Ivaldo Bertazzo

Ivaldo Bertazzo aborda a psicomotricidade no período de desenvolvimento juvenil em lançamento pelas Edições SESC-SP

Em Próximo passo: adolescência, o autor mostra uma vez mais sua profunda compreensão da estrutura corporal e a integração das funções motoras e psíquicas em consequência da maturidade do sistema nervoso, abordando dimensões biológicas, psicológicas e sociais

por Redação

 trabalha, desde os anos 1970, na educação do corpo e na transformação do gesto como manifestação da própria individualidade. Conhecido coreógrafo, ao longo de sua trajetória atuou diretamente não somente com a dança e a arte, mas, também, nas áreas da saúde, educação e esporte. Seu contato com adolescentes permeia todos esses setores com atuação em diversas camadas sociais, com forte dedicação nas periferias dos grandes centros urbanos, trabalhando com jovens em situação de risco e criando, inclusive, belos espetáculos com eles, como foi o caso do projeto Dança Comunidade, realizado em parceria com o Sesc São Paulo.

CapaTendo publicado 4 livros somente com as Edições Sesc SP, e abordado a infância e a velhice, é natural que dedique um título ao tema da adolescência, uma fase repleta de complexidades, mudanças e descobertas. Por meio de uma linguagem acessível e de recursos audiovisuais de apoio – ilustrações de exercícios, registros de oficinas de expressão corporal e uma série de vídeos acessíveis por QR code–, ele possibilita aos jovens, assim como a todos os envolvidos em seu convívio ou educação, vislumbrar formas de estar no mundo conscientes de si, dos outros e do seu espaço individual e coletivo.

Em Próximo passo:adolescência Bertazzo traz conceitos que mostram que a adolescência, mais do que uma ponte, uma transição para a fase adulta, é uma fase de constituição que, por meio dos conceitos da psicomotricidade, pode auxiliar na reconexão entre movimento e consciência.

Na apresentação do livro, o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, afirma: “A íntima relação entre corpo e mente, viabilizando gestos e movimentos cotidianos – inclusive aqueles que sequer julgávamos capazes de fazer -, é premissa da sugestão de Ivaldo Bertazzo direcionada aos adolescentes, para que exercitem a plena atenção de suas dimensões físicas e psíquicas”.O livro conta, ainda, com videoprefaciodo cineasta e videoartista Raimo Benedetti e com posfácio de Rubens Kignel, psicoterapeuta e PhD em comunicação e semiótica pela Universidade de Bologna.

“Meu desejo é contribuir para que juntos – pais, educadores e sociedade – possamos tecer uma rede de pensamentos e ações que dê sustentação a nossos jovens enquanto atravessam o oceano de suas incertezas rumo à conquista da autonomia. Uma rede que possibilite a eles se colocar, inteiros e capazes, diante de qualquer desafio presente e futuro”, pondera Bertazzo.

O AUTOR

Coreógrafo e educador corporal reconhecido, Bertazzo é um dos maiores nomes da dança e dos espetáculos artísticos do Brasil. Com profundo interesse pelo movimento do corpo e seus reflexos na formação do pensamento, viajou o mundo incorporando a cultura gestual de diversos lugares, até criar, em 1975, a Escola de Reeducação do Movimento – Método Bertazzo. Ministra cursos presenciais e on-line, oficinas e workshops no Brasil e exterior para profissionais de diferentes setores como saúde, educação, esporte, dança e arte.É autor, ainda, de diversas publicações, várias delas publicadas pelas Edições Sesc São Paulo.

EDIÇÕES SESC SÃO PAULO

Pautadas pelos conceitos de educação permanente e acesso à cultura, as Edições Sesc São Paulo publicam livros em diversas áreas do conhecimento e em diálogo com a programação do Sesc. A editora apresenta um catálogo variado, voltado à preservação e à difusão de conteúdos sobre os múltiplos aspectos da contemporaneidade.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via