Imagine se contos de fada, histórias que ouvimos desde crianças, trouxessem identificação com o sotaque, a cultura e o modo de vida de cada pessoa que ouvisse. Imaginou?
É exatamente esta a inspiração do projeto “No Brasil é Mais Legal”, que realiza 3 espetáculos teatrais infantis – Cinderela de Cordel, Goiabada com Queijo e João e Maria, Uma Aventura Diferente. Quatro apresentações de cada peça em 3 municípios de São Paulo: Osasco, Diadema e Embu das Artes, em teatros públicos e espaços culturais, com entrada gratuita.
Fechando o ciclo de 2024, em novembro o projeto traz João e Maria, uma Aventura Diferente uma releitura de um famoso conto dos Irmãos Grimm, o espetáculo traz João e Maria para uma realidade atual, onde é necessário falar sobre preservação da natureza e seus benefícios. A peça será apresentada no Teatro do Conservatório Villa Lobos, FITO, em Osasco e no Teatro Solano Trindade em Embu das Artes.
Os textos dos clássicos adaptados para a cultura brasileira são de autoria de Roberto Gotts, ator, diretor de teatro e dramaturgo com textos publicados e adaptações para o cinema registrados na SBAT, Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Com 40 anos de carreira, Gotts cederá os direitos autorais das obras para a realização do projeto e cabe a ele a direção do elenco.
A trilha dos espetáculos contará com a presença ao vivo do Maestro Ederlei Lirussi. Músico trompetista, arranjador, entusiasta do cancioneiro brasileiro e pesquisador musical. Lirussi, que trabalhou com Sidney Magal, Grag Queen, Maria Alcina, Gloria Groove, Altemar Dutra Junior, entre outros, rege uma pequena orquestra que vai dar o tom dos espetáculos, interagindo com os atores.
Além de oferecer releituras de clássicos do teatro mundial abrasileirados para crianças, o projeto ergue a bandeira da acessibilidade, identificando as diferentes necessidades de acessibilidade de cada teatro, a fim de acolher pessoas com deficiência física, visual, auditiva, cognitiva ou outras necessidades específicas. Para isso os espaços oferecem rampas de acesso, banheiros acessíveis e sessões com sinalização em Braille. Além disso, a produção do projeto, elenco e músicos participaram de treinamento sobre acessibilidade atitudinal com @claytonbrasil e a temporada oferece sempre duas apresentações com interpretação em libras executada por @le_tiery.
Como parte da inclusão, além da estrutura física oferecida, cada espetáculo finaliza com a doação de três cadeiras de rodas para os teatros. “Pensamos o espetáculo para todos os públicos. Pensar ações de inclusão é necessário para evoluirmos como sociedade e classe artística. Arte é para todos!”, resume Siva Nunes, coordenador geral do projeto.
PROGRAMAÇÃO DE NOVEMBRO
JOÃO E MARIA, UMA AVENTURA DIFERENTE
10 de novembro – 15hs
- Teatro do Conservatório Villa Lobos – FITO
- Rua Camélia, 26 – Osasco (SP)
- Capacidade: 321 assentos
- Entrada Gratuita com reserva liberada a partir de 05/11 pelo Sympla
13 e 14 de novembro – 11hs e 15hs
- Teatro Solano Trindade Embu das Artes
- Av. São Paulo, 176 – Jardim Silvia,
- Embu das Artes – SP
- Entrada Gratuita – Reservas por [email protected]
Dia 13 – Com intérprete em libras nas duas sessões
Sinopse
Inspirado na clássica história dos irmãos Grimm, o espetáculo traz João e Maria para uma realidade atual, a preservação da natureza e seus benefícios. Ambientado no cenário regional brasileiro, o espetáculo pretende conscientizar a criança sobre a importância do verde para o equilíbrio climático, assim preparando uma nova geração mais responsável que possa cuidar melhor do nosso planeta.
Dois irmãos adolescentes, nascidos e criados em São Paulo, vão passar as férias na casa do tio em Mato Grosso. Lá, ouvem várias histórias do seu tio. Mas, o que os intriga é o que se conta sobre a mata escura e um terrível bruxo destruidor da floresta. Incrédulos, os dois partem para uma grande aventura e acabam descobrindo muito mais sobre a fauna e a flora. Conhecem Turíbio, um pássaro em extinção que descreve a tristeza de viver num lugar sem verde. João e Maria, uma Aventura Diferente é um convite a ações ambientais de preservação, mas também um grande divertimento para todas as idades.
Apoio: Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria de Cultura, Economia e Industria Criativa, O Governo Federal, Ministério da Cultura, Lei Paulo Gustavo.
Elenco: Alessandro Hypolito, Diego Gonçalves, Luiz Fernando Albuquerque, Sâmya Peruchi, Thiago Carreira, Tony Germano e Vinícius Silvestre.
Texto e direção: Roberto Gotts.
Siga o projeto no instagram!