Luto | Ator Matthew Perry morre aos 54 anos

📷 Divulgação

O domingo (29/10) foi marcado por uma lamentável notícia para os fãs da consagrada série Friends. Uma das suas principais estrelas, o ator Matthew Perry, que ganhou o estrelato como Chandler Bing no programa, tornando-se um modelo da capacidade de provocar seus amigos como uma expressão de amor, morreu no sábado (28/10).

Leia também > Flavia Magnani, da série Reis da Record, revela reviravolta de Eglá

A morte foi confirmada pelo capitão Scot Williams, da divisão de roubos e homicídios do Departamento de Polícia de Los Angeles. Ele disse preliminarmente que a causa provavelmente não será determinada por algum tempo, mas não há indicação de crime.

Vários veículos de comunicação relataram, sem comprovação e fonte identificada, que Perry foi encontrado inconsciente em uma banheira de hidromassagem em sua casa em Los Angeles. Ele lutou publicamente contra o consumo de álcool e drogas durante décadas, levando a hospitalizações por uma série de doenças. Segundo o próprio ator, ele passou mais da metade de sua vida em instalações de tratamento e reabilitação.

Friends durou 10 temporadas, de 1994 a 2004. Uma das séries de maior sucesso da TV e com várias indicações aos prêmios Emmy e Globo de Ouro, a produção é uma comédia inteligente e divertida sobre a vida e os sentimentos de um grupo de amigos que mora em Nova York. Chandler era o yuppie do grupo, com um emprego de colarinho branco bem remunerado que seus amigos não entendiam totalmente.

Reunião do elenco de “Friends”. (📷 Divulgação)

O perfil oficial de Friends escreveu:

Estamos devastados ao saber do falecimento de Matthew Perry. Ele foi um verdadeiro presente para todos nós.

A NBC, emissora que transmitiu o seriado por dez anos, também lamentou o falecimento de Perry, que classificaram como prematuro:

Ele trouxe muita alegria para centenas de milhões de pessoas ao redor do mundo com seu timing cômico perfeito e humor irônico. Seu legado viverá por inúmeras gerações.

Maggie Wheeler, que interpretou Janice, a namorada “intermitente” de Chandler, no programa, escreveu:

Que perda. O mundo sentirá sua falta, Matthew Perry. A alegria que você trouxe a tantos em sua vida muito curta continuará viva. Eu me sinto muito abençoada por cada momento criativo que compartilhamos.

Selma Blair, que também apareceu em Friends, chamou Perry de seu “namorado mais velho” em seu perfil nas redes sociais.

Todos nós amávamos Matthew Perry, e eu especialmente. Diariamente. Eu o amava incondicionalmente. E ele eu. E estou quebrada. Coração partido. Bons sonhos, Matty.

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, que foi colega de Perry em uma escola de Ottawa, também lamentou a morte do ator:

O falecimento de Matthew Perry é chocante e triste. Nunca esquecerei as brincadeiras que costumávamos jogar no pátio da escola e sei que as pessoas ao redor do mundo nunca esquecerão a alegria que ele as proporcionou. Obrigado por todas as risadas, Matthew. Você foi amado – e sua falta será sentida.

A Warner Bros. Television Group ressaltou em comunicado que “estamos arrasados ​​com o falecimento do nosso querido amigo Matthew Perry. Matthew era um ator incrivelmente talentoso e uma parte inapagável da família Warner Bros. Television Group”.

O impacto de seu gênio cômico foi sentido em todo o mundo, e seu legado viverá no coração de muitas pessoas. Este é um dia de partir o coração e enviamos nosso amor à sua família, aos seus entes queridos e a todos os seus fãs devotos, adicionou na nota.

A produtora e atriz Octavia Spencer afirmou que está “extremamente triste” e que “seu presente para o mundo será lembrado para sempre. Enviando lembranças para a família, amigos, co-estrelas e milhões de fãs de Matthew ao redor do mundo”.

