Início » Joyce Moreno faz show “Aquelas coisas todas” no Soberano, em Itaipava

Joyce Moreno faz show “Aquelas coisas todas” no Soberano, em Itaipava

Participação especial de Tutty Moreno

por Redação
Joyce Moreno

Os versos cantados por Elis Regina pediam uma casa no campo, discos, livros, amigos e nada mais. Moradores e visitantes de Itaipava, no entanto, ainda ansiavam por algo. E ganharam com a inauguração do “Soberano”, no início de maio. Mais do que uma casa de espetáculos, o espaço vai reunir shows, teatro, gastronomia e charutaria em um lugar que se tornará uma das grandes referências brasileiras em arte e cultura. Shows de Joyce, Zélia Duncan, João Donato, Lenine e espetáculos com Fernanda Montenegro, Júlia Rabello e Clarice Niskier já estão confirmados para os próximos meses.

Nesta quinta, sexta e sábado, a casa recebe a compositora e cantora Joyce Moreno, que teve inúmeros parceiros ao longo dos mais de 50 anos de trajetória musical. O show “Aquelas Coisas Todas” é baseado no livro que escreveu durante a pandemia. Fez ajustes em “Fotografei Você na Minha Rolleyflex”, de 1997, e criou uma segunda parte, “Tudo É uma Canção”. No show, participação especial do músico Tutty Moreno.

“…Uma das maiores cantoras de todos os tempos!… Como se não bastasse, Joyce é grande compositora e toca todo aquele violão! Eta mulhézinha danada!””.
– Antonio Carlos Jobim, 1987.

“Joyce é um tesouro brasileiro”.
– Revista Downbeat, EUA, 2010.

“A capacidade musical que possui me surpreendeu quando, anos depois, ela ressurgiu tocando violão como os melhores (na terra de João Gilberto, Dori, Gil e João Bosco, isso não é pouca brincadeira), cantando com afinação precisa, compondo com imaginação harmônico-melódica original. ”
Caetano Veloso, 2011.

Nascida no Rio de Janeiro, a cantora, compositora, arranjadora e instrumentista JOYCE MORENO tem em sua bagagem uma extensa discografia e cerca de 400 gravações de músicas suas por alguns dos maiores nomes da música popular brasileira, como Elis Regina, Maria Bethânia, Monica Salmaso, Gal Costa, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Edu Lobo, Emilio Santiago, Boca Livre, Nana Caymmi, Zizi Possi, Elizeth Cardoso, Simone, Leny Andrade e muitos outros. Na área internacional, tem sido gravada por nomes de peso como Annie Lennox, Wallace Roney, Omara Portuondo, Black Eyed Peas, David Sanchez, Jon Lucien, Claus Ogerman, Gerry Mulligan, Till Brönner, Flora Purim e outros mais. Composições suas têm sido utilizadas em trilhas sonoras de filmes (como “O Jogador”, de Robert Altman, e “Legalmente Loira”), animações (participou da trilha do anime japonês “Wolf’s Rain” em parceria com a compositora japonesa Yoko Kanno), em programas de TV e em espetáculos teatrais. Sua marca registrada foi, desde o início da carreira, a linguagem feminina na 1ª pessoa, no que foi pioneira: foi a primeira compositora brasileira a se expressar desta forma na história da MPB, abrindo caminho para um sem-número de outras criadoras que viriam depois.

Recebeu 4 indicações ao Grammy Latino e tem até o momento 34 CDs e 2 DVDs individuais, além de compilações e participações. Atualmente, seu trabalho segue também trilha internacional, com turnês mundiais a cada ano e gravações de novos discos em diferentes países, sem perder nunca sua identidade brasileira-feminina. Apresenta-se anualmente no circuito Blue Note no Japão e em festivais de jazz e em turnês na Europa, Estados Unidos e Canadá.

MULTIMIDIA:
No ano de 1997, iniciou também uma nova fase em seu trabalho, com o lançamento de seu 1º livro de crônicas, Fotografei Você na Minha Rolleyflex, uma memória sobre os bastidores da MPB do início de sua carreira, pela editora MultiMais. Escreveu também uma coluna semanal no jornal carioca “O Dia”, de 1998 a 2000.

Entre 1999 e 2002, realiza um projeto seu para TV, a série “Cantos do Rio”, que mostra a MPB e seus criadores pelo Rio de Janeiro. Em 2010/2011 cria e apresenta outra série para a MultiRio, ‘No Compasso da História’, a História do Brasil contada através da MPB, em 15 documentários. Em 2012, também para a MultiRio, cria e apresenta a série ‘Pequenos Notáveis’, sobre a infância dos nossos grandes compositores.

Serviço:

Data: Joyce Moreno no Soberano

Horários: 26 a 28 de Maio -Quinta a domingo, a partir de 20h

Link para compras: https://www.sympla.com.br/eventos?s=Soberano&tab=eventos

Soberano” – Estrada União Indústria, 11.000, Shopping Itaipava, Petrópolis

Artigos relacionados

1 comentário

Deixe um comentário

Share via