A Galeria Cassia Bomeny, por mais um ano consecutivo, marca presença na 13ª edição da ArtRio e reúne em seu estande uma seleção de trabalhos inéditos dos artistas que representa.
Do paulistano Gustavo Prado, serão apresentados Noche de cuatro lunas, 2022 (80 x 160 x 17cm), uma instalação em metal e espelhos; e Reviravolta, 2023, escultura em metal, espelhos e cabo de aço (300 x 50 x 50cm). A curadoria é de Christiane Laclau.
As instalações escultóricas de Prado, que vive e trabalha em Nova York, manipulam o campo de visão do espectador. Feitas a partir de espelhos côncavos e convexos de diversos tamanhos, as esculturas criam algo semelhante a uma anticâmera que reconfigura o ponto de vista do observador, amplificando noções de (des)localização. Em vez de capturar um momento específico, os espelhos refletem um corpo fragmentado e uma paisagem vista de muitos ângulos simultâneos.
Vinte pinturas inéditas de 50 x 50cm compõem a série Naves, 2023, da carioca Gisele Camargo. Em acrílica sobre madeira, os trabalhos formam o painel de 2,20 x 2,75m que ocupará uma das paredes do estande da galeria na feira. De acordo com a artista, são trabalhos gráficos e simbólicos.
Uma enciclopédia de 1946, comprada num sebo em Pirenópolis, Goiás, foi o disparador do livro de artista “Biologia do futuro + catálogo de tretas” que o goiano Marcelo Solá vai lançar no espaço da galeria. Aficionado por ilustrações antigas, ele passou a desenhar sobre o original da publicação comprada e percebeu que, a partir desta intervenção, que ocorreu também no texto, surgiu uma releitura curiosa. Fotografou em alta resolução, transformou em serigrafia e assim surgiu o novo livro, que tem processo de impressão e encadernação (em tecido) 100% artesanal. A editora é a Hidrolands Grafisch ateliê, que pertence ao artista. São 200 exemplares numerados e assinados por Solá, que divide o projeto gráfico com Maurício Mota. O livro tem 40cm x 50cm e 80 páginas (R$ 7 mil).
Sobre Gustavo Prado
Gustavo Prado (São Paulo, 1981) vive e trabalha em Nova Iorque. Estudou filosofia e desenho industrial, e recebeu sua formação artística na EAV-Parque Lage. Desenvolve trabalhos com fotografia, vídeo, esculturas e instalações, tendo maior destaque para as duas últimas que estão presentes em coleções particulares e em acervos, como o do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio) e já foram exibidas, em grandes dimensões, no Coachella Music Festival na Califórnia, Casa Firjan (obra permanente), Central Park em NY, Jardim Botânico do Rio e Jardim Botânico de Miami. Já participou de bienais como Bronx Museum Biennial, BRIC Biennial em NY e 13ª Bienal do Mercosul, além de dezenas de exposições individuais e coletivas em instituições brasileiras, como MAM Rio, Paço Imperial, Itaú Cultural, e internacionais, como Galerie Richard, Gitler Gallery e Geary Gallery, entre outras. Prado é ganhador do Prêmio Projéteis de Arte Contemporânea da Funarte e participou do Programa Rumos do Itaú Cultural.
Sobre Gisele Camargo
Gisele Camargo (Rio de Janeiro, em 1970) é formada em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ, graduação que ela concluiu em paralelo a seus estudos de filosofia. Vive e trabalha na Serra do Cipó. O trabalho de Gisele Camargo tem um caráter ambíguo, no qual as imagens minimalistas e fragmentadas mesclam elementos figurativos e abstratos, conformando uma estética misteriosa, do imaginário. Em todo o seu processo é possível notar uma racionalidade arquitetônica que organiza os elementos compositivos a fim de uma figuração dos espaços, que se desdobra para além dos limites físicos das obras.
Sobre Marcelo Solá
Assíduo desenhista, Marcelo Solá se comunica principalmente através desta linguagem. O artista transmite sua maneira de ver o mundo e a vida cotidiana nas cidades, com constantes destaques para a arquitetura. Explora seus traços em mídias diversas, como a serigrafia, a monotipia e até a instalação. Participou de importantes exposições no Instituto Tomie Ohtake, na Funarte, nos Museus de Arte Moderna do Rio de Janeiro e de São Paulo, no Centro Cultural São Paulo, no Festival de Cultura da Bélgica, na 25ª Bienal de São Paulo e no Drawing Center, (Nova York). Recebeu prêmios como a “Bolsa de Apoio a Pesquisa e Criação Artística”, da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e duas vezes o “Prêmio Projéteis de Arte Contemporânea”, da Funarte. Além disso, ainda participou de residências artísticas no Brasil e no exterior, como nos Estados Unidos, Canadá e Holanda.
Sobre a Galeria Cassia Bomeny
A Galeria Cassia Bomeny foi inaugurada em 2015. É especializada em artistas da década de 1970 em diante, sobre a pesquisa contemporânea brasileira, fomentando a produção atual de artistas consagrados e, ao mesmo tempo, as novas gerações. Promove o colecionismo e a circulação das artes visuais nas esferas públicas e privadas, com agenda constante de exposições. Participa das principais feiras de arte do país e apoia publicações e exposições institucionais.
SERVIÇO:
Galeria Cassia Bomeny | ArtRio 2023
Marina da Glória – estande D12
Av. Infante Dom Henrique, s/n – Glória
Horários:
Preview – Qua (13): 13h às 21h
Qui (14) e Sex (15): 14h às 21h
Sáb (16): 14h às 21h
Dom (17): 14h às 20h
Galeria Cassia Bomeny
End: Rua Garcia d’Avila, 196 – Ipanema
Rio de Janeiro | RJ
Tel: (21) 97390-5995
Website: https://cassiabomeny.com.br/
Instagram: @cassiabomenygaleria