Musical ‘Caetanas’ fala de amor e traz luta por terras em vilarejo

Espetáculo cearense conta com canções de Caetano Veloso

por Redação

O protagonismo feminino e o amor vão subir aos palcos com as “Caetanas”. Isso porque, a vida de quatro mulheres que moram em um vilarejo cearense ameaçado pela especulação imobiliária será contada, pela primeira vez, a partir do dia 25 de outubro, às 19h, no Teatro Nelson Rodrigues (CAIXA Cultural), no Centro do Rio. 

Escrita pelos diretores André Ximenes e Ariza Torquato, o musical é feito com canções de Caetano Veloso e traz a vida de Luzia, uma mulher negra que, aos 60 anos, redescobre o amor e, ao mesmo tempo, precisa lidar com as disputas territoriais. Ao longo da apresentação, o público vai poder ouvir clássicos como “Tigresa” e “Não Identificado”, além de ritmos da cultura popular cearense, como o Coco e o Maracatu. 

“O musical traz como eixo principal o amor em diversas formas, mas também traz uma história de heroísmo, de luta pela terra, protagonizada por mulheres. Acho que cada vez mais isso precisa fazer parte do imaginário coletivo do Brasil e isso acontece bastante na vida real, são histórias que se repetem, de mulheres que protagonizam as lutas pelas terras, lideram movimentos sociais e em tantos outros lugares, além de ser algo presente também no Ceará.”, afirma o diretor André Ximenes.

Para Ariza, o musical também é uma forma de representar o nordeste para outros lugares do país sem ser estereotipado. “É importante apresentar o que a gente tem de bonito, mas mostrar também o Coco, o Maracatu, que fazem parte da cultura popular cearense e junto de Caetano Veloso, que também é nordestino. E queremos mostrar essa mistura de nordeste não estereotipada em outros aspectos da peça, como no figurino, na palha, no crochê. A gente foge do óbvio e cria um universo possível, que é nosso, mas pode ser de qualquer pessoa que assiste, que se identifica na história”, explica a diretora.

“Caetanas” é um projeto que estreou em Fortaleza e, após ser selecionado no Edital de Ocupação da Caixa Cultural, vai fazer apresentações nas unidades da Caixa Cultural no Rio de Janeiro, em Brasília, Recife e Fortaleza.

Diretores

André Ximenes 

Nascido e criado em Fortaleza, André Ximenes iniciou sua carreira em 2009, tecendo caminhos entre cinema, teatro, dança e música. Ator por formação e artista múltiplo por vivência, já participou de trabalhos na Globo, Canal Futura, Canal Brasil, Cine Brasil TV e em 2023 estreia numa nova série na Disney +.

Ariza Torquato 

Atriz, criadora e artista visual, a cearense Ariza Torquato é comunicóloga e artista por formação. Seus principais trabalhos e pesquisas permeiam as áreas de teatro, cinema e performance. Protagonizou a série Meninas do Benfica, produção disponível na Globoplay.

SERVIÇO

25 a 29 de outubro 

Dias: Quarta-feira a sábado, às 19h e domingo, às 18h.

Sessão especial dia 25 de outubro às 19h para ONGs, instituições e convidados da Caixa, com um bate-papo ao final da apresentação.

Sessões abertas ao público em geral: 26, 27, 28 e 29. 

Ingressos inteira: R$ 40,00 (Plateia) e R$ 30,00 (Balcão)

Sessão com intérprete de libras: dia 28.

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro Nelson Rodrigues 

Endereço:Avenida Chile nº 230 Rio de Janeiro/RJ 

 

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via