A Editora NAU lança, no dia 3 de dezembro (quarta-feira), às 19h, na Livraria da Travessa de Ipanema, o livro KLEIMAN — 55 anos de trajetória, uma edição bilíngue de fôlego que celebra a extensa produção de Mauro Kleiman, artista que atravessa mais de cinco décadas de pesquisa no campo das artes visuais. Organizado por Sônia Salcedo Del Castillo e Rafael Fortes Peixoto — dois nomes de referência no circuito da arte brasileira —, o volume apresenta um panorama abrangente da obra do artista, reunindo mais de 300 imagens, textos críticos inéditos, fortuna crítica, documentação de exposições, registros de performances e de obras realizadas em diversos suportes, processos e reflexões que ajudam a compreender a singularidade de seu percurso.
Com 280 páginas em capa dura, impressão de excelência e um projeto gráfico que equilibra rigor histórico e potência visual, o livro oferece ao leitor uma experiência simultaneamente documental, crítica e estética. Além do ensaio dos organizadores, a obra traz textos de Bruna Levi com o próprio artista, compondo um contexto crítico que ilumina não apenas a evolução de sua linguagem, mas também o contexto artístico, político e cultural que moldou sua produção desde os anos 1970. O resultado é , segundo Sônia Salcedo , um trabalho vocacionado a ser referência para contribuir na construção da história da arte recente, uma obra básica para pesquisadores, curadores, instituições, colecionadores e todos os interessados em compreender um capítulo fundamental da arte contemporânea brasileira.
Para Sônia Salcedo Del Castillo e Rafael Fortes Peixoto, “a obra de Mauro Kleiman, à qual se dedica esta publicação, é exemplar para a história da arte brasileira mais recente”. Os organizadores destacam que sua produção se desenvolve em um campo híbrido, “um misto de ser ‘pintura quase desenho quase escultura quase pintura quase…”, definindo um fazer artístico que opera na fronteira entre materiais, suportes e gestos. Outro eixo fundamental de sua trajetória, registrado no livro, é o caráter processual: “toda obra ou evento como parte de uma estrutura aberta, não acabada”, afirmam, reforçando a dimensão experimental que marca a pesquisa de Kleiman.
O lançamento do livro contará com uma programação especial. Haverá um bate-papo entre Mauro Kleiman, o curador e organizador Rafael Fortes Peixoto e a historiadora de arte Bruna Levi, além de um representante da Editora NAU. Em seguida, o artista realizará uma performance remontando obras históricas revisitadas no livro. Entre elas, o estandarte deambulatório — peça desmontável armada na própria livraria, com uma volta conduzida pelo artista e outra aberta ao público — e o “sanfonão”, estrutura manipulada por duas pessoas segurando as extremidades, revelando seus planos pictóricos feitos em sacos plásticos brancos. Ambos os trabalhos estão documentados no livro, com destaque para a célebre imagem “foto-rastro”.
A escolha da Travessa de Ipanema como local do lançamento retoma a relação histórica entre Kleiman e a livraria: ali, em seu embrião — a Livraria Muro —, o artista lançou, em 1977, a obra Jornal Escrita, instalando painéis de plástico sobre as mesas, em ação incentivada por Rui Campos, fundador da Travessa. A performance de 2025 reinscreve essa memória, articulando passado e presente de sua pesquisa experimental.
Durante o lançamento, quem adquirir o livro levará para casa uma reprodução de obra de Mauro Kleiman. A edição bilíngue (português/inglês) reforça o caráter internacional da publicação, que se coloca como marco documental e crítico da arte brasileira contemporânea.
Com narrativa sólida, imagens impactantes, reflexão crítica consistente e um lançamento que articula debate, performance e memória histórica, KLEIMAN — 55 anos de trajetória se apresenta como uma pauta de grande relevância para as artes visuais, a literatura e o mercado editorial — além de interessar profundamente a todos que admiram arte.
SERVIÇO
Livro: KLEIMAN — 55 anos de trajetória
- Lançamento: 3 de dezembro (quarta-feira)
- Horário: 19h
- Local: Livraria da Travessa – Ipanema
- Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 572 – Ipanema, Rio de Janeiro
Programação:
– Bate-papo com Mauro Kleiman, Rafael Fortes Peixoto e Bruna Levi
– Performance do artista
– Quem adquirir o livro no evento ganha uma reprodução de obra
Editora: NAU
Organizadores: Sônia Salcedo Del Castillo e Rafael Fortes Peixoto
Formato: Capa dura, 280 páginas
Imagens: mais de 300 (cores e PB)
Edição: bilíngue (português/inglês)
Impressão: IPSIS
