Fundação Maria Luisa e Oscar Americano realiza evento em comemoração aos 110 anos do nascimento de Vinicius de Moraes

O encontro, que será no dia 7 de outubro, contará com a presença da filha do poeta, Georgiana de Moraes, e grandes nomes como José Miguel Wisnik, músico premiado, e Daniel Gil, especialista em Vinicius de Moraes

por Redação

O quarto evento da Série Literária 2023, promovida pela Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, será no dia 7 de outubro, das 10h30 às 17h, com o tema “Vamos falar de Vinicius de Moraes”.

Realizado na própria Fundação, localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo (SP), o encontro celebrará os 110 anos do nascimento de Vinicius de Moraes, visitará a obra e a vida do Poetinha (apelido que ganhou de Tom Jobim) e apresentará uma perspectiva musical, com apresentações ao vivo de suas canções.

José Miguel Wisnik, professor, ensaísta e músico que tem parcerias com Chico Buarque, Caetano Veloso e Tom Zé, ministrará uma aula-show para celebrar a obra de Vinicius. Eduardo Monteiro, pianista, professor e Diretor Cultural da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, tocará canções que Vinicius compôs em Paris com o maestro Cláudio Santoro, cantadas pela soprano Raquel Paulin. Georgiana de Moraes, psicanalista e filha do poeta, contará histórias sobre o pai e Daniel Gil, escritor e especialista em Vinicius, apresentará poemas inéditos do autor.

Vinicius de Moraes (1913-1980), grande poeta brasileiro e um dos principais responsáveis pelo surgimento da bossa nova, ainda é, mais de quatro décadas depois de seu falecimento, um dos autores da música brasileira mais tocada no mundo, “Garota de Ipanema”. Em 1958, o filme “Orfeu Negro”, do cineasta francês Marcel Camus, que é uma adaptação da peça teatral escrita por Vinicius e Tom Jobim, ganhou a Palma de Ouro, em Cannes, e o Oscar de melhor filme estrangeiro, em Hollywood.

Érico Vital Brazil, responsável por parte da criação e produção executiva das séries culturais da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, explica que, quando a Série Literária deste ano foi pensada, era certo que Vinicius de Moraes seria celebrado: “Ele reúne pontas fundamentais do Brasil. Nossa genética de brasilidade vai cantar nesse evento. Sendo um grande conhecedor de Vinicius ou não, quem estiver lá vai poder se aproximar muito da sua própria identidade”.

“É curioso que Vinicius produziu muito e não viveu tanto. É que a poesia dele foi vivenciada, ele se apaixonava verdadeiramente e escrevia sobre isso. Ele era muito intenso e muito criativo. Vinicius de Moraes foi genial, não tem outra palavra”, completa Vital Brazil, tentando traduzir a grandiosidade do poeta.

Série Literária “Vamos falar de…”

A Série Literária da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano surgiu em 2022, com uma abertura dedicada ao grande poeta, dramaturgo e ator inglês William Shakespeare (1564-1616). Este ano, no aniversário de 400 anos da primeira edição da obra do poeta inglês, a Fundação decidiu celebrá-lo mais uma vez.

Outros nomes que ganharam um lugar especial na programação da Série Literária deste ano foram Machado de Assis (1839-1908), escritor brasileiro considerado por muitos o maior nome da literatura do país, e Cora Coralina (1889-1985), poeta e contista brasileira de renome.

Vital Brazil explica que, na retomada de uma agenda cultural presencial, no ano de 2022, a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano quis experimentar outros formatos e temáticas: “Nós queríamos conhecer outros públicos e trabalhar outros temas de interesse, foi aí que surgiu a literatura. Então, nós propusemos uma série num molde de mergulho, é um dia inteiro de aprofundamento na obra e na trajetória pessoal do autor. Tem dado muito certo, as pessoas gostam e elogiam”.

Quando perguntado sobre o objetivo da Série Literária, Vital Brazil responde: “É promover a literatura, a palavra, o belo. No momento em que os autores, as falas e os intérpretes chegam ao público presente, que se emociona, nosso trabalho ganha sentido”.

Fundação Maria Luisa e Oscar Americano

Criada em 1974, dois anos após o falecimento de Maria Luisa, a organização é uma contribuição de Oscar Americano à capital do estado. Além da casa em que viveram com os filhos durante 20 anos, a coleção de obras de arte e o extenso parque também foram disponibilizados para a cultura e o lazer dos moradores da cidade de São Paulo.

Hoje, essa fundação artístico-cultural oferece ao público visitas guiadas, concertos, exposições, cursos e várias atividades culturais, focadas na história do nosso país e nas diversas fases que constituem o Brasil – o objetivo cultural e socioeducativo da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano é o seu legado.

SERVIÇO

Série Literária “Vamos falar de Vinicius de Moraes”

Dia 7/10, das 10h30 às 17h, com intervalo para almoço, das 12h às 14h

Ingressos pelo site da Sympla

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Mantenha contato

Não perca a oportunidade de estar sempre conectado ao que importa! Mantenha contato com a gente e receba conteúdos exclusivos, dicas imperdíveis e as últimas novidades. Fique ligado e junte-se a nós para não perder nada!

Get in touch

[contact-form-7 id='564' title='Contact']

Copyright @2024 – Todos os direitos reservados!

Compartilhe
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Send this to a friend