Há 35 anos de enfrentamento e compromisso: Dia Mundial de Luta Contra a AIDS
No Brasil, a convivência com o HIV/AIDS é uma realidade que se mostra possível quando o preconceito é deixado de lado. Entretanto, a realidade ainda nos revela que mais de 10 mil vidas são perdidas anualmente para a AIDS. Um número que poderia ser significativamente reduzido com diagnósticos precoces e acolhimento integral e equitativo no Sistema Único de Saúde (SUS). Muitas pessoas vivem com HIV sem o saber, enquanto outras, cientes de sua condição, evitam o tratamento devido ao estigma e discriminação social.
No dia 1º de dezembro de 2023, a partir das 13h, o Grupo Pela Vidda RJ estará presente na Praça da Cinelândia, em frente à Câmara Municipal do Rio de Janeiro, promovendo um ato político para fortalecer a luta pelo combate ao HIV/AIDS. Após mais de 40 anos desde o início da epidemia no Brasil, novos casos continuam a surgir diariamente, especialmente entre os jovens e os mais vulneráveis socialmente.
A iniciativa contemplará uma exposição com um varal de frases e imagens impactantes que narram a história do combate ao HIV/AIDS no Brasil ao longo dos anos. O emblemático laço vermelho, criado em 1991, símbolo de luta e solidariedade diante do HIV, estará presente, juntamente com faixas informativas. Serão distribuídos kits de prevenção contendo preservativos, informativos e orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), e HIV/AIDS. Além disso, serão realizados testes rápidos de HIV com fluido oral, com a oferta de auto testes do HIV para aqueles que manifestarem interesse.
O evento culminará com a iluminação vermelha da Câmara Municipal e, às 17h30, a cerimônia de reinstalação da ‘Frente Municipal de Luta contra o HIV/AIDS’, liderada pela vereadora Mônica Benício, coordenadora da Frente.
O Grupo Pela Vidda RJ, entidade sem fins lucrativos, destaca a importância da contribuição da sociedade para continuar sua missão. As doações podem ser feitas através da conta no Banco Bradesco, agência 0468, conta corrente 165.355-5, CNPJ 35798651/0001-53.
No Dezembro Vermelho, unamo-nos contra o estigma e pela conscientização, promovendo uma sociedade mais justa e informada na batalha contínua contra o HIV/AIDS.