“Nem louca, nem coitadinha, nem tão corajosa assim” – livro fala sobre viajar sozinha e outras questões femininas

“Nem louca, nem coitadinha, nem tão corajosa assim” (Literatura em Cena, 2024), da jornalista e escritora Mariana Bueno, criadora do blog Mariana Viaja (marianaviaja.com / redes sociais @marianaviaja), é um livro de crônicas sobre viajar sozinha e outras questões do universo feminino.

O título escolhido aponta alguns rótulos que insistem em colocar não só em quem viaja sozinha, mas em muitas outras situações, quando as decisões fogem do que socialmente ainda hoje é esperado de uma mulher.

No decorrer dos textos são abordados pontos como medo, solidão, amizades, inseguranças, desejos, dores, delícias e desafios de ser mulher, com reflexões e questionamentos sobre papéis de gênero, indo muito além das viagens. 

Há também textos sobre alguns destinos para os quais a autora foi sozinha, situações cotidianas e dicas práticas para quem quer viajar assim, com a experiência adquirida ao longo de mais de 10 anos, desde que fez uma viagem solo pela primeira vez, em 2013.

 “Sei que muita coisa mudou desde então, mas ainda vivemos em uma sociedade pautada na misoginia, em um mundo que julga e tenta limitar as mulheres o tempo todo. E o livro propõe pensar sobre tudo isso”, diz.

Sobre a autora:

Jornalista de formação, escritora por paixão e questionadora por não saber, ainda, como viver de outro modo, a autora compartilha suas crônicas e dicas de muitos cantos do Brasil e do mundo no blog Mariana Viaja (marianaviaja.com), mostrando que viajar é muito mais que só conhecer novos destinos – é um conceito amplo que abrange principalmente a forma de olhar para si mesma, de olhar o outro e de olhar o mundo, seja em um lugar do lado de lá do oceano ou na esquina de casa. É mineira, moradora do litoral norte de SP, capricorniana, cruzeirense e feminista.

Na agenda de lançamento, esteve na Bienal de Salvador e estará também na Feira do Livro de São Paulo, Bienal de São Paulo, Flip em Paraty e em outros eventos literários.

Valor do livro: R$ 50,00

Mais informações e vendas: email contato@marianaviaja.com ou instagram @marianaviaja