Uma análise recente realizada pela Latam Intersect Intelligence, apurada por meio do Relatório de Análise Emocional utilizando a tecnologia Delta Analytics, revelou as emoções dos usuários do TikTok em relação aos modelos de trabalho presencial, híbrido e remoto. Os resultados indicam um descontentamento dos usuários da rede com o trabalho presencial e um apoio significativo ao modelo híbrido.
De acordo com o monitoramento, 53% das pessoas expressaram sentimentos de distanciamento emocional em relação ao trabalho presencial. Essa desconexão sugere que elas buscam ambientes de trabalho que oferecem mais flexibilidade e uma cultura colaborativa, evidenciando uma aversão a estruturas hierárquicas rígidas e à falta de autonomia.
Em contraste, o trabalho híbrido foi avaliado de forma positiva por 39% dos entrevistados, que relataram sentimentos de felicidade nos posts sobre o assunto. “A análise revela que os usuários do TikTok, majoritariamente pessoas da geração Z, se sentem cada vez mais desconectados dos modelos tradicionais de trabalho presencial. Por outro lado, o trabalho híbrido é visto como positivo, refletindo o desejo dessa geração por flexibilidade e um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional”, comenta Carolina Merlin, especialista jurídica e em soluções de RH da Mauve Group.
Por outro lado, a emoção dos posts sobre trabalho remoto trouxe um resultado surpreendente: 89% dos usuários expressaram ressentimento. Esse sentimento pode estar relacionado à diminuição das vagas remotas disponíveis no mercado, que caiu 14% entre 2023 e 2024, conforme dados do LinkedIn.
A especialista ressalta que “os empregadores que adotam modelos híbridos ou remotos têm mais probabilidade de obter maior engajamento e produtividade, pois atendem às necessidades dos trabalhadores, principalmente dos mais jovens”. Ela acrescenta que “o trabalho flexível não apenas reduz o estresse, mas também apoia o bem-estar dos funcionários e a retenção de talentos.”
Carolina reforça que no Brasil, onde o desengajamento no trabalho é alto, os modelos híbrido e remoto podem ser soluções eficazes para lidar com a insatisfação, aumentando o bem-estar dos funcionários: “existem inúmeros profissionais de alto nível que não podem comparecer ao escritório devido a diferentes fatores, como distância e problemas pessoais”, explica Carolina. “O argumento de ‘cultura colaborativa’ usado por grandes empresas que anunciaram recentemente seu retorno ao trabalho 100% presencial, é compreensível, mas os empregadores que adotam modelos híbridos têm mais probabilidade de obter maior engajamento e produtividade, pois atendem às necessidades dos trabalhadores, principalmente dos mais jovens”, analisa.
Os Relatórios de Análise Emocional (AE Reports), gerenciados pela área de inteligência da Latam Intersect, revelam as emoções mais associadas a uma determinada marca, produto ou assunto na web, seja nas notícias e em qualquer plataforma de rede social. Os dados de AE são específicos por idioma e país, permitindo que os gestores de marca comparem os sentimentos mais comumente associados a sua marca ou produto com os principais concorrentes, além de monitorar ao longo do tempo ou em relação a marcos importantes (eventos, lançamentos, campanhas, etc). Desenvolvidos por especialistas em otimização de empatia orientada por dados, a Delta Analytics BV, os Relatórios de AE estão disponíveis exclusivamente na América Latina através da Latam Intersect PR.
Mauve Group
Com mais de 28 anos de experiência, a Mauve Group é um fornecedor global líder de soluções de RH, Employer of Record e consultoria empresarial. O grupo desenvolveu conhecimento global para dar suporte a empresas de qualquer tamanho que planejam expandir internacionalmente.
Delta Analytics BV (DA BV) e Relatórios de Clima Emocional (ECR)
A Delta Analytics BV é especializada em otimização de empatia baseada em dados. A equipe de investigadores da DA BV trabalha na compreensão e aplicação do princípio da empatia – ver o mundo como os outros o veem (independentemente de concordar ou mesmo compreendê-los). Este trabalho envolve fonte de informações, pesquisa não condicional, medição e comparação de fatores humanísticos, como emoções associadas a diferentes questões, sem realmente influenciá-las.