Ícone da literatura infantil brasileira, Ruth Rocha é destaque da Feira do Livro 2024

A autora, que acaba de renovar contrato de exclusividade com a Salamandra, trará para os leitores obras clássicas de seu catálogo

A escritora Ruth Rocha, 93 anos, que acaba de renovar por mais 15 anos a parceria com a Salamandra, editora da Santillana Educação, será, mais uma vez, um dos destaques da Feira do Livro 2024. O evento irá reunir mais de 150 expositores entre editoras, livrarias e instituições culturais, além de dezenas de autores nacionais, na praça Charles Miller, em São Paulo, de 29 de junho a 7 de julho.
‎‌  ‏ 
Ruth Rocha irá expor em uma tenda exclusiva o seu catálogo com mais de 140 obras lançadas com a Salamandra. Os visitantes poderão adquirir cerca de 50 títulos clássicos criados pela autora, entre eles, obras amadas por gerações como ‘Marcelo Marmelo Martelo, ‘O Reizinho Mandão’ e seu mais recente trabalho, ‘O Grande Livro dos Macacos’.

Contação de histórias

As crianças presentes na Feira ainda terão a chance de ouvir as histórias criadas por Ruth Rocha narradas pela contadora Marina Bastos. A contação de histórias ocorrerá todos os dias no Tablado Literário, espaço reservado dentro da área do evento. Com acesso gratuito, será uma oportunidade para os pequenos leitores conhecerem um pouco mais da obra de uma das escritoras mais queridas do Brasil.

A Feira do Livro é uma iniciativa da Associação Quatro Cinco Um, organização sem fins lucrativos voltada para a difusão do livro na sociedade brasileira, e da Maré Produções, escritório de arquitetura especializado em exposições e feiras culturais, com apoio do Ministério da Cultura.

Os visitantes terão à disposição uma programação especial focada nas crianças, com workshops e diversas atividades ligadas à promoção da leitura. Nesta edição, além de dois palcos em que os autores participantes se apresentam, haverá outros espaços espalhados entre os estandes das editoras que poderão receber pequenos debates e lançamentos de livros.

Mais de meio século de infância

Ruth Rocha nasceu na capital paulista em 1931 e, ao longo da vida, foi orientadora educacional e editora. Começou a escrever artigos sobre educação para a revista Cláudia, em 1967. Em 1969, teve início a produção de histórias infantis para a revista Recreio. Em 1976 teve o primeiro livro editado e, desde então, publicou mais de cem livros em território brasileiro e vinte no exterior, em 25 idiomas diferentes.

A escritora foi uma das primeiras a fazer parte dos catálogos Moderna e Salamandra, e em 2009, passou a ser, oficialmente, autora exclusiva da casa. Ao longo dos seus mais de 50 anos de carreira, já superou a marca de 40 milhões de exemplares vendidos e encantou várias gerações de crianças do Brasil e do mundo.

Em maio de 2024, a autora estendeu a parceria de exclusividade com a Salamandra. A renovação do contrato inclui a atualização de parte de seu catálogo existente na editora e assegura a exclusividade das obras de Ruth Rocha por mais 15 anos

Serviço:

Feira do Livro 2024

Exposição Ruth Rocha:

Local: Tenda 58

De 9 de junho a 7 de julho de 2024, das 10h às 21h

Praça Charles Miller, Pacaembu, São Paulo – SP

Contação de Histórias Ruth Rocha:

Contadora: Marina Bastos

Local: Tablado Literário

Dia 29/06: das 13h às 14h

Dias 1 a 5/7 das 16h30 às 17h30

Dias 6 e 7/7 das 16h às 17h

Dia 30/07: das 16h às 17h