Encruza Literária

Oficina Raquel promove série de encontros literários no Boteco Damião, durante a FLIP 2023

Conceição Evaristo, Cintia Barreto, Cidinha da Silva, Marcelo Moutinho e Jamil Chade estão na programação da Encruza Literária que coloca os livros e a leitura na rua para discutir seus temas na mesa do bar

por Redação

Encruza, na cosmogonia afro-brasileira, se coloca como lugar da comunicação e das trocas. E entroncamento de caminhos. É isso que Encruza Literária propõe levar para a FLIP 2023: um espaço onde saberes, pessoas e ideias diversas se encontram. Um local que proporcione o cruzamento de conhecimentos através de debates e conversas livres. Esta será a tônica da programação criada pela Editora Oficina Raquel que ocupará o Boteco Damião, no Centro Histórico de Paraty, no Rio de Janeiro, nos dias do evento.

Conversas ao ar livre, gratuitas e com um incrível cardápio de temas e petiscos, serão o ambiente de 11 momentos de bate-papos e trocas de ideias em meio a mesas do bar, de 22 a 26 de novembro, na charmosa esquina da Rua Santa Rita. Será tudo no melhor estilo “Conversa de Botequim”, para Noel Rosa nenhum botar defeito.

“Quando pensamos em montar a Encruza Literária desejamos convidar a literatura para sentar no bar e tomar um ‘biricotico’ conosco. Ao longo dos dias da Flip, estaremos juntos promovendo conversas sobre temas atuais, no melhor lugar para se fazer isso, no boteco!”, revela a editora Raquel Menezes, animada com a programação.

Além das bebidinhas e quitutes, o cardápio de encontros promovidos pela Oficina Raquel traz, entre seus destaques, conversas sobre temáticas como: mulher, cidade e direitos, literatura infantil, ilustração, 20 anos da lei 10.639/03 (educação antirracista), uma mesa especial dedicada a homenageada do evento, Pagu; dentre outros assuntos.

Para Philippe Valentim, que assina a curadoria do espaço com Raquel Menezes, “Construir uma encruza literária dentro da FLIP, significa pensar o Brasil real, profundo, afro diaspórico e rueiro no seu lugar exusíaco, a  encruza. A palavra é o cerne da literatura, quando ela encontra uma cerveja gelada e bons interlocutores, não tem como dar errado”.

Por lá passarão nomes como Conceição Evaristo, uma dos maiores nomes da literatura contemporânea, em conversa com o público sobre seu mais recente lançamento Macabéa, Flor de Mulungu (Ed. Oficina Raquel) –  ilustrado em que Conceição relê Clarice -, seguido pela primeira sessão de autógrafos do livro. Além dela, também destacamos as presenças da escritora Cidinha da Silva, do babalorixá e escritor Rogério Athayde, do jornalista internacional Jamil Chade, e de Cíntia Barreto, também confirmada na programação da Flipinha.

O objetivo é colocar o livro e a literatura na rua, no bar, na encruza; promovendo uma programação diversa, gratuita e de qualidade. Se a rua é local do encontro, conforme afirmou João do Rio, o bar pode ser também lugar de literatura. A Encruza Literária na FLIP 2023 será o lugar da troca de ideias, de risadas e conversas.

Encruza Literária é uma iniciativa da Editora Oficina Raquel, com patrocínio da Gráfica Forma Certa, parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e com as editoras Nova Fronteira, Tapioquinha, Aletria e  Primavera Editorial. A iniciativa faz parte do rol de parceiros oficiais da Flip e agradece ao Boteco Damião pela acolhida.

ENCRUZA LITERÁRIA – PROGRAMAÇÃO

DIA 22

17h- Uma brinde a elas – uma homenagem às mulheres dos livros

Com Talita Facchini, Cinthya Müller, Barbara Kraus

DIA 23: 

11h – Como o livro chega ao leitor?

Com Denise Guilherme, Rosana Mont’alverne, Natalia Vieira, Luciene Cioffi

15h – 20 anos da Lei 10.639/03 (educação antirracista)

Com Juliana Antonia,  Karla Queiroz,  Janaina Siqueira, Pétala Souza e Isa (Afrofuturas)

17h – Orixás, herança africana e literatura

Com Rogerio Athayde, Rodrigo Santos e Rita Guinha

DIA 24

11h –  Gerações pela Amazônia

Com Silvan Galvão e seus filhos Paulo e Kaique

15h – Um pedaço de livro uma letra ou um número

Taty Leite lê Pagu

17h – Sou Pagu indignada no Palanque + Happy Hour

Adriana Pimenta, Cintia Barreto e Mariana Bastos (em parceria com a editora Primavera Editorial)

18h – O amor está no bar, conversas sobre poemas em guardanapos, flertes e sofrências.

Com Paula Gicovate, Camila Perlingeiro e Henrique Rodrigues

DIA 25 

11h – Contos, crônicas e conversas de bar

Com Cidinha da Silva, Marcelo Moutinho e Natalia Borges Polesso

15h – As histórias que as imagens contam

Com Daniel Kondo e Raquel Matsushita (em parceria com a editora Tapioquinha)

17h – Que somos o Brasil no mundo?

Com Jamil Chade e Juliana Monteiro

DIA 26

10h – Conceição Relê Clarice (seguida por sessão de autógrafos do livro Macabéa, Flor de Mulungu)

Com Conceição Evaristo, Luciana Nabuco, Raquel Matsushita e Natasha Felix

Serviço: 

Encruza Literária no Boteco Damião de Paraty

De 22 a 26 de novembro

R. Santa Rita, 229 – Centro Histórico, Paraty – RJ, 23970-000

Quarta às 17h

Quinta, Sexta, Sábado 11h, 13h e 17h

Domingo 10h

https://oficinaraquel.rds.land/encruzas-literarias-na-flip

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via