Livro de estreia de Françoise Sagan é resgatado pela Editora Bertrand

Escrito aos 18 anos, livro de estreia da ‘enfant terrible’ Françoise Sagan é resgatado com tradução de Ivone Benedetti

por Alyson Fonseca

O livro de estreia da escritora Françoise Sagan, Bom Dia, Tristeza chega às livrarias pela Bertrand Brasil para celebrar 70 anos de sua publicação em 1954. Clássico existencialista que escandalizou a França nos anos 1950 alçou autora à fama internacional e a fez conhecida em círculos que incluíam Sartre, Orson Welles, Truman Capote e Ava Gardner.

Leita também > Coletânea reúne os textos mais relevantes de Roberto Schwarz

Buscando resgatar a atmosfera de escândalo com que Sagan surpreendeu a França em 1954, a editora Bertrand Brasil publica uma nova edição do clássico Bom Dia, Tristeza. Com aura existencialista, o romance mais emblemático da autora é um retrato melancólico das certezas arrogantes da juventude encarnadas na protagonista Cécile.

Uma jovem bon vivant nada chegada às noções convencionais de amor e casamento, Cécile, recém-saída de um colégio interno, vive com o pai viúvo em Paris e compartilha com ele o gosto pela vida de festas, paixões fugazes e descompromisso. Mas o companheirismo até então inabalável da dupla é ameaçado quando Anne, uma amiga de sua falecida mãe, se junta à família nas férias de verão na Riviera Francesa e impõe uma nova dinâmica, que afeta os valores vulgares de Cécile e Raymond. O humor sarcástico de Françoise Sagan narra com maestria as consequências catastróficas que se seguem à intromissão da adolescente que, recusando-se a olhar criticamente para si mesma, experimenta manipular os rumos da vida amorosa do pai.

Pioneira da nouvelle vague, a autora capta em Bom Dia, Tristeza a essência de uma classe burguesa que começa a ganhar consciência da leviandade do seu estilo de vida no período pós-guerra na França. Com um fluxo permanente de consciência das coisas e de seu fim iminente, a preguiçosa e caprichosa Cécile representa as vidas destroçadas de uma geração da elite francesa que se consome na busca insaciável pelo prazer.

 

BOM DIA, TRISTEZA

Françoise Sagan

144 págs. | R$ 54,90

Ed. Bertrand Brasil| Grupo Editorial Record

Para mais informações, clique aqui.

 

 

 

*Conteúdo desenvolvido com informações da assessoria de imprensa. 

 

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via