Início » “Meu Amigãozão – o Filme” leva aos cinemas temas que ajudam crianças a lidar com suas emoções

“Meu Amigãozão – o Filme” leva aos cinemas temas que ajudam crianças a lidar com suas emoções

Longa-metragem aborda com empatia o universo do público infantil; distribuição é da O2 Play em parceria com a RioFilme

por Redação

Meu Amigãozão - o FilmeDirigido por Andrés Lieban, “Meu Amigãozão – O Filme”, baseado em uma das séries mais assistidas da televisão paga e que chega exclusivamente nos cinemas no dia 12 de maio, explora mais uma vez o mundo da imaginação das crianças, com personagens que desenvolvem as suas próprias ferramentas para se relacionarem cada vez mais e melhor com seus amigos. Veja o trailer aqui

Na história acompanhamos Yuri, Lili, Matt e seus amigos em uma viagem para uma colônia de férias. Neste novo local, eles conhecem Duvi Dudum, uma criatura divertida que aos poucos revela interesses secretos: separar a turma de seus Amigãozões. Eles precisam se unir para resgatar Golias, Nessa e Bongo antes que seja tarde demais (leia mais abaixo).

“‘Meu AmigãoZão’ é uma animação leve e divertida, mas não ignora que crianças na idade pré-escolar também passam por situações tensas que nem sempre estão preparadas para resolver, especialmente no que diz respeito a interagir com amigos ou colegas. As nossas histórias abordam essas dificuldades de forma orgânica, através da dramaturgia e da fantasia, procurando dar ferramentas para que a criança se reconheça em algumas situações e, através da empatia, entre em contato e reconheça seus próprios sentimentos, ajudando a desenvolver suas habilidades sociais”, explica Lieban sobre como o longa-metragem pode ajudar o público infantil a desenvolver os seus sentimentos.

Com roteiro de Cláudia Breitman, cocriadora da série e do canadense Clive Endersby, com consultoria do Laboratório Sesc Rio de Roteiros para Cinema, redator final da série, o filme é uma representação de como os medos e inseguranças podem ser enfrentados e mostra a amizade como um pilar principal neste processo.

Para a criação dos personagens, a equipe fez uma extensa pesquisa em literatura especializada, além de consultar pedagogos e psicólogos para entender como educadores são orientados a abordar o tema de amigos imaginários para usar alegorias de forma construtiva.

“A primeira decisão tomada foi estabelecer o público alvo da série, de 4 a 6 anos, e logo depois entender quais são os principais conflitos e estresses do cotidiano dessa faixa etária, por quais grandes transformações estão passando. No fundo, os Amigãozões são manifestações não conscientes das próprias crianças, vozes que elas precisam ouvir, respeitar e acolher para se conhecerem melhor e crescer”, aponta Lieban.

Outra preocupação da equipe foi mostrar o vilão Duvi Dudum para as crianças sem torná-lo em um exemplo a ser seguido, principalmente para um público que ainda tem pouco ou nenhum controle sobre a própria rotina, ainda está construindo seus valores e seu código ético o seu senso do que é certo ou errado.

“Vilões são sempre personagens magníficos porque não têm limites e por isso muitas vezes se tornam as referências mais atraentes então sabíamos que precisaríamos ter muito cuidado ao apresentar e conduzir as motivações e a trajetória desse antagonista, para que elas não se transformassem no exemplo”, finaliza o diretor.

Com distribuição da O2 Play em parceria com a RioFilme e produzido pela 2DLAB, “Meu Amigãozão- O Filme” terá pré-estreias a partir do dia 28 de abril em salas selecionadas.

Sinopse
Yuri, Lili e Matt estão apavorados: seus pais vão mandá-los para uma colônia de férias cheia de crianças desconhecidas. Unem-se, então, a seus Amigãozões, Golias, Nessa e Bongo e, juntos, fogem para um mundo de fantasia, repleto de ambientes e criaturas incríveis. Todos se divertem até que conhecem Duvi Dudum, uma criatura divertida que aos poucos revela seu verdadeiro interesse: separar a turma de seus Amigãozões. Agora, nossos pequenos heróis vão precisar enfrentar todos os seus medos para resgatar Golias, Nessa e Bongo das garras de Duvi Dudum, com a ajuda de novos amigos que fizeram nessa aventura.

Serviço

“Meu AmigãoZão – O Filme” – direção de Andrés Lieban
Pré-estreias a partir de 28 de abril em salas selecionadas.
Estreia nos cinemas de todo o Brasil no dia 12 de maio.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Não estou interessado em compartilhar. Clique aqui para voltar para o conteúdo!
This window will automatically close in 10 seconds
Share via