MEC realiza Seminário Internacional Autismo e Educação Inclusiva

Seminário Internacional: Autismo e Educação Inclusiva

A Autistas Brasil – Associação Nacional Para Inclusão das Pessoas Autistas, em parceria com o Projeto de Neurodiversidade de Stanford, fará parte da mesa de palestrantes do Seminário Internacional: Autismo e Educação Inclusiva, que será realizado de 10 a 12 de setembro, em Brasília.

O evento, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), com apoio da Autistas Brasil, tem como objetivo compartilhar estudos que evidenciam a eficácia dos modelos educacionais inclusivos para estudantes autistas, em consonância com a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, com a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, promulgada pelo Decreto 6.949/2009 e com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146/2015.

O seminário contará com a presença de autoridades, pesquisadores, profissionais da educação, estudantes, gestores, movimentos sociais, famílias, e especialistas dos Estados Unidos, Alemanha, Argentina e brasileiros, que colaborarão para a construção e consolidação de soluções educativas inclusivas, que assegurem acesso, permanência, aprendizagem e plena participação dos estudantes autistas nas escolas comuns.

Dentre os palestrantes, estarão o Presidente da Autistas Brasil, Guilherme de Almeida e o professor Lawrence Fung, presidente do Projeto de Neurodiversidade da Universidade de Stanford. Guilherme, que também é autista, é professor e pesquisador da Unicamp e o único membro brasileiro do projeto-irmão que é realizado na universidade norte-americana.

Dr. Lawrence Fung é professor associado de Psiquiatria e Ciências Comportamentais na Universidade de Stanford e lidera pesquisas avançadas no campo do autismo e neurodiversidade, explorando as bases neurais das funções cognitivas e sociocomunicativas por meio de neuroimagem e tecnologias bioanalíticas. Dr. Fung desenvolve intervenções inovadoras que maximizam o potencial e a produtividade de indivíduos neurodiversos, aplicando sua pesquisa em ambientes clínicos, educacionais e de trabalho.

 

“Este é o mais importante evento já realizado pelo Governo Federal no sentido de atender às demandas das pessoas autistas e das famílias e uma excelente oportunidade para pensarmos juntos na pauta da inclusão na escola regular. A presença do nosso parceiro Dr. Lawrence Fung, vem apresentar nosso trabalho conjunto com esse projeto-irmão, que atua  em permanente troca de inovações e conhecimento, compartilhando do modelo de desenvolvimento de políticas públicas e uma abordagem de pesquisa participativa baseada na comunidade” – diz Guilherme de Almeida.

O evento será presencial com transmissão pelo canal no YouTube do Ministério da Educação (MEC).

  • 450 vagas
  • Público (autistas e não autistas): educadores, estudantes, professores, gestores escolares pesquisadores, personalidades, movimentos sociais

Para ver a programação, acesse o link abaixo:

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/eventos/seminario-internacional-autismo-educacao-inclusiva