O Centro Cultural João Nogueira/Imperator, no Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro, vai ser reinaugurado em grande estilo no dia 3 de novembro, com um show do sambista Diogo Nogueira, filho do patrono da casa. Após quase um ano sem atividades, a casa de espetáculos está retomando sua programação com uma infraestrutura completamente renovada, incluindo melhorias nas paredes, telhado, rede hidráulica e um novo sistema de ar-condicionado central.
Um dos maiores polos culturais de toda a cidade, o local volta a receber a população fluminense em um ambiente recuperado e preparado para grandes artistas e apresentações históricas. A agenda de novembro já está fechada e promete momentos memoráveis, reforçando o papel do centro como um espaço plural e democrático da Zona Norte.
“A reabertura do Imperator marca um momento especial para a cultura do Rio de Janeiro. Esse espaço tão simbólico do Méier volta renovado e ainda mais preparado para receber o público com conforto e segurança. Acreditamos que a cultura e a arte são capazes de transformar vidas”, disse Jackson Emerick, presidente da Fundação Anita Mantuano de Artes do Rio de Janeiro.
Programação especial de reabertura

O Imperator é um dos principais polos culturais da Zona Norte do Rio de Janeiro (Foto: Reprodução – Funarj)
Para comemorar a reinauguração, o Imperator contará com uma série de apresentações mais que especiais ao longo do mês de novembro. Quem faz as honras do show de reabertura é Diogo Nogueira, filho do também sambista João Nogueira – eternizado não só por seu legado musical, mas também como patrono do Imperator.
Além do cantor, estão na programação David Brazil, Rodrigo Sant’Anna, Michael Sullivan e Elba Ramalho. Confira a lista completa das atrações e os respectivos dias abaixo:
03/11 (segunda-feira): Diogo Nogueira
05/11 (quarta-feira): David Brazil
06/11 (quinta-feira): Lobão
07/11 (sexta-feira): Rodrigo Sant’Anna
09/11 (domingo): Ayrton Ramos
10/11 (segunda-feira): Balaio Bom – Tributo a Arlindo Cruz
13/11 (quinta-feira): Big Jaum
14/11 (sexta-feira): Sérgio Lopes
18/11 (terça-feira): Catedral
19/11 (quarta-feira): Michael Sullivan
20/11 (quinta-feira): Gabi Gabizoca
24/11 (segunda-feira): Elba Ramalho
26/11 (quarta-feira): Nico, Dalto e Biafra
Renovação completa

Batizado em homenagem ao sambista João Nogueira, o Centro Cultural está localizado no Méier (Foto: Reprodução_Funarj)
O centro cultural, fechado desde janeiro deste ano, apresentava um grande desgaste estrutural em alguns ambientes, além de necessitar de melhorias na rede hidráulica e no sistema central de ar-condicionado. A partir do início da administração da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj), que assumiu o Imperator em agosto de 2024, ações de renovação começaram a ser executadas no local.
Entre as ações executadas, estão a eliminação de infiltrações, cobertura do terraço, pintura das paredes e recuperação e polimento do piso da escada e do foyer. Além disso, foi realizada a revisão do Acervo de João Nogueira, exposto na entrada do equipamento cultural, e uma reforma hidráulica completa. A revitalização contou com foco especial na iluminação do local, que ganhou novas lâmpadas LED na plateia e banheiros, e já garantiu o Certificado de Aprovação do Corpo de Bombeiros.
Em parceria com a Empresa de Obras Públicas RJ (Emop-RJ), a Funarj também finalizou um processo de licitação para a realização de uma melhoria no sistema central de ar-condicionado do centro cultural. A mudança na rede de equipamentos de climatização do centro cultural teve como o objetivo garantir um ambiente mais agradável para os visitantes.
