o assunto é câncer de mama.

Hoje, a instituição tem Marcelle Medeiros como presidente e conta com o apoio de uma diretoria dedicada, voluntários e colaboradores empenhados em ajudar a mudar o cenário do câncer de mama no Brasil.

A instituição conta com um board de Compliance e código de conduta e ética além de constantemente manter treinamentos para aperfeiçoar sua gestão e governança. As contas de 2022 foram auditadas pela auditoria independente Audisa que atestou positivamente o uso de recursos financeiros dentro da associação. O relatório é público e pode ser conferido no site da Fundação Laço Rosa.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Share via