Um fato muito curioso chama a atenção para o caso, é que Matthew Perry morreu no mesmo dia em que Julia Roberts completou 56 anos. Ambos tiveram um breve relacionamento, já que começaram a flertar depois que ele a convidou para participar de um episódio de Friends, em que Julia foi par romântico do icônico Chandler.

Perry, assim como seus colegas de elenco, acabou ganhando US$ 1 milhão por episódio. Ele era rico, famoso e talentoso. Mas nos bastidores de do programa televisivo, o abuso de substâncias já era um grande problema.

Em seu livro de memórias publicado em 2022, denominado em inglês de Friends, Lovers and the Big Terrible Thing, o ator se lembrou de Jennifer Aniston, que estrelou o programa como Rachel Green, chegando um dia ao seu trailer e dizendo, segundo o livro, de uma forma meio estranha, mas amorosa:  ”Que estava claro que ele estava bebendo demais. Podemos sentir o cheiro”, acrescentou ela. “O plural ‘nós‘”, escreveu ele sobre aquele momento, “me atinge como uma marreta”. Todo o elenco o confrontou em determinado momento em seu camarim.

Em 1997, um acidente de jet ski o ajudou a desencadear no vício em analgésicos. Um ano e meio depois, ele tomava 55 comprimidos por dia. Ele se internou em uma clínica de reabilitação pesando pouco mais de 58 kg. “É claro que ‘Matthew Perry está em reabilitação’ se tornou uma grande notícia”, escreveu ele.

Segundo o jornal The New York Times, nos anos seguintes, seu vício levaria a uma “odisseia médica”, escreveu o periódico em seu site no ano passado, incluindo uma explosão de cólon, um período de suporte vital, duas semanas em coma, nove meses com uma colostomia e mais de uma dúzia de cirurgias estomacais, entre outras dificuldades.

Matthew Langford Perry nasceu em 19 de agosto de 1969, em Williamstown, Massachusetts. Sua mãe, Suzanne (Langford) Perry, trabalhou como secretária de imprensa do primeiro-ministro canadense Pierre Trudeau, pai do seu colega escolar Justin Trudeau (atualmente primeiro-ministro daquele país). Seu pai, John Bennett Perry, também era um ator.

Seus pais se divorciaram quando ele ainda era um bebê e Matty cresceu principalmente com sua mãe e seu padrasto, Keith Morrison, em Ottawa. Ele foi um dos tenistas juniores mais bem classificados do Canadá.

Aos 15 anos, foi morar com o pai em Los Angeles, na esperança de dedicar mais tempo ao tênis e deixar para trás a infelicidade que sentia por seu lugar na segunda família de sua mãe. Anos depois, em Los Angeles, Matthew decidiu o que havia descoberto o que o faria feliz.

A fama mudaria tudo e eu ansiava por ela mais do que qualquer outra pessoa na face do planeta”, escreveu em suas memórias. “Eu precisava disso. Era a única coisa que me consertaria. Eu tinha certeza disso.”

Em 1988, ainda adolescente, estreou no cinema, estrelando ao lado de River Phoenix em Uma Noite na Vida de Jimmy Reardon. Ele apareceu em vários seriados. Ficou claro que ele era um ator promissor – mas permaneceu assim por vários anos. Um dia, quando tinha 24 anos, sozinho em seu pequeno apartamento em Los Angeles, ele se ajoelhou e rezou para se tornar famoso, não importando o que mais acontecesse com ele no processo. Três semanas depois, ele foi escalado para Friends.

Algumas horas atrás, seus familiares se manifestaram oficialmente, através de comunicado para a revista People, sobre a morte do ator:

Estamos de coração partido com a perda trágina de nosso amado filho e irmão. Matthew trouxe uma alegria para o mundo, como ator e como amigo. Vocês todos significam muito para ele e nós aprecisamos essa tremenda demonstração de amor.

Mathew Perry deixou os pais Suzanne Morrison e John Bennett Perry, cinco irmãos e, com toda a certeza, muitas saudades em uma legião gigante de fãs pelo mundo.