“Gabriela, Cravo e Canela” ganha nova versão para o teatro musical

O clássico “Gabriela, Cravo e Canela”, de Jorge Amado, ganhará uma nova versão para o teatro em formato de musical. A produção está sendo realizada pelo Ceftem Produções e conta com uma equipe criativa de destaque: João Fonseca e Nello Marrese na direção, Tony Lucchesi na direção musical e Bella Mac na coreografia. A adaptação é assinada por Vitor de Oliveira, dramaturgo e roteirista de programas como “Vai Que Cola”, do Multishow e novelas da TV Globo, como “O Astro” e “I Love Paraisópolis”.

“Gabriela – O Musical” promete ser uma homenagem à cultura brasileira, com uma trilha sonora que combina músicas originais compostas por Tony Lucchesi, com letras de João Fonseca, além de clássicos conhecidos nas vozes de artistas como Gal Costa, Maria Bethânia, Zé Ramalho e Geraldo Azevedo.

João Fonseca, diretor geral, é um dos nomes mais conhecidos do teatro musical, principalmente por seu trabalho em grandes produções que retratam ícones da música brasileira como Tim Maia, Cazuza e Cássia Eller, além de sucessos internacionais como “Godspell” e “O Rei do Rock – Elvis”. Atualmente, Fonseca está à frente da direção do espetáculo “Tom Jobim Musical”. Fora do teatro, ele já dirigiu séries de sucesso na TV como “Vai Que Cola” e “A Vila”.

Nello Marrese, que divide a direção geral com Fonseca, é um nome premiado no teatro brasileiro, tendo recebido prêmios como APTR, CESGRANRIO, FITA e dirigido espetáculos como “Sonho de Uma Noite de Verão”, “Despertar da Primavera” e “Evoé”.

A direção musical do espetáculo é de Tony Lucchesi, responsável também pela trilha sonora original. O diretor esteve envolvido em produções recentes e aclamadas como “A Cor Púrpura”, “Conserto Para Dois”, de Cláudia Raia e Jarbas Homem de Mello, “Bibi – Uma Vida em Musical”, entre outros. Fora do teatro, Lucchesi também é conhecido por seu trabalho como arranjador no programa “The Voice Brasil”, da TV Globo.

A adaptação musical de “Gabriela, Cravo e Canela” tem tudo para conquistar os fãs da história, tanto do livro quanto das produções audiovisuais. Ambientada em Ilhéus, nos anos 1920, a trama gira em torno do romance entre o sírio Nacib e a jovem retirante Gabriela, uma das personagens femininas mais icônicas de Jorge Amado. Além disso, a adaptação faz um paralelo com a atualidade, abordando temas como a liberdade feminina e os direitos das mulheres, incentivando o público a refletir de forma leve e divertida.

Desde sua publicação em 1958, “Gabriela, Cravo e Canela” tornou-se um sucesso mundial e foi adaptado diversas vezes. Na televisão, o romance ganhou versões em 1960 pela TV Tupi com Janete Vollu no papel de Gabriela, em 1975 pela Rede Globo com Sônia Braga e em 2012 também pela Globo com Juliana Paes. No cinema, a história foi adaptada por Bruno Barreto em 1983, novamente com Sônia Braga como protagonista.

As audições para “Gabriela – O Musical” contaram com centenas de inscritos e ocorreram entre abril e junho deste ano. Os atores e atrizes foram escalados e os ensaios estão em andamento no Rio de Janeiro. O elenco inclui Allan Castro, André Celant, Avner Proba, Beatriz Faria, Clarissa Chaves, Dan Mello, Fernanda Botelho, Gabiá, Igor Barros, Isabella Antunes, Isadora Gomes, Jennifer Lemos, Jhony Maia, Julio Lima, Lucas San, Luísa Gomes, Marcela Amorim, Matheus Damaso, Mathias José, Sarah Aysha, Sofia Kirk, Sônia Corrêa, Tairini e Vinícius Medeiros.

O espetáculo “Gabriela – O Musical” tem previsão de estreia para o final de novembro, no Rio de Janeiro. As datas e mais informações serão divulgadas em breve pelas redes sociais do musical, @gabrielaomusical.

Crédito imagem: Ramon Costa