Início » Ivaldo Bertazzo aborda a psicomotricidade no período de desenvolvimento juvenil em lançamento pelas Edições SESC-SP

Ivaldo Bertazzo aborda a psicomotricidade no período de desenvolvimento juvenil em lançamento pelas Edições SESC-SP

Em Próximo passo: adolescência, o autor mostra uma vez mais sua profunda compreensão da estrutura corporal e a integração das funções motoras e psíquicas em consequência da maturidade do sistema nervoso, abordando dimensões biológicas, psicológicas e sociais

por Redação
Ivaldo Bertazzo

 trabalha, desde os anos 1970, na educação do corpo e na transformação do gesto como manifestação da própria individualidade. Conhecido coreógrafo, ao longo de sua trajetória atuou diretamente não somente com a dança e a arte, mas, também, nas áreas da saúde, educação e esporte. Seu contato com adolescentes permeia todos esses setores com atuação em diversas camadas sociais, com forte dedicação nas periferias dos grandes centros urbanos, trabalhando com jovens em situação de risco e criando, inclusive, belos espetáculos com eles, como foi o caso do projeto Dança Comunidade, realizado em parceria com o Sesc São Paulo.

CapaTendo publicado 4 livros somente com as Edições Sesc SP, e abordado a infância e a velhice, é natural que dedique um título ao tema da adolescência, uma fase repleta de complexidades, mudanças e descobertas. Por meio de uma linguagem acessível e de recursos audiovisuais de apoio – ilustrações de exercícios, registros de oficinas de expressão corporal e uma série de vídeos acessíveis por QR code–, ele possibilita aos jovens, assim como a todos os envolvidos em seu convívio ou educação, vislumbrar formas de estar no mundo conscientes de si, dos outros e do seu espaço individual e coletivo.

Em Próximo passo:adolescência Bertazzo traz conceitos que mostram que a adolescência, mais do que uma ponte, uma transição para a fase adulta, é uma fase de constituição que, por meio dos conceitos da psicomotricidade, pode auxiliar na reconexão entre movimento e consciência.

Na apresentação do livro, o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, afirma: “A íntima relação entre corpo e mente, viabilizando gestos e movimentos cotidianos – inclusive aqueles que sequer julgávamos capazes de fazer -, é premissa da sugestão de Ivaldo Bertazzo direcionada aos adolescentes, para que exercitem a plena atenção de suas dimensões físicas e psíquicas”.O livro conta, ainda, com videoprefaciodo cineasta e videoartista Raimo Benedetti e com posfácio de Rubens Kignel, psicoterapeuta e PhD em comunicação e semiótica pela Universidade de Bologna.

“Meu desejo é contribuir para que juntos – pais, educadores e sociedade – possamos tecer uma rede de pensamentos e ações que dê sustentação a nossos jovens enquanto atravessam o oceano de suas incertezas rumo à conquista da autonomia. Uma rede que possibilite a eles se colocar, inteiros e capazes, diante de qualquer desafio presente e futuro”, pondera Bertazzo.

O AUTOR

Coreógrafo e educador corporal reconhecido, Bertazzo é um dos maiores nomes da dança e dos espetáculos artísticos do Brasil. Com profundo interesse pelo movimento do corpo e seus reflexos na formação do pensamento, viajou o mundo incorporando a cultura gestual de diversos lugares, até criar, em 1975, a Escola de Reeducação do Movimento – Método Bertazzo. Ministra cursos presenciais e on-line, oficinas e workshops no Brasil e exterior para profissionais de diferentes setores como saúde, educação, esporte, dança e arte.É autor, ainda, de diversas publicações, várias delas publicadas pelas Edições Sesc São Paulo.

EDIÇÕES SESC SÃO PAULO

Pautadas pelos conceitos de educação permanente e acesso à cultura, as Edições Sesc São Paulo publicam livros em diversas áreas do conhecimento e em diálogo com a programação do Sesc. A editora apresenta um catálogo variado, voltado à preservação e à difusão de conteúdos sobre os múltiplos aspectos da contemporaneidade.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Não estou interessado em compartilhar. Clique aqui para voltar para o conteúdo!
This window will automatically close in 10 seconds
Share via