Jonas Bloch estreia curta temporada do espetáculo “Delírio”, com textos de Manoel Barros, no Teatro Vannucci

por Redação
Jonas Bloch estreia curta temporada do espetáculo “Delírio”

Baseado na obra do poeta Manoel de Barros (1916-2014), o espetáculo “Delírio”, com Jonas Bloch, estreia uma curta temporada no Rio de Janeiro, no dia 6 de setembro, no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea. Concebido pelo próprio ator, a peça faz um mergulho poético e encantador nas múltiplas facetas de Barros — considerado um dos maiores poetas brasileiros do século XX, celebrado por sua poesia inventiva, sensível e, nas palavras de Carlos Drummond de Andrade, “o maior poeta vivo”.

A montagem reúne textos selecionados pelo ator, que convida o público a vivenciar rememorações, risadas, humanidade, memórias de infância e provocações, tudo inserido em um cenário também concebido por ele mesmo, mesclando painéis, objetos, texturas e desenhos inspirados no universo visual do vanguardista Arthur Bispo do Rosário.

“Sofisticado e ao mesmo tempo popular, Manoel de Barros nos transporta às suas reminiscências numa linguagem elaborada, fascinante, inovadora e cheia de humor”, conta Jonas, que, com mais de 60 anos de carreira, segue a todo vapor e repleto de projetos.

Além de escrever, dirigir, atuar e assinar a cenografia do espetáculo, ele também mantém ativa sua produção artística como pintor e escultor, com obras expostas em Ouro Preto, e recentemente lançou o livro “Histórias de Bastidores” pela Polobooks, reunindo “causos” curiosos de mais de 100 artistas, além de ter protagonizado o longa “Viva a Vida”, lançado em janeiro nos cinemas e agora disponível na Netflix. Jonas também está no ar na reprise da novela “A Viagem”, de Ivani Ribeiro, na TV Globo, como o vilão Ismael.

Sobre Jonas Bloch
Nascido em Belo Horizonte em 8 de fevereiro de 1939, Bloch iniciou sua carreira no teatro em 1958 e estreou na televisão em 1969, na novela “Algemas de Ouro”, da TV Record. Desde então, destacou-se interpretando antagonistas marcantes em produções como “Corpo Santo”, “A Viagem” e “Bicho do Mato”. Paralelamente à carreira de ator, formou-se em Belas Artes pela UFMG, com estudos em Artes Visuais e Design de Interiores, e também atuou como professor de interpretação. No cinema, sua filmografia inclui importantes títulos da produção nacional como “Quilombo” (1984), “Avaeté – Semente da Vingança” (1985), “Amarelo Manga” (2001), “Carandiru” (2003) e “Amor?” (2011). Artista múltiplo, Bloch construiu uma carreira sólida e versátil, marcada por personagens intensos, pela dedicação à cena cultural brasileira e pelo diálogo constante entre teatro, televisão, cinema e artes visuais.

Serviço

Espetáculo ‘Delírio’, com Jonas Bloch.
Teatro Vanucci – Shopping da Gávea. Rua Marquês São Vicente 52, 3º andar, Loja 371 – Rio de Janeiro.
Sábados –  6 e 13 de setembro, às 20h.
Domingos — 7 e 14 de setembro, às 19h30.
60 minutos. Livre.
Ingressos: Sympla
R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia).

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend