Livro de estreia de Françoise Sagan é resgatado pela Editora Bertrand

Escrito aos 18 anos, livro de estreia da ‘enfant terrible’ Françoise Sagan é resgatado com tradução de Ivone Benedetti

por Alyson Fonseca

O livro de estreia da escritora Françoise Sagan, Bom Dia, Tristeza chega às livrarias pela Bertrand Brasil para celebrar 70 anos de sua publicação em 1954. Clássico existencialista que escandalizou a França nos anos 1950 alçou autora à fama internacional e a fez conhecida em círculos que incluíam Sartre, Orson Welles, Truman Capote e Ava Gardner.

Leita também > Coletânea reúne os textos mais relevantes de Roberto Schwarz

Buscando resgatar a atmosfera de escândalo com que Sagan surpreendeu a França em 1954, a editora Bertrand Brasil publica uma nova edição do clássico Bom Dia, Tristeza. Com aura existencialista, o romance mais emblemático da autora é um retrato melancólico das certezas arrogantes da juventude encarnadas na protagonista Cécile.

Uma jovem bon vivant nada chegada às noções convencionais de amor e casamento, Cécile, recém-saída de um colégio interno, vive com o pai viúvo em Paris e compartilha com ele o gosto pela vida de festas, paixões fugazes e descompromisso. Mas o companheirismo até então inabalável da dupla é ameaçado quando Anne, uma amiga de sua falecida mãe, se junta à família nas férias de verão na Riviera Francesa e impõe uma nova dinâmica, que afeta os valores vulgares de Cécile e Raymond. O humor sarcástico de Françoise Sagan narra com maestria as consequências catastróficas que se seguem à intromissão da adolescente que, recusando-se a olhar criticamente para si mesma, experimenta manipular os rumos da vida amorosa do pai.

Pioneira da nouvelle vague, a autora capta em Bom Dia, Tristeza a essência de uma classe burguesa que começa a ganhar consciência da leviandade do seu estilo de vida no período pós-guerra na França. Com um fluxo permanente de consciência das coisas e de seu fim iminente, a preguiçosa e caprichosa Cécile representa as vidas destroçadas de uma geração da elite francesa que se consome na busca insaciável pelo prazer.

 

BOM DIA, TRISTEZA

Françoise Sagan

144 págs. | R$ 54,90

Ed. Bertrand Brasil| Grupo Editorial Record

Para mais informações, clique aqui.

 

 

 

*Conteúdo desenvolvido com informações da assessoria de imprensa. 

 

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Mantenha contato

Não perca a oportunidade de estar sempre conectado ao que importa! Mantenha contato com a gente e receba conteúdos exclusivos, dicas imperdíveis e as últimas novidades. Fique ligado e junte-se a nós para não perder nada!

Get in touch

[contact-form-7 id='564' title='Contact']

Copyright @2024 – Todos os direitos reservados!

Compartilhe
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00