A ONG Nóiz, da Cidade de Deus, zona oeste do Rio de Janeiro, que desenvolve inúmeros projetos voltados para crianças e adolescentes da comunidade, pediu ao grafiteiro Leandro MC Comb, para criar uma arte indicativa no telhado de sua sede, com medo das operações policiais na região.
“O objetivo é chamar a atenção para maior cuidado com as operações policiais, mostrando que ali circulam crianças. Já tivemos um caso, fomos alvejados no nosso telhado e na caixa d´água. Ficamos muito preocupados com a circulação nesses momentos”, explica André Melo, presidente da ONG Nóiz.
Tudo isso foi feito por conta do medo constante que os helicópteros da polícia causam a todos da comunidade. Muita gente já teve telhados e caixas d’água perfurados por balas durante operações policiais na região, revela André.
A preocupação da equipe da ONG é porque o local é frequentado por muitas crianças, que fazem aulas de ballet, teatro, esportes e reforço escolar. As atividades são realizadas de segunda a sábado.
Temos um protocolo, se as crianças estiverem na ONG, vamos todos para uma sala onde existem várias paredes, e ficamos ali até tudo se acalmar. Infelizmente é uma violência pela qual elas já estão habituadas, e isso não pode ser considerado normal”, completa André.
Dependendo do tipo de operação policial que tem na comunidade, eles orientam as pessoas a não saírem de casa. Quando é uma ação de confronto direto, eles cancelam todas as atividades e fazem comunicados no grupo de pais no Whatsapp.
Além disso, eles mantêm dois psicólogos sempre de plantão para atender a todos da ONG, principalmente as crianças que lá são atendidas.
A arte foi criada por Leandro MC Comb, um grafiteiro da região, que fez uma alusão a duas crianças cheias de sonhos e com muita vontade de estudar. Através de seu desenho, dá para perceber a esperança transbordando ao olhar para frente e ver um futuro melhor do que elas têm hoje.
O representante da ONG escolheu a mensagem: ‘Nossos Sonhos Merecem Viver!’. Com isso, a arte, além de proteger o local, faz referência ao futuro de diversas crianças que vivem na comunidade e querem conquistar uma oportunidade no futuro.