Fim de ano, tempo de refletir sobre o que fizemos e pensar em como podemos melhorar nossa comunidade e ajudar o próximo. E o livro infantil “A Andorinha e o Príncipe Feliz”, da Sagarana Editora, chega às livrarias trazendo esse sentimento de acolhimento em suas páginas. O texto, assinado pelo autor e professor Claudenir Gonçalves, é uma adaptação do conto “O Príncipe Feliz”, do escritor irlandês Oscar Wilde, com delicadas ilustrações do artista plástico Lucas Lopes. O lançamento será no dia 3 de dezembro, domingo, às 16h, na Livraria Blooks, em Botafogo. O autor, acompanhado da cantora (e educadora musical) Barbara Lau, fará uma leitura dramatizada e musicada.
Um conto que encanta…Assim pode ser definida a obra “A Andorinha e o Príncipe Feliz”. A ideia surgiu quando o autor Claudenir ouviu pela primeira vez, e em alemão, o conto de Oscar Wilde, que data de 1880. Impressionado com a beleza da história, o professor de português resolveu adotar a obra como livro extraclasse para seus jovens alunos. Alguns se queixaram da dificuldade com a linguagem e assim nasceu o sonho de recontar a história em português, numa linguagem acessível para crianças, jovens e adultos.
Ilustrado com delicadas aquarelas do artista plástico mineiro Lucas Lopes, o livro poema conta a história de uma andorinha que vaga pelos céus, sem rumo definido, em busca de um amor. Até que se depara com a bela estátua de um príncipe que sofria com as injustiças que via. O pássaro se apaixona e decide ajudar seu amado a doar o que tem em benefício ao próximo. Um conto que fala de amor, de empatia e de doação ao outro, escrito há mais de 130 anos e que se mantém atual por enfatizar a importância da solidariedade.
– Nesse trabalho, procurei respeitar, ao máximo, o conto original, preservando todos os fatos essenciais da obra de Oscar Wilde, numa linguagem acessível e divertida para todas as idades, explica Claudenir.
O autor:
Claudenir Gonçalves é carioca, formado em letras (português-alemão) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com especialização em língua portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Viveu na Alemanha entre 1979 e 1982, dedicando-se ao aprendizado de idiomas (alemão, espanhol e francês) na Universidade de Erlangen-Nuremberga e coordenando atividades culturais para crianças e jovens latinos.
No Brasil, lecionou de 1992 a 2021 na Escola Alemã Corcovado como professor de Português (língua materna e segunda língua), e, em 2017, publicou o Brasileirinho, livro de português para crianças e jovens estrangeiros e brasileiros que vivem no exterior. Atualmente dedica-se à escrita de material e livros didáticos e paradidáticos.
O ilustrador:
Lucas Lopes é mineiro, formado em artes visuais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Viveu em São Paulo por mais de dez anos e atualmente trabalha com ilustração de livros, revistas, álbuns musicais, além de criar cenários e instalações para galerias e espaços expositivos.
A Editora:
Sagarana Editoral tem seu foco voltado para livros em língua portuguesa, administrada pela designer Flávia da Matta e a jornalista e editora Taís Facina. Com sede em Lisboa, a editora trabalha sua distribuição por toda a Europa e, desde 2021, passou a vender livros também no Brasil. Seu catálogo conta com obras de novos autores, além de clássicos como José de Alencar e Machado de Assis, entre outros.
A Andorinha e o Príncipe Feliz
- Autor: Claudenir Gonçalves
- Ilustração: Lucas Lopes
- Editora : Sagarana
- Valor: R$ 55
Lançamento:
- Data: 03 de dezembro, domingo, às 16h
- Local: Blooks Livraria
- Endereço: Praia de Botafogo, 316 Botafogo
- Leitura dramatizada e musicada pelo autor e Barbara Lau