Encruza, na cosmogonia afro-brasileira, se coloca como lugar da comunicação e das trocas. E entroncamento de caminhos. É isso que Encruza Literária propõe levar para a FLIP 2023: um espaço onde saberes, pessoas e ideias diversas se encontram. Um local que proporcione o cruzamento de conhecimentos através de debates e conversas livres. Esta será a tônica da programação criada pela Editora Oficina Raquel que ocupará o Boteco Damião, no Centro Histórico de Paraty, no Rio de Janeiro, nos dias do evento.
Conversas ao ar livre, gratuitas e com um incrível cardápio de temas e petiscos, serão o ambiente de 11 momentos de bate-papos e trocas de ideias em meio a mesas do bar, de 22 a 26 de novembro, na charmosa esquina da Rua Santa Rita. Será tudo no melhor estilo “Conversa de Botequim”, para Noel Rosa nenhum botar defeito.
“Quando pensamos em montar a Encruza Literária desejamos convidar a literatura para sentar no bar e tomar um ‘biricotico’ conosco. Ao longo dos dias da Flip, estaremos juntos promovendo conversas sobre temas atuais, no melhor lugar para se fazer isso, no boteco!”, revela a editora Raquel Menezes, animada com a programação.
Além das bebidinhas e quitutes, o cardápio de encontros promovidos pela Oficina Raquel traz, entre seus destaques, conversas sobre temáticas como: mulher, cidade e direitos, literatura infantil, ilustração, 20 anos da lei 10.639/03 (educação antirracista), uma mesa especial dedicada a homenageada do evento, Pagu; dentre outros assuntos.
Para Philippe Valentim, que assina a curadoria do espaço com Raquel Menezes, “Construir uma encruza literária dentro da FLIP, significa pensar o Brasil real, profundo, afro diaspórico e rueiro no seu lugar exusíaco, a encruza. A palavra é o cerne da literatura, quando ela encontra uma cerveja gelada e bons interlocutores, não tem como dar errado”.
Por lá passarão nomes como Conceição Evaristo, uma dos maiores nomes da literatura contemporânea, em conversa com o público sobre seu mais recente lançamento Macabéa, Flor de Mulungu (Ed. Oficina Raquel) – ilustrado em que Conceição relê Clarice -, seguido pela primeira sessão de autógrafos do livro. Além dela, também destacamos as presenças da escritora Cidinha da Silva, do babalorixá e escritor Rogério Athayde, do jornalista internacional Jamil Chade, e de Cíntia Barreto, também confirmada na programação da Flipinha.
O objetivo é colocar o livro e a literatura na rua, no bar, na encruza; promovendo uma programação diversa, gratuita e de qualidade. Se a rua é local do encontro, conforme afirmou João do Rio, o bar pode ser também lugar de literatura. A Encruza Literária na FLIP 2023 será o lugar da troca de ideias, de risadas e conversas.
Encruza Literária é uma iniciativa da Editora Oficina Raquel, com patrocínio da Gráfica Forma Certa, parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e com as editoras Nova Fronteira, Tapioquinha, Aletria e Primavera Editorial. A iniciativa faz parte do rol de parceiros oficiais da Flip e agradece ao Boteco Damião pela acolhida.
ENCRUZA LITERÁRIA – PROGRAMAÇÃO
DIA 22
17h- Uma brinde a elas – uma homenagem às mulheres dos livros
Com Talita Facchini, Cinthya Müller, Barbara Kraus
DIA 23:
11h – Como o livro chega ao leitor?
Com Denise Guilherme, Rosana Mont’alverne, Natalia Vieira, Luciene Cioffi
15h – 20 anos da Lei 10.639/03 (educação antirracista)
Com Juliana Antonia, Karla Queiroz, Janaina Siqueira, Pétala Souza e Isa (Afrofuturas)
17h – Orixás, herança africana e literatura
Com Rogerio Athayde, Rodrigo Santos e Rita Guinha
DIA 24
11h – Gerações pela Amazônia
Com Silvan Galvão e seus filhos Paulo e Kaique
15h – Um pedaço de livro uma letra ou um número
Taty Leite lê Pagu
17h – Sou Pagu indignada no Palanque + Happy Hour
Adriana Pimenta, Cintia Barreto e Mariana Bastos (em parceria com a editora Primavera Editorial)
18h – O amor está no bar, conversas sobre poemas em guardanapos, flertes e sofrências.
Com Paula Gicovate, Camila Perlingeiro e Henrique Rodrigues
DIA 25
11h – Contos, crônicas e conversas de bar
Com Cidinha da Silva, Marcelo Moutinho e Natalia Borges Polesso
15h – As histórias que as imagens contam
Com Daniel Kondo e Raquel Matsushita (em parceria com a editora Tapioquinha)
17h – Que somos o Brasil no mundo?
Com Jamil Chade e Juliana Monteiro
DIA 26
10h – Conceição Relê Clarice (seguida por sessão de autógrafos do livro Macabéa, Flor de Mulungu)
Com Conceição Evaristo, Luciana Nabuco, Raquel Matsushita e Natasha Felix
Serviço:
Encruza Literária no Boteco Damião de Paraty
De 22 a 26 de novembro
R. Santa Rita, 229 – Centro Histórico, Paraty – RJ, 23970-000
Quarta às 17h
Quinta, Sexta, Sábado 11h, 13h e 17h
Domingo 10h